Buscar

Óleos fixos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
LIPÍDEOS
ÓLEOS FIXOS, GORDURAS E CERAS
Profa. Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira
*
LIPÍDEOS
ÓLEOS FIXOS, GORDURAS E CERAS
1. INTRODUÇÃO
Os lipídios ou lipídeos são substâncias orgânicas largamente encontradas na matéria viva (vegetal e animal). Quantitativamente, só perdem para a água e para as proteínas; 
São encontradas em várias estruturas celulares como as membranas, podendo também ser encontrados livres na célula, servindo como material de reserva de energia, como as gorduras (triacilglicerois); 
Representam a segunda fonte de energia mais empregada para o consumo da célula, depois dos glicídios. Na verdade, os lipídios fornecem mais calorias por grama do que os glicídios, mas a célula "prefere" metabolizar estes últimos, por serem mais facilmente oxidados;
São substâncias orgânicas, que liberam uma grande quantidade de energia, quando oxidadas. 
 
*
 Os ácidos graxos são ácidos orgânicos monocarboxílicos, podendo ser saturados ou insaturados, apresentando número par de átomos de carbono.
Os lipídios resultam da combinação de ácidos graxos com álcoois. São, portanto, ésteres (os ésteres são produtos da combinação dos ácidos com álcoois);
Reação biossintética de esterificação
glicerol
Ácidos graxos
triglicerídeos
*
Ácidos graxos saturados com até 10 átomos de carbono e ácidos graxos insaturados são líquidos; 
Ácidos graxos saturados com mais de 10 átomos de carbono são sólidos (gorduras); 
Os óleos vegetais (insaturados) são hidrogenados e tornam-se saturados modificando sua consistência e são transformados em margarina vegetal;
ÁCIDOS GRAXOS
*
ÁCIDOS GRAXOS 
*
 Estruturas de ácidos graxos cis e trans
 Ácido oléico- cis
 Ácido oléico- trans
*
Composição de ácidos graxos no óleo de soja
Ó
L
E
O
D
E
S
O
J
A
(Glycine max (L.) Merrill) 
*
3. Classificação
3.1.1. Glicerídeos (triglicerídeos)
Nos óleos e gorduras, chamados glicerídeos (triglicerídeos), o álcool é sempre o glicerol;
Triglicerídeos simples e mistos.
 
3.1-Lipídios Simples - glicerídeos e cerídeos
 São sempre originados da reação entre um álcool e um ácidos graxos.
*
Exemplos:
Óleo de algodão;
Óleo de coco;
Óleo de soja;
Óleo de milho;
Óleo de girassol;
Óleo de amêndoas;
Azeite de oliva;
Azeite de dendê.
*
3.1.2.Cerídeos
Nas ceras, o álcool é uma molécula de cadeia longa (álcool superior). 
 
Podem ser produzidos tanto por animais como por vegetais, sendo genericamente chamados de ceras.
Podem ser encontrados na cera de abelha (sendo a base da construção da colméia), na superfície das folhas (como a cera de carnaúba), de frutas (como a manga) e no cerume (cera de ouvido).
A função clara dos cerídeos no caso dos vegetais é de impermeabilização, com propósito de impedir a perda excessiva da água.
Para o meio ambiente é proteção contra a proliferação de microorganismos, no caso o cerume ajuda nessa tarefa.
*
Exemplos: 
Cêras de abelha, lanolina e carnaúba
A Carnaubeira ( Copernicia prunifera ) é uma planta nativa que se desenvolve nos grandes vales, aluviões e tabuleiros dos Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Beneficiamento em torno de 35 mil ton/ano.
O pó cerífero retirado das folhas está  presente em uma  película protetora existente em suas superfícies protegendo a planta da transpiração excessiva que ocorre em ambientes com longos períodos  de estiagem e com baixa umidade relativa. 
Existem 13 espécies do gênero encontradas na América Latina;. 
Sua safra se estende de agosto a dezembro, através do corte de suas palhas e secagem, com o objetivo da obtenção do pó cerífero.
 C
 E
 R
 A
 D
 E
 C
 A
 R
 N
 A
 Ú
 B
 A
*
3.2-Lipídios Complexos ou Compostos
 Fosfolipídeos 
Na formação de um lipídio composto, além dos ácidos graxos e do álcool, participa uma substância adicional, como o fósforo no caso dos fosfolipídios;
 
O papel metabólico dos fosfolipídios é pouco conhecido; encontram-se, no entanto, em qualquer célula viva, em proporções que variam de tecido para tecido. O cérebro é o tecido de maior concentração de fosfolipidios (25 a 30 % do peso seco);
 Observação - As esfingomielinas são fosfolipídios presentes em determinados neurônios (células nervosas), onde se relacionam com o aumento da velocidade de condução do impulso nervoso;
 Nota - Os fosfolipidios participam da constituição das membranas celulares. Exemplos de fosfolipídios: lecitina, cefalina e esfingomielina.
Lecitina
*
O Fitoterápico Lecitina de Soja, Herbarium, é emulsificante e conserva as gorduras em suspensão, permitindo que estas passem pelas paredes das artérias, prevenindo a formação de depósitos que restringem a circulação do sangue, reduzindo os níveis de colesterol sanguíneo e melhora os sintomas da menopausa. A falta desta substância no organismo pode levar à exaustão nervosa.
 
A Lecitina de soja consiste de fosfolipídeos extraídos das sementes da soja Glycine max. (L.) Merril;
A Lecitina possui a propriedade de aumentar o metabolismo e o transporte das gorduras, e desta forma, reduzir os níveis de colesterol sanguíneo;
A Leticina é um composto orgânico encontrado em alguns alimentos, sendo a soja uma das mais ricas fontes naturais;
A lecitina é utilizada pelo organismo para construir grande parte dos tecidos nervosos e cerebrais. Ela compõe cerca de 1/5 de nossos nervos e 1/3 de nosso cérebro. A falta desta substância no organismo leva à exaustão nervosa.
 
*
Saponificáveis
Reação de saponificação
P
R
O
P
R
I
E
D
A
D
E
S
*
*
Insaponificáveis 
(substâncias solúveis nos óleos e gorduras)
Vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K)
Colesterol
Fitoesteróis, etc
Saponificáveis (triglicerídeos)
 Óleos e gorduras
 
D
I V I S Ã
O
*
INFORMAÇÕES SOBRE PIASCLEDINE 300
Piascledine 300 é um composto de óleos insaponificáveis de abacate (Persea gratissima) e de soja (Glycine max), extraídos do fruto e das sementes dessas plantas, respectivamente, através do processamento dessas partes. 
 
 Essa mistura consiste ainda em constituintes não glicéricos, como triterpenos e álcoois alifáticos, carotenóides, fitosteróis e tocoferóis. Esses insaponificáveis comprovaram ser eficientes em osteoartroses dolorosas, nas quais diminuiram o curso da doença. Osteoartrose - Piascledine 300 pertence ao grupo das Drogas Sintomáticas de Ação Lenta para o Tratamento das Osteoartroses (Symptomatic Slow-Acting Drugs for Treatment of Osteoarthritis - SYSADOA). O tratamento das osteoartroses busca diminuir o processo de destruição articular e, particularmente, da degradação da cartilagem. O efeito benéfico de Piascledine 300 sobre a cartilagem, demonstrado em estudos in vitro e in vivo, deve-se a sua ação condroprotetora e condroestimulante. In vitro, Piascledine 300 inibe a degradação dos proteoglicanos no tratamento agudo. O estímulo da síntese e da secreção de proteoglicanos pelos condrócitos osteoartrósicos foi observado em tratamentos a longo prazo. Após a administração de dose única das frações isoladas, o óleo insaponificado de soja mostrou ter ação preponderante. Entretanto, quando administrado em doses repetidas, o óleo insaponificado de abacate demonstrou um efeito maior sobre a síntese de proteoglicanos. A combinação dos dois compostos permite a ação complementar entre ambos. Piascledine 300 conduz a um aumento de 20% a 80% na síntese de colágeno pelos sinoviócitos e pelos condrócitos articulares, respectivamente.
Ao mesmo tempo, Piascledine 300 diminui em cerca de 50% a atividade da colagenase, enzima degradativa da cartilagem. Além disso, o produto interfere no efeito deletério da interleucina-1 nos condrócitos. A interleucina-1 exerce um importante papel na destruição da cartilagem articular. A atividade colagenolítica dessa citoquina é reduzida pelo Piascledine 300 e, portanto, ao impedir o efeito da interleucina-1, Piascledine 300 permite a restauração da produção normal de colágeno e da malha de tecido conjuntivo. O tratamento deve ter a duração de 3 a 6 meses e o seu efeito persiste por até 2 meses após o tratamento.
I
N
S
A
P
O
N
I
F
I
C
Á
V
E
I
S
*
Como separar os saponificáveis
 dos insaponificáveis?
Óleo
Reação de saponificação
Sabão + Insaponificáveis
Solvente Orgânico
Solvente orgânico + Insaponificáveis
Evaporação do
solvente
Insaponificáveis
Sabão
Hidrólise
Identificação dos
 ácidos graxos livres
*
3.3.Terpenóides
Os terpenoides constituem um grupo grande e importante de lipídios que derivam de um hidrocarboneto (composto formado apenas de carbono e hidrogênio) denominado isopreno. Entre os terpenóides mais importantes sob o ponto de vista biológico, estão os esteróides e os carotenoides.
 
Os esteroides formam um grupo bem diferente dos outros lipídios na estrutura química, fato que leva alguns autores a considerá-los um grupo à parte dos lipídios. Têm estrutura química bastante diferente do resto dos lipídios. São todos semelhantes à molécula de colesterol da qual derivam. Funcionam como hormônios importantes no metabolismo animal.
 São exemplos de esteroides: - Sais biliares - Hormônios sexuais - Pró-vitamina D - Corticoides ou Corticosteroides 
colesterol
*
O colesterol é um componente das membranas celulares juntamente com os fosfolipídios e as proteínas e dá origem a hormônios como os do córtex, das glândulas supra-renais e os sexuais. Trata-se, portanto, de uma substância muito útil, mas quando aparece em taxas altas nos animais vertebrados, pode trazer más conseqüências. Uma delas é a deposição de seus derivados nas paredes dos vasos sangüíneos, tornando-os mais estreitos e dificultando a passagem do sangue (arteriosclerose);
IMPORTANTE: O colesterol circula pelo sangue unido à proteínas, formando lipoproteínas (HDL e LDL). 
HDL  X  LDL
HDL: Proteína de alta densidade; é conhecida como bom colesterol porque retira e elimina a gordura do sangue.
 
LDL: Proteína de baixa densidade; é conhecida como mau colesterol, por fazer o papel inverso, ou seja, traz de volta a gordura para o sangue. 
*
- Os sais biliares são muito importantes na emulsificação dos óleos e gorduras, no tubo digestivo, facilitando a ação das lipases, durante a digestão dessas substâncias;
 - Os corticosteróides produzidos pelas supra-renais são muito utilizados como anti-alérgicos e anti-inflamatórios. 
Carotenóides 
 - São pigmentos vegetais, em geral encontrados associados à clorofila. 
 - São estes compostos que dão a coloração amarela, alaranjada ou avermelhada a certos órgãos vegetais onde são armazenados.
 
*
 4. Extração:
Expressão (frio e quente);
Aquecimento direto;
Solventes Orgânicos
*
5. Características: 
 - São de coloração branca ou amarelada; - São untuosos ao tato; - Possuem densidade menor do que a da água; - Apresentam alto teor energético; - São insolúveis na água, álcool e solúveis nos solventes orgânicos como éter, clorofórmio e benzeno etc;
 - Mancham o papel de nódoa gordurosa; 
 - São prevalentemente saponificáveis;
 - Sofrem alterações (ranço);
 - Hidrolisáveis. 
*
Hidrolisáveis
(Hidrólise ácida ou enzimática)
 Reação de hidrólise
*
6. Controle de qualidade 
- Densidade;
- Caracteres Organolépticos;
-Indice de acidez;
-Indice de saponificação;
-Indice de Iodo;
- Cromatografia Gasosa;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais