Buscar

Água oxigenada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Composição química, reações e usos da água oxigenada.
A água oxigenada é uma molécula de peróxido de hidrogénio, H2O2, é constituída por dois átomos de oxigénio (O) e dois átomos de hidrogénio (H). À temperatura ambiente, quando puro, o peróxido de hidrogénio é um líquido viscoso quase incolor (possui uma leve coloração azul) e apresenta um característico sabor amargo. O peróxido de hidrogénio decompõe-se facilmente produzindo água (no estado líquido) e oxigénio (no estado gasoso), libertando calor, de acordo com a seguinte equação química: H2O2 (aq) → H2O (l) + 1/2 O2 (g). A velocidade de decomposição depende da temperatura, da concentração do peróxido, da presença da luz, do valor de pH e da presença de impurezas e/ou estabilizantes. Geralmente o processo é lento, na ordem dos 0,05% por ano. No entanto, se tiver a água oxigenada há muito tempo em casa, não se admire que a mesma não esteja ativa e não possua as propriedades desejadas. Provavelmente já ocorreu a decomposição do peróxido de hidrogénio e o que está dentro do frasco é predominantemente, água! O peróxido de hidrogénio é facilmente miscível.
No meio industrial é utilizado na produção de perborato de sódio e como alvejante em detergentes industriais. Utilizado também na produção de outro peróxidos orgânicos como o peróxido de dibenzoíla e como catalisador em reações de polimerização.
O peróxido de hidrogênio é também produzido por diversas espécies de animais como forma de proteção. Uma espécie de besouro libera um jato a base de peróxido para afugentar seus inimigos. Enquanto que outra espécie de peixe a produz para regeneração de tecidos feridos.
No ambiente doméstico, a água oxigenada encontra uma grande diversidade de usos. Sua forma diluída em água é vendida normalmente em farmácias para o tratamento de feridas. Ele serve para conter pequenos sangramentos e suas propriedades oxidantes servem para limpar micro-organismos causadores de infecções. Utilizada na escovação, pode matar germes causadores de doenças bucais e auxilia no clareamento dentário. Também pode ser utilizado na desinfecção de roupas de cama que tiveram contato com sangue e secreções corporais. Água oxigenada de 30 ou 40 volumes também é utilizada para o clareamento do cabelo.
Existem algumas pesquisas que tentam utilizar a água oxigenada no tratamento do câncer. Essa pesquisa veio do debate de que a água oxigenada é utilizada pelas células para controlar a produção e a morte das células. Encontrando assim uma função para o que se dizia ser apenas uma toxina que o corpo deve descartar. Essas pesquisas ainda são muito recentes e nada pode ser comprovado ainda. Elas continuam sendo feitas, mas os médicos recomendam que os pacientes se atenham aos tratamentos convencionais utilizados no tratamento e ao aconselhamento de profissionais experientes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Peróxido_de_hidrogênio
http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/agua-oxigenada/
http://www.videos.uevora.pt/quimica_para_todos/qpt-agua%20oxigenada.pdf
http://www.higieneocupacional.com.br/download/agua-iqbc.pdf

Outros materiais