Buscar

Discursiva_2014_Gestao Ambiental e Responsabilidade Social

Prévia do material em texto

Exame Discursivo - Módulo C 2014: Valor da avaliação: 100
Questão 1 de 3 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social . 30 pontos
De acordo com trecho a seguir, responda:
Nesse universo de novos paradigmas, é possível observar que práticas tecnológicas e ambientais contemporâneas ou vanguardistas podem gerar uma interação positiva entre empresa, natureza e meio social. E desse processo podem surgir soluções, como a transformação de resíduos em novas oportunidades de negócio, em vez de serem tratados como dejetos poluidores. A adequação a essas condições possibilita um instrumental para atingir a meta de índice zero de poluição, pois, dessa maneira, a empresa trabalha com a prevenção da poluição. Mas para que isso seja realizado efetivamente, devem ser agregados novos conceitos nos processos de gestão das empresas, como a eco eficiência e o princípio da precaução.
Pergunta: Sendo assim, explique o conceito de ECOEFICIÊNCIA?
Resposta esperada: Eco eficiência expressa uma postura de gestão cujo objetivo é a sustentabilidade. Originou-se em uma publicação do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável, que o define como a “entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar.
Gabarito: p. 30, Livro da disciplina: BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2° Ed. Curitiba: IBPEX, 2012.
Sua resposta:
Nota: 
Questão 2 de 3 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social . 30 pontos
Leia o trecho, em seguida responda:
De acordo com Resolução Conama nº.001, de 18 de março de 1986 o impacto ambiental é: qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais. A classificação dos impactos ambientais deve contemplar aspectos ecológicos, sociais, culturais e econômicos, considerando os pressupostos da sustentabilidade.
Pergunta:
Nesse contexto, cite, pelo menos, três impactos sobre os elementos socioeconômicos do meio ambientes geralmente identificados.
Resposta esperada: Desapropriações; Situação populacional; Núcleos populacionais; Atividades econômicas; Infraestrutura regional; Saúde pública; Educação; Recreação e lazer; Patrimônio paisagístico, cultural, histórico e arquitetônico.
Gabarito: p. 127, Livro: BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2° Ed. Curitiba: IBPEX, 2012.
Sua resposta:
Nota: 
Questão 3 de 3 Gestão Ambiental e Responsabilidade Social . 40 pontos
Leia as informações a seguir e responda:
Foi em função das exigências provenientes de órgãos financiadores internacionais que se instituiu a Avaliação de Impacto Ambiental - AIA no Brasil (acompanhando a tendência mundial da década de 1980); esse instrumento, portanto, não representava uma postura de conscientização em relação aos fatores ambientais, Mais tarde, ela passou a compor as informações fornecidas aos sistemas de licenciamento ambiental e, posteriormente, foi incorporada à Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA na sua execução.
Pergunta: Cite, pelo menos, três marcos fundamentais da legislação ambiental no Brasil.
Resposta esperada: O aluno deverá citar pelo menos três marcos. 
Decreto n° 73.030/1973— criou a Secretaria Especial do Meio Ambiente (Sema).
Lei n, 6.803/1980 — instituiu o zoneamento industrial e incorporou a avaliação de impacto ambiental ao licenciamento industrial.
Lei n. 6.938/1981 — instituiu a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).
Decreto n. 88.351/1983  — regulamentou a Lei n. 6.938/1981.
Lei n. 7.347/1985 — importante instrumento na socialização da gestão ambiental, ela instituiu a ação civil pública contra os danos ao meio ambiente.
Resolução Conama fl. 001/1986 — regulamentou e disciplinou a avaliação de impactos ambientais.
Constituição Federal de 1988   — dedicou um capítulo (art. 225, parágrafo 1°, inciso IV) ao meio ambiente, no qual determina que o Poder Público deve exigir, na forma da lei, para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
Decreto n. 99.274/1990   — novo regulamento que abrangeu as Leis n. 6.902/1981 (Brasil, 1981a) e n. 6.938/1981, as quais definem os parâmetros para a criação de estações ecológicas e áreas de proteção ambiental e direcionam a Política Nacional do Meio Ambiente, respectivamente.
Criação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) pela Lei n. 8.490/1992  — o qual passou por sucessivas alterações no nome e no âmbito das competências e das estruturas organizacionais.
Decreto n. 6.101/2007 — estabeleceu a atual estrutura regimental, a natureza e as competências do MMA.
Gabarito: p. 124 e 125, Livro: BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2° Ed. Curitiba: IBPEX, 2012.
Sua resposta:
Nota: 
Média final:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes