Buscar

DP Teoria Geral do Processo (Questões) - FMU.

Prévia do material em texto

Semana 1
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
A autotutela é admitida pelo ordenamento jurídico brasileiro? Explique e exemplifique.
Resposta: A autotutela, no Brasil, é definida como crime quando praticada pelo particular (artigo 345, do CP) ou mesmo quando praticada por autoridade pública (artigo 350 do CP). Permite-se, excepcionalmente, autotutela diante da:
  Impossibilidade da presença do Estado-Juiz sempre que um direito está sendo violado ou está para ser violado; e,
  Ausência de confiança de cada um no altruísmo alheio, inspirador de uma possível autocomposição.
Exemplo: legítima-defesa
Quais as formas de autocomposição?
Resposta:
 Desistência: Renúncia à pretensão;
        Submissão: Renúncia à resistência oferecida à pretensão do outro; e,
        Transação: Concessões recíprocas
Quais as características do período arcaico?
Resposta: Período Arcaico (Arbitragem Facultativa)
  Os cidadãos em conflito se dirigiam ao pretor comprometendo-se a aceitar o que viesse a ser decidido;
       Havia a escolha de um árbitro (pelos conflitantes), que recebia do pretor o encargo de decidir a causa;
    O pretor tinha o compromisso de fazer com que a decisão do árbitro se efetivasse.
Cite as fases metodológicas fundamentais observadas na história do direito processual e explique a fase instrumentalista.
Resposta: Fase Autonomista (também denominada “Conceitual”) e Fase Instrumentalista
Fase Instrumentalista: Estabelece que o processo deve ser estudado levando-se em conta os seus resultados práticos, a população destinatária do serviço público, que é a atividade jurisdicional. No curso desta fase, notam-se três ondas renovatórias: 1. Melhoria da assistência judiciária aos necessitados; 2. Proteção dos interesses supra-individuais (notadamente, direito do consumidor e direito ambiental); São os denominados interesses difusos e coletivos; 3. Estudo do modo de ser do processo, incentivando a conciliação, simplificação do processo e acesso da justiça a todos.
Explique as características da Teoria Unitária do Ordenamento Jurídico e da Teoria Dualista do Ordenamento Jurídico.
Resposta:   Teoria Dualista do Ordenamento jurídico
O ordenamento jurídico divide-se em direito material e direito processual.
O Direito Material dita as regras abstratas e estas se concretizam no momento que o fato ocorre.
O processo objetiva apenas a realização prática da norma, não cria normas concretas.
 Teoria Unitária do Ordenamento Jurídico
A distinção entre direito material e direito processual não é nítida, pois o direito processual cria normas quando a legislação é omissa, completando desta forma, o ordenamento jurídico, para que este não contenha lacunas.
Semana 2
 
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Quanto a eficácia da lei processual no tempo, explique o sistema do isolamento dos atos processuais.
Resposta: a lei processual nova não atinge os atos processuais já praticados e seus efeitos, mas atinge os atos processuais que serão praticados.
O que são as fontes abstratas e as fontes concretas da norma processual?
Resposta: As fontes abstratas são os meios de expressão e produção da norma jurídica: a lei, os usos e costumes, o negócio jurídico e para alguns a jurisprudência.
As fontes concretas são normas processuais que hoje encontramos no ordenamento jurídico.
Explique o método de interpretação da lei processual denominado comparativo.
Resposta: entende-se que os ordenamentos jurídicos se avizinham e se entrelaçam, enfrentando problemas jurídicos similares ou idênticos.
Explique o método de interpretação da lei processual denominado lógico-sistemático.
Resposta: é preciso estudar a norma observando as demais que compõem o ordenamento jurídico, pois não pode ser interpretada de forma isolada, mas em consonância com as demais que estruturam o sistema;
O que é interpretação ab-rogante?
Resposta: existe uma incompatibilidade real e absoluta entre dois preceitos legais ou entre um preceito legal e um princípio geral de direito, de modo que a conclusão vem a ser a inaplicabilidade da lei interpretada.
Semana 3
 
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Explique o princípio da imparcialidade.
Resposta: É necessário que o juiz seja imparcial para que a relação processual seja válida. O juiz deve se colocar entre as partes e acima delas, para que assim seja considerado subjetivamente capaz.
Explique o princípio da igualdade.
Resposta: As partes e seus procuradores merecem tratamento igualitário, devendo ter as mesmas oportunidades para fazer valer em juízo as suas razões, caso contrário, não haverá equilíbrio da relação processual.
Explique o princípio da ação.
Resposta: O interessado deve provocar a atividade jurisdicional, visando a satisfação de uma pretensão, de modo que o judiciário é inerte, só agindo quando provocado e na medida dessa provocação.
Explique o princípio da disponibilidade e indisponibilidade.
Resposta: disponibilidade: cada indivíduo tem liberdade para exercer ou deixar de exercer seus direitos.
Indisponibilidade: o interesse público prevalece sobre o privado. Portanto a pena deve ser reclamada pelo Estado.
Explique o princípio do impulso oficial.
Resposta: A parte não precisa impulsionar o processo de fase em fase para que este caminhe. Cabe ao Estado impulsionar a prática dos atos processuais.
Semana 4
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Explique princípio da persuasão racional do juiz.
Resposta: O Juiz deve respeitar os fatos contidos nos autos, as provas, as regras legais, como a utilização das máximas de experiência. O juiz deve também fundamentar a sua decisão, para que ela não seja nula. 
Explique o princípio da motivação das decisões judiciais.
Resposta: O magistrado tem a obrigação de fundamentar suas decisões, sendo esta uma garantia para as partes, dando a elas a possibilidade de recurso.
Explique o princípio da publicidade.
Resposta: Os atos processuais devem ser públicos para que assim haja uma garantia para o indivíduo, viabilizando a fiscalização popular do magistrado, do representante do Ministério Público, dos auxiliares da justiça e dos advogados.
Explique o princípio da lealdade processual.
Resposta: Todos os que participam da relação processual tem o dever de lealdade, ou seja, não podem utilizar artifícios fraudulentos. O desrespeito a este princípio gera a litigância de má-fé, ao qual correspondem sanções penais que condenam em relação à prática de atos abusivos que não correspondam à verdade.
Explique o princípio da economia processual.
Resposta: Preconiza o máximo de resultado com o mínimo de emprego possível de atos processuais, para que haja uma maior rapidez, gerando o princípio da celeridade processual.
Semana 5
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Explique as funções do Estado.
Resposta:  Função administrativa: O Poder Executivo tem esta função, Função legislativa: O Poder Legislativo tem esta função típica que é a elaboração das normas e Função jurisdicional: O Poder Judiciário exerce esta função.
Conceitue jurisdição.
Resposta: É o poder que o Estado detém para aplicar o direito a um determinado caso, com o objetivo de dirimir conflitos de interesses e com isso resguardar a ordem jurídica e a autoridade da lei.
A jurisdição pode ser conceituada sob 3 aspectos: função, atividade e poder. Explique.
Resposta: Como função a jurisdição é dever do Estado, que consiste em resolver conflitos de interesses. Como atividade é um conjunto de atos processuais, especialmente de atos praticados pelo juiz. E Como poder a jurisdição é uma manifestação do poder estatal, daí porque jurisdição é imposta.
Discorra sobre o princípio da indelegabilidade.
Resposta: Dispõe esse princípio que que a jurisdição não pode ser delegada, transferida a ninguém. Não pode o juiz delegar suas funções típicas a outra pessoa ou a outro órgão.
Discorra sobre o princípio da inércia
Resposta: o juiz deve agir somente quando provocado e na medida dessa provocação. A jurisdição não se movimenta sem a provocação do interessado.
Semana 6
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Qual a classificação da jurisdição, quantoao seu objeto? Explique.
Resposta: Por esse critério a jurisdição pode ser dividida em civil ou penal. Sempre que tivermos em um dos pólos a pretensão punitiva estatal, a jurisdição será penal. Desta forma a jurisdição civil é alcançada em causas em que não haja a pretensão de punir, ou seja, causas e pretensões não penais.
Qual a classificação da jurisdição, quanto aos organismos judiciários?
Resposta: Podemos ter a jurisdição comum e a jurisdição especial.
São órgãos que exercem jurisdição comum: Justiça Federal (CF, art. 106 a 110) e a Justiça Estadual (CF, art. 125 e 126).
São órgãos que exercem a jurisdição especial: Justiça Militar (art. 122 a 124), Justiça do Trabalho (CF, art. 111 a 116), Justiça Eleitoral (CF, art. 118 a 121), Justiça Militar Estadual (CF, art. 125, § 3°).
Explique o significado de “órgão monocrático” e “órgão colegiado”.
Resposta: Órgãos monocráticos são os formados por apenas um juiz. Os julgamentos são feitos por um juiz de primeiro grau. As decisões são chamadas de sentenças.
Órgãos colegiados são os órgãos de segundo grau, compostos por mais juizes de segundo grau. São chamados de órgãos superiores e que compõem os Tribunais.
As decisões proferidas por esses órgãos são chamadas de acórdãos.
Diferencie jurisdição voluntária de jurisdição contenciosa.
Resposta: Jurisdição contenciosa é aquela em que existe uma lide a ser resolvida. Envolve o conflito de interesses. Jurisdição voluntária ou graciosa é aquela em que não existe lide, não existe conflito de interesses.
 Está correta a expressão “jurisdição voluntária”? Explique.
Resposta: a denominação voluntária é inadequada, pois o Estado só age quando provocado e na medida dessa provocação, portanto é inerte, não age voluntariamente.
Semana 7
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Conceitue ação.
Resposta: É o próprio direito de pedir a tutela jurisdicional, de solicitar ao Estado-Juiz o exercício do poder jurisdicional.
Cite as teorias sobre a natureza jurídica da ação e explique a teoria mista.
Resposta: Teoria clássica ou civilista ou imanentista, Teoria da ação como direito concreto (teoria concretista), Teoria da ação com direito abstrato (teoria abstratista) e  Teoria eclética ou mista.
 Teoria eclética ou mista:  os adeptos a essa teoria, aceita a definição de ação como direito público, subjetivo, autônomo e abstrato, mas condicionam a existência da ação à presença de alguns requisitos denominados condições da ação.
Quais são as condições da ação? Explique-as.
Resposta: São três as condições da ação: possibilidade jurídica do pedido, interesse de agir e legitimidade de partes.
  Possibilidade Jurídica do Pedido: significa que o pedido deve ser juridicamente possível, ou seja, a pretensão do autor deve ser amparada pela legislação para ser reconhecida em juízo.
 Interesse de Agir: ao ajuizar a ação, deve-se preencher dois interesses segundo a doutrina, o interesse primário, que é o interesse no direito material, e o interesse secundário, que é o interesse de agir.
Já legitimidade indica que cada ação deve ser integrada por partes legítimas, por pessoas que estejam no pólo da relação jurídica.
Explique o fenômeno processual denominado “carência da ação”.
Resposta: Acontece quando há a extinção do processo sem resolução do mérito, ocorre quando as condições da ação não são cumpridas pelo autor. 
Diferencie legitimidade ordinária da legitimidade extraordinária
Resposta: Na Legitimidade ordinária, defende-se em nome próprio, interesse próprio. Enquanto a Legitimidade extraordinária, em nome próprio se defende interesse alheio. 
Semana 8
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Quais os elementos da ação? Explique-os.
Resposta: São três os elementos da ação: partes, causa de pedir e o pedido.
  Partes: são os sujeitos que ocupam o pólo ativo e o pólo passivo da relação jurídica. Causa de pedir: é o que se pede, é o motivo, a razão, o fundamento do pedido. Não basta dizer o que se quer, tem que expor os motivos, a razão. Pedido: o pedido fixa o mérito da causa, estabelece-o, sendo mérito aquilo que o juiz pode e deve decidir.
O que é fundamentação de fato?
Resposta: é composta pelo fato constitutivo do direito do autor e pelo fato violador do direito do autor.
O que é fundamentação de direito?
Resposta: é a demonstração de que os fatos narrados produzem conseqüências jurídicas. Os fatos têm repercussão jurídica.
O que é mera fundamentação legal?
Resposta: é citar a lei, jurisprudência, doutrina e não é obrigatório e nem requisito porque o juiz é obrigado a conhecer a lei.
Quando é possível a cumulação de pedidos?
Resposta: Para a cumulação de pedidos, são requisitos: a compatibilidade entre os pedidos, mesmo juízo competente para conhecer dos pedidos e que cada pedido tenha mesmo procedimento.
Semana 9
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Como são classificadas as ações de conhecimento. Explique duas delas.
Resposta: Podem ser:  Ação Meramente Declaratória, Ação Condenatória, Ação Constitutiva, Ação mandamental e Ação executiva lato senso.
Ação Constitutiva: é a que cria, modifica ou extingue situações jurídicas. 
Ação Mandamental: tem por objetivo a expedição de uma ordem para que alguém faça ou deixe de fazer alguma coisa.
Qual o objetivo da ação de execução?
Resposta: é ação satisfativa do direito do credor e sempre que o credor estiver munido com o título executivo poderá fazer uso desta ação.
Quais os requisitos (condições específicas) das ações cautelares. Explique-os.
Resposta: as ações cautelares seguem duas condições específicas:
Fumus bonis iuris: esta expressão significa a fumaça do bom direito.  Deve-se mostrar ao juiz uma aparência de direito. Deve-se deixar claro que aparentemente aquele que pleiteia a tutela jurisdicional tem o direito.
      Periculum in mora: esta expressão quer dizer o perigo da demora. Deve-se deixar claro, na petição inicial, a possibilidade de dano irreparável ou de difícil reparação em se aguardar a providência principal sem o deferimento da medida acautelatória.
Como é chamada a ação cautelar ajuizada antes da propositura da ação principal?
Resposta: Ação Cautelar preparatória.
Como é chamada a ação cautelar ajuizada após a propositura da ação principal?
Resposta: Ação Cautelar incidental
Semana 10
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
O que é processo?
Resposta: É o meio pelo qual se realiza a jurisdição diante do exercício de uma ação.
Conceitue lide.
Resposta: É o conflito que dá origem ao processo, mas não é o processo. Reflete-se no pedido do autor.
O que é procedimento?
Resposta: É o aspecto formal do Direito, representado pela sucessão de atos, envolvendo desde a petição inicial à sentença.
Quais são as formas procedimentais existentes? Explique duas delas.
Resposta: Temos os procedimentos especiais que podem ser de jurisdição contenciosa ou voluntária e o procedimento comum que se divide em ordinário e sumário. Temos ainda o procedimento sumaríssimo, aplicado aos juizados especiais tanto na esfera cível como penal.
Quais os sujeitos da relação processual?
Resposta: O processo possui três sujeitos principais: autor e réu, em pólos opostos, e que são considerados sujeitos parciais, e o juiz, que representa o Estado, sendo o sujeito imparcial desta relação processual.
Podendo surgir durante a prática dos atos processuais, outros sujeitos, chamados de auxiliares da justiça. Ex: Escrivão, oficial de justiça, perito, etc..
Semana 11
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
O que são pressupostos processuais?
Resposta: São requisitos para a existência e a validade da relação jurídica processual.
Explique os pressupostos processuais de existência e de validade.
Resposta: Pressupostos processuais de existência: Determinam a existência da relação processual e exigem requisitos para existir que são: petição inicial, jurisdição, citação e capacidade postulatória que é a representação do autor. São intrínsecos, ou seja, presente no interior do processo.
Pressupostos processuais de validade: São requisitos que servem para proporcionar o desenvolvimento válido do processo e regulara relação processual, sem os quais a relação jurídica existe, mas não será válida, ou seja, não surtirá efeito.
Cite quais são os pressupostos processuais negativos.
Resposta: Litispendência, Coisa Julgada, Perempção e Convenção de arbitragem.
Diferencie coisa julgada de litispendência.
Resposta: Litispendência se dá quando duas ações possuem os mesmos elementos, vale dizer, as mesmas partes, causa de pedir e o mesmo pedido. Coisa Julgada se dá quando duas ações são propostas com os mesmos elementos, mas o primeiro processo já se encerrou com o julgamento de mérito.
Explique o fenômeno processual denominada perempção.
Resposta: é a perda do direito de ação quando o autor abandona a causa por 3 vezes.
Semana 12
QUESTÕES DE FIXAÇÃO
Quais os órgãos que integram o Poder Judiciário?
Resposta: O Supremo Tribunal Federal (STF); O Conselho Nacional de Justiça (CNJ); O Superior Tribunal de Justiça (STJ); Os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; Os Tribunais e Juízes do Trabalho; Os Tribunais e Juízes Eleitorais; e, Os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.
Quais as garantias constitucionais dos juízes e promotores de justiça?
Resposta: Vitaliciedade, Inamovibilidade; Irredutibilidade de subsídios
Qual a função da Defensoria Pública?
Resposta: cabe a defesa e orientação jurídica em todos os graus, dos necessitados, na forma do artigo 5°, LXXIV.
Discorra sobre o “quinto constitucional”.
Resposta: Trata-se de uma disposição advinda da lei maior, especificamente de seu artigo 94, segundo a qual “um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla ao Tribunal respectivo, que formará lista tríplice, enviando-a ao chefe do Poder Executivo que, nos vinte dias subsequentes, escolherá um de seus integrante para nomeação.
Cite as atribuições do Delegado de Polícia.
Resposta: É o profissional que preside o inquérito policial, toma depoimentos, cumpre ordens judiciais, lavra boletins de ocorrência e termos circunstanciados, além de exercer funções administrativas.

Outros materiais

Perguntas Recentes