Buscar

Av2 - Ciências Contábeis - Seminário VIII

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av2 - Ciências Contábeis - Seminário VIII
1)Conforme NBC T 8 "A consolidação é o processo de agregar saldos de contas e/ou de grupos de contas de mesma natureza, de eliminar saldos de transações e de participações entre entidades que formam a unidade de natureza econômico-contábil e de segregar as participações de não-controladores, quando for o caso". Neste termo, responda: Qual a importância da consolidação das demonstrações contábeis na visão do investidor?
Alternativas:
a)A consolidação representa a possibilita efetuar uma análise ou apreciação mais criteriosa e transparente com relação às garantias de seus créditos e lucratividade de seus investimentos;
b)A consolidação das demonstrações contábeis das entidades, efetua a possibilidade de participação em outras controladas e as mesmas, devem ser levantadas na mesma data ou até no máximo 60 (sessenta) dias;
c)A consolidação permite que o ágio ou deságio decorrente de expectativa de resultado futuro, seja representado pela aquisição do investimento e o valor de mercado;
d)A consolidação possibilita uma análise do potencial do grupo para geração de recursos; exerce o controle direto ou indireto sobre outra é denominada de controle conjunto.
2)Estas acompanham as Demonstrações Contábeis Consolidadas e devem conter informações precisas das controladas, indicando os critérios adotados na consolidação e as razões pelas quais foi realizada a exclusão de determinada controlada. Esta afirmativa referência:
Alternativas:
a)Demonstrações Contábeis;
b)Demonstração do Valor Adicionado;
c)Notas Explicativas;
d)Demonstração dos Fluxos de Caixa.
3)As demonstrações contábeis consolidadas representam o somatório das demonstrações contábeis de várias empresas pertencentes a um mesmo grupo econômico. Na elaboração da consolidação das demonstrações contábeis a investidora deverá observar, entre outros, os seguintes procedimentos para a elaboração das demonstrações:
I-Excluir os saldos decorrentes de transações entre as sociedades incluídas na consolidação;
II-Eliminar o lucro não realizado que esteja incluído no resultado ou no patrimônio líquido da controladora e correspondido por inclusão no balanço patrimonial da controlada;
III-Eliminar do resultado os encargos de tributos correspondentes ao lucro não realizado, apresentando-os no ativo circulante/realizável a longo prazo – tributos diferidos, no balanço patrimonial consolidado.
Alternativas:
a)Alternativa I está correta;
b)Alternativas I e II estão corretas;
c)Alternativas II e III estão corretas;
d)Alternativas I, II e III estão corretas.
4)Considerando a existência de três empresas que possuam os seguintes valores de disponível em suas demonstrações a serem consolidadas, aponte a alternativa que representa o total consolidado:
Moraes S.A. 2.800,00
Estoche S.A. 3.700,00
Kritton S.A.   2.300,00
Alternativas:
a)2.800,00;
b)6.500,00;
c)6.000,00;
d)8.800,00.
5)Quando representar expectativa de conversão em exigibilidade, a parcela correspondente à provisão para perdas constituída na investidora deve ser deduzida do saldo da conta da controlada que tenha dado origem à constituição da provisão, ou apresentada como Passivo Exigível. Para a elaboração da demonstração consolidada do resultado do exercício, a investidora deverá?
Alternativas:
a)Não incluir os resultados de sociedade controlada, adquirida ou vendida no transcorrer do exercício social,
b)Tomar por base a data da respectiva constituição ou baixa nos seus investimentos intangível;
c)Excluir todas as receitas e despesas decorrentes de negócios entre a investidora e as sociedades controladas;
d)Excluir todas as informações do Balanço Patrimonial da controlada decorrentes de negócios adquiridos antes do exercício final.
GABARITO 1A 2C 3D 4D 5C

Outros materiais