Buscar

Tabela alimentos funcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Substancia
	Estrutura química
	Classificação
	Fonte
	Benefícios a saúde
	Mecanismos de ação
	Absorção e biodisponibilidade
	Toxidade
	Isoflavonas: daidzeina, genisteina e gliciteina.
	
	Flavonoides
	Soja e derivados na forma de glicosídeos (ligados a molécula de açúcar) porem é absorvido na forma aglicana.** A melhor fonte é o broto da soja.
	Agem como estrogênio ou anti estrog, inibem as enzimas ligadas ao desenvol do câncer, antioxidantes. Reduz riscos de câncer de mama e os efeitos da menopausa. Regulador endócrino. Previne osteoporose.
	Ligam-se aos receptores de estrogênio exercendo ação estrogênica ou antiestrogênica, inibem a produção de oxigênio reativo que formaria radicais livres. Prolonga o ciclo menstrual.
	São absorvidas ou fermentadas na microflora intestinal. A daidzeina e melhor absorvida que a genisteina. A biods. depende de um intestino saudável e desenvolvido (bebes não absorvem).
	
	Flavonoides e outros compostos fenolicos
	
	Metabolitos secundários de plantas
	Frutas, flores, chás (verde ou preto), nozes, água de coco, ervas, vegetais e soja. (Azul, vermelho, incolor, amarelo pálido).**
	Anticancerígenos, antienvelhecimento, antiinflamatório, antiviral, anti-hepatotóxico, antialérgico, antitrobotico e antioxidante. (diabetes, obesidade e cardiovasculares).
	Mesmos isoflavonas. Relaxa os músculos do sistema cardiovascular reduzindo a pressão arterial melhorando a circulação. Protegem as células contra o ataque de substancias carcino. 
	Encontrados na circulação logo após consumo, distribuídos nos tecidos.
	
	Carotenóides
	
	Pigmento do cloroplasto das plantas.
	Ovos, leite, cenoura, manga, abobora, milho, mamão, pimenta vermelha, tomate e /melancia, goiaba, grape fruit (licopeno).
	“Percussores de vitamina A”*, antioxidante (principal: licopeno ñ PVA*), antimutagênico, imunomodulador, reduz risco de doenças cardiovasculares, câncer. Fotoproteção: retina formada de carotenóides devido a capacidade antioxidante.
	Interrrompem as reações de radicais livres que oxidam lipídios insaturados. Protege o DND contra o ataque de radicais livres, regulam a comunicação intercelular, a modulação de hormônios e melhora a resposta imune.
	Hidrofóbicos dissolvidos em lipídios (lípides + sais de bile), absorvidos microvilosidades dos enterocitos. 
	Consumo exarcebado de carotenóides podem causar carotenoderma e danos oculares.
	Ômega 3
	
	Ácidos graxos
	Produzido apenas pelas plantas. Peixes de água fria, sementes de linhaça dourada, óleo vegetal, linhaça, canola e gérmen de trigo.
	Vasoconstrutor, previne infartos dos miocárdio e formação de trombos. Baixa a pressão arterial, reduz triglicérides, reduz os riscos cardiovasculares de pacientes com diabetes atuam no processo inflamatório beneficiando aidéticos. 
	Atua na manutenção da fluidez da membrana. Participam da síntese de eicosanóides que são importantes nas etapas do processo inflamatório.
	
	
	Fitoesterois
	
	Esteróis vegetais
	Óleo de girassol e soja. Margarinas enriquecidas, frutas e vegetais.
	Previne doenças cardiovasculares. 
	Reduz o LDL sem interferir no HDL reduzindo a hipercolesterolemia mantendo o perfil lipídico adequado.
	
	Em pacientes beta-sitoste-rolemia aumenta a absorção 
	Fibras insoluveis
	
	Polissacarídeos lineares perfeitos
	As mesma das fibras solúveis.
	
	Aumenta o volume fecal e a freqüência dos movimentos intestinais regulando o tempo de transito colonico e o tempo de contato das paredes intestinais com carcinogênicos potenciais.
	Não é hidrolisada pelas enzimas do intestino humano. Pode ser fermentada por bactérias.
	
	Fibras Soluveis
	
	Polissacarídeos ramificados (celulose e lignina) 
	Alface, arroz, aveia em flocos, berinjela, beterraba, brocoli, cenoura, chuchu, couves, ervilha, farelo de aveia e de trigo, feijões, jiló, lentilha, macarrão, macarrão integral, mandioca, pães, pepino, rabanete, repolho, soja, tomate e vagem.
	Exercem efeito hiperglicêmico (duabetes). Reduzem o colesterol ( doenças cardiovasculares). Previne a obesidade e as doenças de cólon reduzindo a absorção intestinal, diminui a incidência de diarréia, e promove trofismo intestinal. 
	Forma géis e captam água formando uma maça gelatinosa que aumenta o volume e a viscosidade do conteúdo gastrointestinal librificando as fezes e que influencia na liberação de insulina proporcionando uma sensação de saciedade. Captam sais biliares e trigliceridios dificultando a absorção de gurdura e a formação de cálculos biliares transformando em substancias laxativas. Pode ser fermentada por bactérias que diminuirão o numero de outras bactérias sintetizadoras de produtos cancerígenos.
	Não é hidrolisada pelas enzimas do intestino humano. Pode ser fermentada por bactérias. 
	
	Probióticos 
	
	Bactérias probioticas: desempenham atividades benéficas. Lactias, bífido e leveduras.
	Leite fermentado e iogurtes com lactobacilos vivos.
	Reduz a hipertensão. Atuam como inibidores intestinais indesejáveis, como ativadores de imunidade humoral e celular. Aumenta a atividade fagocitária e a síntese de imunoglobulinas.ativam os linfócitos T e B.
	Facilitadores da digestibilidade da lactose, produzem substancias que inibem a ação de escherichia coli e salmonella SP. Diminuem o LDL e aumentam o HDL, reduz o triglicerídeos.
	
	
	Prebioticos
	
	Oligossacarídeos 
	Vegetais, alcachofra, raiz da chicória, dália, dente de leão, cebola, alho e banana. 
	Pode ser utilizado como adoçante por diabéticos. 
	Estimulam o crescimento natural de bifidobacterias

Outros materiais

Outros materiais