Buscar

ATPS GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Serviço  Social
Disciplina: Gestão do Sistema Único de Assistência Social
Participantes:
Jerusa Martins P. do Nascimento             RA 6788423689
Johnny Robson Fernandes Pereira          RA: 6791410378
Márcia Batista Rosa Araújo                      RA 6915399710
Renata Domingues R. Aguiar                   RA 7581604094
Professora: Mª Edilene Xavier Rocha Garcia 
São Paulo, 03  /05/ 2015
 
 
 
A politica Nacional retrata a sua história e o avanço da profissão do assistente social, em trajetória do desenvolvimento na construção de politicas publicas, onde a participação social se faz presentes em suas regulamentações. 
Introdução
A Política Nacional de Assistencia Social
 A profissão surgiu no Brasil entre 1930 e 1945, com influência europeia e área da saúde não foi a que concentrou maior quantidade de profissionais apesar de algumas escolas terem surgidos motivadas por demandas do setor. A formação profissional também se pautou desde o seu início em algumas disciplinas relacionadas a saúde, desde esse período já passamos por grandes mudanças buscando sempre melhorias.
 O serviço social sofreu transformações no pós 1964 que tiveram rebatimento no trabalho do assistente social na área da saúde. Já na década de 1980 no Brasil foi um período de grande mobilização política como também de aprofundamento crise econômica que se evidenciou na ditadura militar nessa conjuntura há um movimento significativo na saúde coletiva que também ocorre no Serviço Social.
Segundo (Bravo1998) A partir do exposto identificou-se já nos anos 90 que os dois projetos políticos disputam na área da saúde, o projeto privatista e o projeto da reforma sanitária apresentam diferentes requisições para o serviço social.
 Ocorreram várias mudanças na política de assistência social, isso é considerado um passo importante em relação ao período anterior. A política de assistência social opera sob os princípios da responsabilidade pública da descentralização e da participação social. De acordo com a política nacional de Assistência Social homologada como lei em 2004, a Assistência Social é responsável pelas seguintes garantias: Renda, Abrigo, coexistência, autonomia e sobrevivência de riscos circunstanciais, em caráter de benefícios destacamos o BPC- Benefício de Prestação Continuada, e o PBF- Programa Bolsa Família, os serviços de assistência social referem-se a uma ampla gama de serviços integrados e oferecidos pelo SUAS- Sistema Único de Assistência Social.
 Ocorreu um grande avanço na trajetória do Serviço Social no Brasil mais sabemos que ainda tem muito a ser feito na nossa profissão temos muitas barreiras a quebrar a principal dela é acabar de vez com o mito do caritativo. O avanço nesse novo modelo de assistencialismo é lento embora os benefícios da assistência estejam sob a égide do governo federal alguns serviços são compartilhados com os três níveis de governo, o federal, o estadual e o municipal. 
	
A Política Nacional de Assistencia Social
Ano
1930 á 1940
Pós 1964
2004
Assistencia Socialno Brasil
A profissão surge no Brasil
O Serviço Social sofreu transformações
Politica Nacional de Assistência Social
O que preconiza a assistência social:
 A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;
III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
 
Principais pontos da constituição Federal de 1988 artigos 203 e 204
Baneficios existente na Loas
A Assistência social tem por objetivos a proteção social, que visa a garantia da vida , à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos especialmente a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice. O amparo às crianças e aos adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção a sua integração à vida comunitária.
Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza de forma integrada, garantindo mínimos sociais e condições para atender contingências sociais e promover a universalização dos direitos sociais.
A proteção social básica tem por objetivo conjunto de serviços, programas e projetos e benefícios da assistência social que visa prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Proteção social especial tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa do direito, o fortalecimento, das potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Essas proteções sociais são ofertadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelas entidades sem fins lucrativos.
Entendem-se por benefícios eventuais que integram organicamente as garantias aos cidadãos e as famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.
 
O perfil dos sujeitos sociais da Política de Assistência Social 
A construção do direito da Assistência Social é recente na história do Brasil, o grande marco é a Constituição de 1998. A partir da Constituição em 1993 temos a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) n 8.742/93 que estabelece normas e critérios para a organização da Assistência Social, que é um direito e exige definição de leis normas e critérios. A implementação do Sistema único de Assistência social (SUAS)em 2005 conforme determinações da Política Nacional de Assistência Nacional é um mecanismo que permite (Segundo Patrus Ananias)
Interromper a fragmentação que até então marcou os programas do setor, e instituir efetivamente as políticas públicas de área e transformação efetiva da assistência ao direito. 
 Os objetivos da PNAS – Política Nacional de Assistência Social
Prover programas, projetos e benefícios de proteção social básica e ou especial para famílias indivíduos que deles necessitem.
 Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários, e grupos específicos ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais em áreas rurais e urbanas.
Assegurar que as ações no âmbito da Assistência Social tenham centralidade na família e que garantam a convivência familiar e comunitária.
 Por se tratar de uma política que visa o enfrentamento das desigualdades socioterritoriais, a PNAS vem permitir a padronização melhoria dos serviços prestados no País respeitando as diferenças locais. Assim podemos analisar o gráfico abaixo:
 SUAS
 Centro de Referencia Especializado em Assistência Social (CREAS)
 Pesquisa:
 O CREAS de Francisco Morato tem como objetivo promover a inclusão social, reduzir as desigualdades e garantir o acesso aos programas, serviços e benefícios socioassistenciais promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Avaliar o impacto das políticas sociais e seus benefícios sobre a realidade socioeconômica da população atendida. Para isso os profissionais conta com diversas áreas, Direito, Educação, Psicologia, Serviço Social, entre outras, as quais complementam as ações da rede de proteção social básica (CRAS) e especial de média e alta complexidade (CREAS) consolidando o Sistema Único da Assistência Social – SUAS.
Temáticas voltadas para
o Serviço Social e SUAS 
 um fator de fortalecimento das Políticas Assistênciais.
Temáticas voltadas para o Serviço Social e SUAS 
 um fator de fortalecimento das Políticas Assistênciais.
Centro de Referencia Assistência Social (CRAS), As ferramentas desenvolvida no CRAS
Palestras voltadas á comunidade ou a família, seus membros e indivíduos.
Grupo: oficinas de convivência e de trabalho socioeducativo para famílias, seus membros e indivíduos ações de capacitação e de inserção produtiva.
Vigilância Social: produção e sistematização de informações que possibilitem a construção de indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade social e riscos.
Campanhas socioeducativas
Encaminhamento e acompanhamento de famílias seus membros e indivíduos.
Reuniões e ações comunitárias 
Articulações e fortalecimento de grupos sociais locais 
Atividades lúdicas nos domicílios que haja criança com deficiência 
Produção de material para capacitação e inserção produtiva para oficinas lúdicas e para campanhas sócio educativas, tais como vídeos, brinquedos, materiais pedagógicos e outros destinados a trabalho sócio assistenciais.
 
Conclusão 
 
Foi concluído aos leitores, um resumo a respeito das noções básicas dos direitos e benefícios oferecidos ao longo da historia da Assistência Social. Constatando que a partir de 1988 a Assistência Social deixa de ser exercida de favores e passa a ser um direito dos cidadãos, tendo em vista a regularização da Lei Orgânica de Assistência Social, e a Política Nacional de Assistência Social.
Esperamos que este estudo mostre um pouco mais de conhecimento acerca dos direitos e benefícios básicos oferecidos, para que possamos enfrentar a pobreza e buscar mais qualidade de vida a indivíduos que vive em situação de risco social. 
MOTA, Luiza. A Trajetória da Assistência Social como Política de Seguridade e a Consolidação do SUAS. Disponível em: 
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B615vhmWOCF-M2NizjkyOItZWE0OS00MWRmLWfiOWItMWI3ODc5NGYyNTQ4&hl=en_US
 . Acesso em: 03 Maio. 2015. 
www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D0012.html Acesso em: 03 Maio 2015
www.planalto.gov.br/ccivil_03//leis/L8742.html Acesso em: 03 Maio 2015
COUTO, B. R.; YASBECK, C. Sistema Único de Assistência Social no Brasil: Uma realidade em Movimento. São Paulo: Cortez, 2011. PLT 511. Pesquisa
www.ipc-undp.org acessado em 03/05/2015
Questão da Saúde e Serviço Social- Maria Inês Bravo (tese de doutoramento 1991)
FRANCISCO MORATO. Disponível em: http://www.franciscomorato.sp.gov.br. Acesso em: 09/05/2015.
Bibliografias

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais