Buscar

estudos dos complexos por infravermelho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA II
PROFESSORA SOLANGE
MICHELLE MAYTRE
ESTUDO DOS COMPLEXOS 
POR INFRAVERMELHO
O QUE É?
λ ~ 0,78 a 1000 μm
ν ~ 12800 a 10 cm-1
Pra quê serve?
Identificação de compostos
Análise quantitativa de misturas
Determinação das estruturas de compostos
Em que se baseia?
se baseia no fato de que as ligações químicas das substâncias possuem freqüências de vibração específicas, as quais correspondem a níveis de energia da molécula ( níveis vibracionais).
 Tais freqüências dependem da forma da superfície, da energia potencial da molécula, da geometria molecular, das massas dos átomos e eventualmente do acoplamento vibracional.
Para absorver a radiação infravermelha, uma molécula deve sofrer uma variação no momento dipolo durante seu movimento rotacional ou vibracional.
Quando a molécula vibra, ocorre uma ocilação regular no momento dipolo, gerando um campo que pode interagir como campo elétrico assicado à radiação.
Se a frequência de vibração é exatamente igual a uma frequência de vibração natural da molécula, ocorre absorção de radiação, causando uma variação na amplitude da vibração molecular.
Identificação de compostos
pode ser usado para identificar os componentes da mistura se as bandas de absorção dos variados compostos não se sobrepuserem. 
Caso não seja possível distinguir os componentes, é necessário uma prévia separação para melhor identificação
Instrumentação no Infravermelho
Espectrofotômetros dispersivos;
Espectrômetros com transformadora de Fourier;
Fotômetros não dispersivos
Análise Quantitativa
Uma mistura que contém diversos compostos que exibem espectros de absorção, é necessário escolher, para cada composto a ser determinado, um pico de absorção de tal modo que haja um mínimo de interferência dos picos de outros compostos.	
[Co(NH3)5NO2]Cl2
Determinação de estrutura
Certos grupos de átomos sempre absorvem a mesma frequência, independentemente do resto da molécula que elas estão localizadas.
Aplicação
Antitumorais
Novos fármacos
Antimicrobianos
 - antifúngico
 - tratamento contra a tuberculose
 
Referências
JOLLY, Willian L. – The synthesis and charaerization og inorganic compounds. Prentice-Hall, 1970.
HOLLER, F. James. Princípios de análise isntrumental. 6ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
LEAL, Bárbara C.; LUZA, Leandro. Abordagem teórico-experiemntal da teoria do campo cristalino na disciplina de síntese inorgânica. UFRGS. Porto Alegre, 2011.
RODRIGUES, Mônica Aparecida; GUERRA, Wendell; RUGGIERO, Reinaldo. Compostos inorgânicos como fármacos. UFU. Minas Gerais, 2009.
PUC – Rio d Janeiro. Estudos de complexos de Mn(II) e Co(II) de Norfloxacina e Esparfloxacina: testes de atividade antimicrobiana.
FONTES, Ana Paula Soares; ALMEIDA, Mauro Vieira de; FARIA, Bruno de Araújo. Síntese e caracterização de complexos de platina(IV) com derivados n-benzilados da 1,3-propanodiamina. UFJF – Minas Gerais, 2010.
Obrigada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais