Buscar

Objetiva_2014_Gestao Ambiental e Responsabilidade Social 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
	Segundo Berté (2012), a gestão ambiental encontra na legislação, na política ambiental, em seus instrumentos e na participação da sociedade, suas ferramentas de ação. Em 1975, a questão ambiental ainda era tratada de forma pontual na esfera do governo. No entanto, a introdução da temática ambiental no II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), trouxe a abordagem de linhas de ação para a evolução do processo de gestão ambiental.
Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo, com relação às linhas de ação do II Plano Nacional de Desenvolvimento, e assinale a alternativa correta.
I – Política de conservação do meio ambiente.
II – Política ambiental na área urbana e definição de áreas críticas de poluição.
III – Política de preservação de recursos naturais.
IV – Política de proteção à saúde humana.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	Apenas I – II – III – IV estão corretas.
	
	
	
	Apenas II – III – IV estão corretas.
	
	
	
	Apenas I – III – IV estão corretas.
	 
	
	
	Apenas II – IV estão corretas.
	 
	Comentário
Está é a alternativa correta. O II PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO trouxe três linhas de ação, ou seja, I – Política de conservação do meio ambiente; II – Política ambiental na área urbana e definição de áreas críticas de poluição; III – Política de preservação de recursos naturais; IV – Política de proteção à saúde humana. 
BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2012. P. 151, cap.6.
	Questão 2
	Resíduos podem ser entendidos como materiais em estado sólido ou semissólido que resultam das diversas atividades humanas (industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços de varrição etc.) e que para determinado estágio ou processo, não tem mais utilização viável. Embora não seja um processo totalmente satisfatório, existem iniciativas de gerenciamento e tratamento de resíduos na busca pela redução dos impactos ambientais causados por solos contaminados como resultado da ação antrópica.
Com base nesse contexto, faça a correlação entre as colunas A (procedimento de recuperação ambiental) e B (descrição do procedimento) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	Coluna A
	Coluna B
	Pirólise.
 
	( ) Os solos contaminados com hidrocarbonetos (gasolina, querosene, óleo diesel, álcool, óleos e graxas diversos )existentes em todos os postos de abastecimento de combustíveis licenciados até os anos recentes, uma vez identificados os vazamentos e contaminações pelos órgãos de meio ambiente estaduais, e aplicada a legislação, devem ser saneados, como remediação pelo dano ambiental causado. 
	Saneamento de solos contaminados.
	(   ) É o processo de tratamento do lixo por meio do fogo, onde ocorre a transformação por aquecimento de uma mistura ou composto orgânico em outra substância.
	Incineração.
 
	(  ) Entre os processos de destinação do lixo urbano, esse procedimento apresenta-se como uma alternativa razoável, pois, por meio de altas temperaturas (combustão controlada), o lixo é destruído, ocasionando a redução de volume e de peso, no entanto, esse processo sempre gera um resíduo, o qual pode ser em torno de até 20% do volume inicial, a ser depositado em um aterro sanitário.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	A, C, B.
	 
	
	
	B, A, C.
	
	
	
	C, B, A.
	 
	
	
	A, B, C.
	 
Comentário
Essa é a resposta correta, os conceitos são: Pirólise - é o processo de tratamento do lixo por meio do fogo, onde ocorre a transformação por aquecimento de uma mistura ou composto orgânico em outra substância. Saneamento de solos contaminados – os solos contaminados com hidrocarbonetos (gasolina, querosene, óleo diesel, álcool, óleos e graxas diversos) existentes em todos os postos de abastecimento de combustíveis licenciados até os anos recentes, uma vez identificados os vazamentos e contaminações pelos órgãos de meio ambiente estaduais e aplicada à legislação, devem ser saneados, como remediação pelo dano ambiental causado. Incineração – entre os processos de destinação do lixo urbano, a incineração apresenta-se como uma alternativa razoável, pois, por meio de altas temperaturas (combustão controlada), o lixo é destruído, ocasionando a redução de volume e de peso, no entanto, esse processo sempre gera um resíduo, o qual pode ser em torno de até 20% do volume inicial, a ser depositado em um aterro sanitário. BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2. ed. Curitiba: , 2012. P. 183-184, cap.7.
	
	Questão 3
	Segundo Berté (2012), os impactos ambientais são ocasionados por choques de interesses diretos ou indiretos, envolvendo o homem e a natureza. Para a classificação dos impactos ambientais costuma-se utilizar indicadores que decorrem de estatísticas selecionadas que representam ou resumem alguns aspectos do estado meio ambiente, dos recursos naturais e de atividades humanas relacionadas.  Um dos métodos para a análise dos impactos ambientais é a utilização de bioindicadores, que são organismos ou comunidade de organismos que constituem-se em importante ferramenta nos processos de avaliação ambiental, já que uma vez que reagem frente às alterações do meio onde estão inseridos com a modificação de suas atividades vitais normais e/ou de sua composição química, eles possibilitam tirar conclusões a respeito das condições ambientais.
 
Com base nesse contexto, faça a correlação entre as colunas A (bioindicadores) e B (descrição) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	 A.   Organismos monitores.
	(   ) Indicam o impacto da poluição pelas mudanças no tamanho de sua população ou por sua existência ou desaparecimento sob certas condições ambientais. Isso acontece, por exemplo, com as algas, que, em ambientes poluídos, podem aumentar de quantidade.
	B.   Organismos testes.
	( ) Mostram qualitativa e quantitativamente, o impacto da poluição ambiental sobre os organismos vivos. São utilizados para o monitoramento da qualidade do ar ou da água, como, por exemplo, musgos, liquens, trevos, entre outros, pois esses organismos perdem aspectos de qualidade, bem como podem reduzir ou aumentar o seu número ou mesmo extinguirem-se em ambientes poluídos.
	C.   Organismos apontadores e indicadores ecológicos.
	(  ) São indicadores cuja característica principal é a de serem altamente padronizados, utilizados em testes (bioensaios), em laboratórios toxicológicos e ecotoxicológicos, tais como a Daphnia, a Lemma, e a Tradescantia, que são utilizados em testes de toxicidade.
	 Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	A, B, C.
	 
	
	
	B, C, A.
	 
	
	
	B, A, C.
	 
	
	
	C, A, B.
	
Comentário
Esta é a alternativa correta. Organismos monitores – mostram qualitativa e quantitativamente, o impacto da poluição ambiental sobre os organismos vivos. São utilizados para o monitoramento da qualidade do ar ou da água, como, por exemplo, musgos, liquens, trevos, entre outros, pois esses organismos perdem aspectos de qualidade, bem como podem reduzir ou aumentar o seu número ou mesmo extinguirem-se em ambientes poluídos. Organismos testes – são indicadores cuja característica principal é a de serem altamente padronizados, utilizados em testes (bioensaios), em laboratórios toxicológicos e ecotoxicológicos, tais como a Daphnia, a Lemma, e a Tradescantia, que são utilizados em testes de toxicidade. Organismos apontadores e indicadores ecológicos - indicam o impacto da poluição pelas mudanças no tamanho de sua população ou por sua existência ou desaparecimento sob certas condições ambientais. Isso acontece, por exemplo, com as algas, que, em ambientes poluídos, podem aumentar de quantidade. BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2012. P. 132-134, cap. 5.
	
	Questão 4
	Segundo Berté (2012), no âmbito de ação da gestão ambiental, existem situações em que os instrumentos de proteção ambiental são aplicadosem áreas degradadas, com passivos ambientais. Não se trata, nesse caso, de um processo de prevenção, mas sim de recuperação.
De acordo com o estudado: saneamento dos solos contaminados, desumidificação, recuperação de solventes, compostagem, pirólise e incineração são:
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	Modelos de processos de desenvolvimento sustentável.
	 
	
	
	Procedimentos de tratamento de resíduos.
	
	
	
	Gerenciamento de Resíduos.
	 
	
	
	Processos de Diagnóstico Ambiental.
	 
Comentário
Processos de tratamento de resíduos – Saneamento dos solos contaminados, desumidificação, recuperação de solventes, compostagem, pirólise e incineração. BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2° Ed. Curitiba: IBPEX, 2012.p. 184. Cap.7
	
	Questão 5
	Resíduos podem ser entendido como materiais em estado sólido ou semissólido que resultam das diversas atividades humanas (industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços de varrição etc.) e que para determinado estágio ou processo, não tem mais utilização viável.  Embora não seja um processo totalmente satisfatório, existem iniciativas de gerenciamento e tratamento de resíduos na busca pela redução dos impactos ambientais causados por solos contaminados como resultado da ação antrópica. Com base nesse contexto escolha a alternativa que corresponde ao procedimento de recuperação ambiental, descrito abaixo.
 “Esse tratamento de resíduos de origem animal ou vegetal (estrume, papel e restos de comida, entre outros) constitui-se em um processo biológico de decomposição de matéria orgânica. O produto final da compostagem pode ser considerado um enriquecedor do solo ou adubo, pois pode ser aplicado ao solo para melhorar as suas características, sem que haja contaminação do meio ambiente.”
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	Pirólise.
	 
	
	
	Saneamento de solos contaminados.
	
	
	
	Compostagem.
	
	
	
	Desumidificação.
	 
Comentário
Pirólise - é o processo de tratamento do lixo por meio do fogo, onde ocorre a transformação por aquecimento de uma mistura ou composto orgânico em outra substância. Saneamento de solos contaminados – Os solos contaminados com hidrocarbonetos (gasolina, querosene, óleo diesel, álcool, óleos e graxas diversos )existentes em todos os postos de abastecimento de combustíveis licenciados até os anos recentes, uma vez identificados os vazamentos e contaminações pelos órgãos de meio ambiente estaduais, e aplicada a legislação, devem ser saneados, como remediação pelo dano ambiental causado. Compostagem.- Esse tratamento de resíduos de origem animal ou vegetal (estrume, papel e restos de comida, entre outros) constitui-se em um processo biológico de decomposição de matéria orgânica. O produto final da compostagem pode ser considerado um enriquecedor do solo ou adubo, pois pode ser aplicado ao solo para melhorar as suas características, sem que haja contaminação do meio ambiente. Desumidificação – procedimento no qual é usado um equipamento de desumidificação, que retira água em até 100% de diversas soluções orgânicas e inorgânicas. É o caso da desumidificação de lodos galvânicos úmidos gerados nas estações de tratamento de efluentes de sistemas de eletrodeposição de metais. Quanto menos água esses resíduos contiverem, mais estáveis permanecerão e mais fácil será tratá-los. BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2° Ed. Curitiba: IBPEX, 2012.p. 183-184. Cap.7
	
	Questão 6
	O diagnóstico ambiental é realizado com base na análise da totalidade de dados do RIMA (Relatório de impactos ambientais); podemos também dizer que ele ocorre após a avaliação de todas as variáveis do geossistema estudado. Abrange a descrição e a análise dos componentes de um ambiente, bem como as suas interligações, as variáveis sujeitas a impactos, diretos ou indiretos, cujos efeitos sejam altamente expressivos em função das atividades, a apresentação de um quadro de informações cartográficas em escalas compatíveis, e a identificação de tendências evolutivas dos fatores mais importantes para caracterizar a interferência (impacto).
 Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde, corretamente, ao conceito de Diagnóstico Ambiental.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	Pode ser entendido como aquelas situações onde há confronto de interesses representados por diferentes atores sociais, em torno da utilização e/ou gestão do meio ambiente.
	 
	
	
	Refere-se àquelas situações onde há risco e/ou dano social/ambiental, mas não há nenhum tipo de reação por parte dos atingidos ou de outros atores da sociedade civil face ao problema.
	 
	
	
	Consiste no conhecimento e na interpretação da interação e da dinâmica do estado ambiental em uma determinada área, relacionando-a aos fatore abiótico, bióticos antrópico.
	
	
	
	Consiste na inserção da variável socioambiental ao longo de todo o processo gerencial de planejar, organizar dirigir e controlar, utilizando-se das funções que compõem esse processo gerencial, bem como das interações que ocorrem no ecossistema do mercado, visando a atingir seus objetivos e metas da forma mais sustentável possível.
	
Comentário 
Esta é a resposta correta. Os conceitos são: Conflito ambiental pode ser entendido como aquelas situações onde há confronto de interesses representados por diferentes atores sociais, em torno da utilização e/ou gestão do meio ambiente. (p. 74-75) Problema social refere-se àquelas situações onde há risco e/ou dano social/ambiental, mas não há nenhum tipo de reação por parte dos atingidos ou de outros atores da sociedade civil face ao problema. (p. 73) Diagnóstico ambiental – Consiste no conhecimento e na interpretação da interação e da dinâmica do estado ambiental em uma determinada área, relacionando-a aos fatore abiótico, bióticos antrópico. (p. 126) Gestão socioambiental - a gestão socioambiental de uma organização consiste na inserção da variável socioambiental ao longo de todo o processo gerencial de planejar, organizar dirigir e controlar, utilizando-se das funções que compõem esse processo gerencial, bem como das interações que ocorrem no ecossistema do mercado, visando a atingir seus objetivos e metas da forma mais sustentável possível. (p. 41) BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2012. P. 75-126, cap.3.
	
	Questão 7
	Com o objetivo de elucidar os processos de apropriação e de usos dos recursos ambientais, é possível observar que estes sempre envolvem os interesses da coletividade (cuja defesa é a obrigação do Poder Público) e outros interesses específicos de determinados atores sociais. Nessas situações, tais atores sociais podem possuir grande capacidade para influir, a seu favor, nas decisões dos órgãos de meio ambiente, sobre a destinação dos recursos ambientais.
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Problema Ambiental.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	Pode ser entendido como aquelas situações onde há confronto de interesses representados por diferentes atores sociais, em torno da utilização e/ou gestão do meio ambiente.
	 
	
	
	Refere-se àquelas situações onde há risco e/ou dano social/ambiental, mas não há nenhum tipo de reação por parte dos atingidos ou de outros atores da sociedade civil face ao problema.
	
	
	
	Consiste no conhecimento e na interpretação da interação e da dinâmica do estado ambiental em uma determinada área, relacionando-a aos fatore abiótico, bióticos antrópico.
	
	
	
	Consiste na inserção da variável socioambiental ao longo de todo o processo gerencial de planejar, organizar dirigir e controlar, utilizando-se das funções que compõem esse processo gerencial, bem como das interações que ocorrem no ecossistema do mercado, visando a atingir seus objetivos e metas da forma mais sustentável possível.
	 
Comentário
Esta é a resposta correta. Os conceitos são: Conflitoambiental pode ser entendido como aquelas situações onde há confronto de interesses representados por diferentes atores sociais, em torno da utilização e/ou gestão do meio ambiente. (p. 74-75) Problema social refere-se àquelas situações onde há risco e/ou dano social/ambiental, mas não há nenhum tipo de reação por parte dos atingidos ou de outros atores da sociedade civil face ao problema. (p.73) Diagnóstico ambiental – Consiste no conhecimento e na interpretação da interação e da dinâmica do estado ambiental em uma determinada área, relacionando-a aos fatore abiótico, bióticos antrópico. (p. 126) Gestão socioambiental - a gestão socioambiental de uma organização consiste na inserção da variável socioambiental ao longo de todo o processo gerencial de planejar, organizar dirigir e controlar, utilizando-se das funções que compõem esse processo gerencial, bem como das interações que ocorrem no ecossistema do mercado, visando a atingir seus objetivos e metas da forma mais sustentável possível. (p. 41) BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2012. P. 75-126, cap.3.
	
	Questão 8
	O diagnóstico ambiental é realizado com base na análise da totalidade de dados do RIMA (Relatório de impactos ambientais); podemos também dizer que ele ocorre após a avaliação de todas as variáveis do geossistema estudado. Abrange a descrição e a análise dos componentes de um ambiente, bem como as suas interligações, as variáveis sujeitas a impactos, diretos ou indiretos, cujos efeitos sejam altamente expressivos em função das atividades, a apresentação de um quadro de informações cartográficas em escalas compatíveis, e a identificação de tendências evolutivas dos fatores mais importantes para caracterizar a interferência (impacto).
 
Com base nesse contexto, assinale a alternativa que corresponde ao meio analisado no diagnóstico ambiental descrito a seguir. 
 “É caracterizado, no processo do diagnóstico ambiental, por vários fatores e implica uma complexidade própria da atividade humana”.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	Do meio físico.
	 
	
	
	Do meio biológico.
	 
	
	
	Do meio antrópico.
	
	
	
	Do meio social.
	 
Comentário 
Meio antrópico - é caracterizado, no processo do diagnóstico ambiental, por vários fatores e implica uma complexidade própria da atividade humana. Meio Físico – é caracterizado pelas condições expressas pelo clima e pelas condições meteorológicas da área potencialmente utilizada do empreendimento, bem como pela qualidade do ar e dos níveis de ruídos na região além das características geológicas e dos recursos hídricos. Meio Biológico – é caracterizado pela observância da caracterização e análise dos ecossistemas terrestres, aquáticos e de transição da área de influência do empreendimento; pela descrição da cobertura vegetal, do mapeamento temático, dos indicadores da qualidade do ar, da umidade e da perturbação do solo. Meio social – a análise das questões sociais é analisada no meio antrópico. BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2012. P. 128-129, cap.5.
	
	Questão 9
	O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas é um instrumento de gestão ambiental (prescrito legalmente), cuja aplicabilidade ocorre nas atividades relacionada a desmatamentos, terraplanagem exploração de jazida e empréstimos, entre outras. Para realizarmos um programa de recuperação ambiental, é necessário fazer um diagnóstico e uma classificação da situação do espaço geográfico em foco. Nesse processo, é realizada a avaliação de periculosidade.
Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo, a respeito do das etapas da avaliação de periculosidade, e, em seguida, marque a sequência (ordem que são realizadas cada atividade) correta.
São etapas da avaliação de periculosidade:
I.        avaliação Inicial;
II.        avaliação final da localização;
III.        investigações técnicas e analíticas principais;
IV.      investigações técnicas preliminares.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	A sequência correta é II – IV – III - I.
	 
	
	
	A sequência correta é I – IV – III - II.
	
	
	
	A sequência correta é I – III – IV – II.
	
	
	
	A sequência correta é III – IV – I - II.
	 
Comentário
Esta é a alternativa correta. As etapas são: I. Avaliação Inicial. II. Investigações técnicas preliminares. III. Investigações técnicas e analíticas principais. IV. Avaliação final da localização BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2012. P. 179, cap.7.
	
	Questão 10
	Segundo Berté (2012), os impactos ambientais são ocasionados por choques de interesses diretos ou indiretos, envolvendo o homem e a natureza. Esses confrontos são classificados como positivos ou negativos, diretos ou indiretos, ocasionais ou permanentes e locais ou globais.  Nesse embate, desmatamentos, queimadas, erosão, aumento ou redução da camada de ozônio, efeito estufa, inversão térmica e poluição são as consequências mais graves.
Com relação ao diagnóstico ambiental, leia as afirmações abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O diagnóstico ambiental é realizado com base na análise da totalidade de dados do Rima.
( ) Abrange a identificação das tendências evolutivas dos fatores mais importantes para caracterizar a interferência (impacto).
( ) Não deve contemplar aspectos ecológicos, sociais, culturais e econômicos.
( ) Abrange as variáveis sujeitas a impactos, diretos ou indiretos, cujos efeitos sejam altamente expressivos em função de atividades, que seja no planejamento, na implantação, na operacionalização ou, ainda, na desativação destas.
( ) Abrange a descrição e análise dos componentes de um ambiente, bem como suas interligações, relatando condição ambiental da área de influência.
	Sua Escolha
	Escolha esperada
	Resposta
	
	
	
	V – V – V – F – V
	 
	
	
	V – V – F – V – V
	
	
	
	V – V – F – V – F
	 
	
	
	F – F – V – V – V
	 
Comentário
A afirmação três está incorreta, pois o diagnóstico ambiental abrange a apresentação de um quadro de informações cartográficas em escalas compatíveis, utilizando, em sua elaboração, dados ambientais (físicos, biológicos, sociais, econômicos e culturais, e orientando os métodos próprios para a análise desses processos com o propósito de caracterizar as interrelações estabelecidas entre os elementos integrantes da biota (abióticos e antrópicos) do sistema a ser atingido pela obra ou atividade. BERTÉ, Rodrigo. Gestão Socioambiental no Brasil. 2° Ed. Curitiba: IBPEX, 2012.p. 128. Cap.5

Outros materiais