Buscar

Bioquímica ESTUDO DIRIGIDO 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Bioquímica
Estudo Dirigido nº 13 – Metabolismo dos Lipídios
01. Esquematizar:
a) a reação catalizada pela lipase do tecido adiposo. 
b) as reações de conversão de glicerol a compostos intermediários da via glicolítica.
c) o primeiro passo necessário para a degradação de um ácido graxo (ativação).
02. Citar a localização celular da oxidação dos ácidos graxos e mostrar o papel da carnitina.
Os ácidos graxos estão principalmente no tecido adiposo, mas para sua oxidação os ácidos graxos são ativados e transportados para a matriz mitocondrial.
A membrana interna da mitocôndria é impermeável a acil-CoA, e somente os radicais acila são introduzidos na mitocôndria, ligados à carnitina. 
Na face externa da membrana interna, a carnitina-acil transferase I transfere o radical acila da coenzima A para a carnitina, a acil-carnitina resultante é transportada através da membrana interna por uma translocase específica. Na face interna, a carnitina-acil transferase II doa o grupo acila da acil-carnitina para um coenzima A da matriz mitocondrial, liberando a carnitina que reotrna ao citossol pela mesma translocase.
03. Citar os compostos formados no fim de cada volta do ciclo de Lynen.
Tem-se a formação de acetil-Coa e uma acil-CoA com dois carbonos a menos (esta acil-CoA refaz o ciclo várias vezes até ser totalmente convertida a acetil-CoA).
04. Indicar o número de moléculas de ATP necessárias para degradar uma molécula de ácido graxo.
A oxidação completa de um ácido agraxo exige a cooperação entre o ciclo de Lynen (que converte o ác. Graxo a acetil-CoA) e o cliclo de Krebs (que oxida o radical acetil a CO2).
Em cada volta do ciclo de Lynen, há produção de 1 FADH2, 1 NADH, 1 acetil-CoA e 1 acil-CoA com dois carbonos a menos. Assim, o número de voltas percorridas dependerá do seu número de átomos de carbono. Por exemplo: para a oxidação completa de uma molécula de ác. Palmítico, que tem 16 átomos de carbonos, são necessárias sete voltas. Ao final da oxidação, serão gerados 129 ATP. 
05. Listar as vitaminas que participam do Ciclo de Lynen.
B12, 
06. Descrever a regulação do Ciclo de Lynen.
07. Indicar os tecidos que não oxidam ácidos graxos.
08. Fale sobre o metabolismo do etanol indicando os principais passos.
O etanol ingerido é prontamente absorvido e no fígado é oxidado a acetaldeído por uma álcool desidrogenase citossólica.
09. Por que a ingestão de etanol em grandes quantidades resulta em problemas?
A oxidação do etanol nas células hepáticas produz níveis altos de NADH no citossol, onde normalmente a concentração NAD+ é muito maior que a de NADH.
A alta concentração de NADH desloca a reação catalisada pela lactato desigrogenase no sentido da formação de lactato, cuja concentração pode aumentar e levar a uma acidose.
A constante conversão de piruvato a lactato impossibilita a glioconeogênese, ou seja, em vez de originarem glicose, são transformados em lactato. Como muitas vezes o consumo de álcool não é acompanhado de ingestão de nutrientes, diminuída a reserva de glicogênio, pode ocorrer a hipoglicemia e mais adiante o como.
A alta produção de acetil-CoA associada à baixa disponibilidade de glicose ocasiona Cetose. As concentrações altas de acetaldeído são tóxicas pois ela se liga as proteínas modificando sua estrutura, o que causa a ressaca, por exemplo.
10. Fale sobre o metabolismo da síntese de ácidos graxos.
Os ácidos graxos são sintetizados a partir de carboidratos e do excedente de proteínas da dieta. Consiste na união sequencial de unidades de dois carbonos, uma proveniente da acetil-CoA e o resto da malonil-CoA, formada por carboxilação da acetil-CoA. 
A primeira etapa da síntese de ácidos graxos é o transporte de acetil-CoA para o citossol. A síntese ocorre no citosol, para onde deve ser transportada a acetil-CoA formada na mitocôndria, a partir do piruvato.
Como a membrana interna da mitocôndria é impermeável a cetil-CoA, os seus carbonos são transportados sob a forma de citrato. Os carboidratos e proteínas são degradados a acetil-CoA e oxalacetato, que sofre condensação, formando citrato, por ação da primeira enzima do ciclo de Krebs, a critato sintase.
Assim, o citrato pode ser oxidado pelo ciclo de Krebs e é transportado para o citossol pela triacarboxilado translocase, onde é cindido em oxaloacetato e acetil-CoA, à custa de ATP.
O oxaloacetato é reduzido a malato pela malato desidrogenase do citossol, sendo produzidos piruvato que retorna à mitocôndria como NADPH.
O acetil-Coa e o NADPH, ambos no citossol, podem ser utilizados para formar ácidos graxos.
A síntese de ác. Graxo é catalisada pelo sistema sintaxe de ác. Graxos. Faz parte desse sitema a ACP (proteína carregadora de acila), que transporta o substrato entre os diferentes centros ativos componente da sintase.
A síntese inicia-se com a transferência do radical acetil da acetil-CoA para a ACP, que é transferido para o grupo SH de um resíduo de cisteína de outra enzima. OACP livrepode receber o radical malonil da malonil-CoA, formando malonil-ACP. Ocorre uma condensação dos grupos acetil e malonil com liberação de CO2, o mesmo CO2 utilizado na carboxilação de acetil-CoA a malonil.
A β-cetoacil-ACP de quatro carbonos formada sobre redução, desidratação e nova redução. Terminando primeiro ciclo de síntese com formação de butiril-ACP.
O radical butiril é transferidopara o grupo SH da β-cetoacil-ACP sintase liberando o ACP que pode receber outro radical malonil. 
Ocorre a repetição do ciclo até a formação do produto final.

Outros materiais