Buscar

03. Continuação dos 4 Ps

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Continuação dos 4 Ps
Praça:
O P-praça engloba todo o processo de logística, desde a saída das empresas até as lojas de revenda ou mesmo até a casa do consumidor..
Modal é um termo técnico relacionado às modalidades de transporte dos produtos. Trade Marketing é todo o esforço de comunicação e marketing por trás das vendas e distribuições.
No P–praça existe a preocupação com cada local que será distribuído os produtos. Deve ter todo o cuidado no transporte e armazenamento, normalmente por meio de depósitos e estoques para redistribuição.
É preciso pensar na distribuição, nos intermediários, se será necessário depósitos para redistribuição, se irá criar estoques para armazenar e nos modais que serão utilizados.
Promoção:
É relacionado a todos os pontos de contato com o consumidor, como por exemplo, a propaganda. Outro exemplo de P-promoção é as ações de relações públicas, geralmente usadas para solucionar problemas ou dar informações.
PWG são as propagandas inseridas nos programas, nas novelas, nos filmes, etc. Merchandish é a propaganda que ocorre dentro dos estabelecimentos, tipo propagandas nas mesas, porta-canudos, entre outros.
Promoção de vendas é colocar o produto em evidência.
É importante separa a promoção de vendas em duas lógicas: Por que fazer? e Como fazer?.
Como fazer?
Por meio de brindes
Usando cupons
Descontos
Vendas a prazo
Experimentação
Por que fazer?
Validade dos produtos
Grande estoque
Falta de dinheiro
Lançamentos
Problemas de vendas
	
A propaganda nos pontos de vendas deve mudar o comportamento do consumidor a favor do estabelecimento. A ação de promoção de vendas precisa mudar o comportamento de venda no mercado.
FACE VALUE:
Uma teoria que coloca preço na “cara” do consumidor. Está relacionado na manutenção das possíveis negociações em longo prazo, fidelizando os clientes com bom atendimento.
Ainda tem as ações de marketing direto, que são as ações que faz contato diretamente com o consumidor. Pode ser por correio ou, atualmente mais frequente, por email.
Os 4 Ps são os pilares dos produtos, pois avalia desde a fabricação de um produto até as ações de vendas.
Engloba as características do produto.
Faz as ações de promoção de vendas.
Promoção
Analisa a variação no preço.
Parte responsável principalmente pela logística.
Praça
Preço
Produtos
Os 4 Ps devem seguir em harmonia um com o outro, para que cada etapa não atrapalhe a outra. Essa estrutura é baseada no cliente, então todos os ajustes feitos nos 4 Ps, são baseados nos clientes. É importante usar os 4 Ps focado no cliente.
Ao pensar em um dos Ps, consequentemente irá usar todos os outros, pois ao começar a trabalhar com um deles é preciso ajustar os outros.
Curva de Experiência e Grande Escala
	
O processo de aprendizado é conhecido como curva de experiência, pois ela vai melhorando com o tempo a qualidade, a quantidade, o custo e a padronização dos produtos. A curva de experiência avalia a alteração na experiência adquirida no mercado e gera grandes vantagens competitivas. No modelo Porter, ela é uma grande barreira de entrada.
Já a grande escala é a redução do custo unitário com o aumento da quantidade de produtos em uma compra (compra em grande escala). A grande escala é uma forte barreira de entrada.
	UNIDADE
	CUSTO UNITÁRIO
	CUSTO TOTAL
	1
	10,00
	10,00
	5
	9,00
	45,00
	100
	7,00
	700,00
	1.000
	5,00
	5.000,00

Outros materiais