Buscar

TEXTO- O papel do Arquiteto

Prévia do material em texto

O papel do Arquiteto
Arquitetura é a arte ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. É resultado de ciências exatas para servir e preencher expectativas.
Quando entrei na faculdade sabia com muita certeza o que queria. Imaginava que com o tempo poderia ver minhas obras sendo usadas por famílias, acolhendo e sendo palco de realizações, afinal eu iria trabalhar com o desejo maior de todos: O grande sonho de ter uma casa.
Ao mesmo tempo que isto me empolgava e me jogava pra frente, me preocupava  porque eu teria a responsabilidade de tornar reais as ansiedades, esperanças e devaneios daqueles que me escolhessem para ajudá-los em segurança.
Assim que comecei pude sentir que realmente eu precisava entender e comungar os desejos. Precisava ser compreensiva e coerente com os meus princípios para passar tranqüilidade e confiança.
Deveria ouvir e sentir as necessidades para aplicá-las nos projetos de modo que meus conhecimentos empatassem com as idéias dos meus clientes.
Entender desejos não expressos claramente e saber explicar que algumas idéias pré concebidas não poderiam ser colocadas em prática por diversas razões exige bastante jogo de cintura.
Algumas escolhas poderão ser mensuradas e apreciadas pelo cliente depois da obra pronta com o tempo e o com o uso.
Acredito que os espaços podem transformar a dinâmica do dia a dia, podem promover o bem estar e a convivência harmoniosa entre as pessoas e podem melhorar a qualidade de vida. Nisso é que reside a maior importância do trabalho do arquiteto.
Portanto, deixo agora um recado para os não arquitetos: quando forem embarcar na aventura de construir ou reformar sua casa, não deixem de buscar orientação profissional.
O bom planejamento vai ajudá-lo a economizar, a acertar tanto na divisão e na funcionalidade dos espaços, como na escolha de materiais e acabamentos adequados, e principalmente dar uma garantia muito maior de satisfação com o resultado. Afinal de contas ninguém quer ficar frustrado depois de tanto investimento.
Procure um profissional com quem tenha liberdade para expor suas idéias, mas que também tenha vontade de ouvir o que ele tem para passar.
“O papel do arquiteto na sociedade é agir como intérprete dos seus movimentos. Escutando as suas tendências, mutações históricas, culturais, sociais e ambientais. A sua missão é transcrevê-las para uma linguagem poética”.
Jean Nouvel, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker 2008
“A arquitetura não tem importância. A vida que é importante”.
Oscar Niemeyer

Outros materiais