Buscar

Trabalho contabilidade principios fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TRABALHO DE CONTABILIDADE
PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE
 
Prof. Jose William 	
 	
Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar os Princípios Fundamentais da Contabilidade segundo a Resolução CFC nº 750/93, e posteriores alterações e 
1 Princípios Fundamentais da contabilidade segundo a REsolução CFC 750/93
1.1 CONCEITO 
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são regras (de nível mundial), devidamente adaptados no Brasil, a serem seguidas pelos profissionais da área contábil, permitindo aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade em função de reconhecimento dos critérios adotados para elaboração das demonstrações financeiras, aumentando a utilidade dos dados fornecidos e facilitando a adequada interpretação em empresas do mesmo setor. 
1.2 Princípios Fundamentais da Contabilidade
1.2.1 Princípio da Entidade
	
Este Princípio pressupõe que a contabilidade é executada e mantida para entidades como pessoas completamente distintas as pessoas físicas ( ou jurídicas ) dos sócios.Reconheço o patrimônio como objetivo da contabilidade que afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de uma patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas uma sociedade, ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com a aquele dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. 
	 
1.2.2 Princípio da Continuidade
	
O Princípio da Continuidade ou não da Entidade, bem como sua vida definida ou provável, deve ser considerado quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. Influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da Entidade tem prazo, previsto ou previsível. A situação limite na aplicação do Princípio da Continuidade é aquela em que há a completa cessação das atividades da empresa. 
 1.2.3 Princípio da Oportunidade
	
Refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. 
Reconhecimento imediato de ativos e passivos nos registros contábeis, considerando-se, inclusive, para os casos em que não haja uma prova documental concreta, a possibilidade de uma estimativa técnica, razoável e objetiva, visando evitar o liberalismo por parte das pessoas.
Acerca de tempestividade citada neste Princípio, infere-se que é a exigência de que o
registro seja realizado tão logo ocorra; e a integridade corresponde à fiel expressão do fenômeno patrimonial ocorrido.
1.2.4 Princípio do Registro pelo valor Original
	
Define que os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do país, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem a agregações ou decomposições no interior da entidade. 	
	Significa que todos os componentes do ativo e do passivo deverão ser registrados pelo valor de entrada, sendo que este valor não poderá ser modificado, apenas reajustado. Entende-se também que este registro deverá ser efetuado em moeda corrente do país, e a baixa também será feita pelo valor de entrada.
1.2.5 Princípio da Atualização Monetária 
	
Objetiva um ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais, não representando uma nova avaliação, mas, tão somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período (todo bem patrimonial requer sua atualização de valor).
1.2.6 Princípio da Competência 
	
As receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento, determinando quando as alterações no ativo ou passivo resultam em aumento ou diminuição do Patrimônio Liquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais. 
 1.2.7 Princípio da Prudência 
	
Determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os do Passivo , sempre que se apresentarem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Liquido. Impõe a escolha que resulte menor Patrimônio Liquido, aplicando-se somente as mutações posteriores, constituindo-se ordenamento indispensável à correta aplicação do princípio da Competência .
2 ALTERAÇÕES E REVOGAÇÕES DA RESOLUÇÃO CFC 1282/10
1º - Os Princípios Fundamentais da Contabilidade passaram a se chamar Princípios da Contabilidade;
2º - Revogação do Princípio da Atualização Monetária;
3º - Princípio da Continuidade (nova redação): O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância;
4º - Princípio da Oportunidade (nova redação): O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Parágrafo único. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação;
5º - Princípio do Registro pelo Valor Original (nova redação): O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
§ 1º - As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:
- Custo histórico, Variação do custo histórico, Custo corrente, Valor realizável, Valor presente, Valor justo, Atualização monetária;
6º - Princípio da Competência (nova redação): O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas;
�PAGE �20�

Outros materiais