Buscar

LIMITAÇÕES DO JUST IN TIME.docx

Prévia do material em texto

FACSUM-FACULDADE DO SUDESTE MINEIRO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
AS LIMITAÇÕES DO USO DO JUST IN TIME
NOME(S), RA(S):
Carolina Aparecida Diniz RA: 01550004636
Diogo do Carmo Bento 	RA:01550004734
 Felipe Marques Souza RA: 01550004701
Glaucione Das Graças Magalhães RA: 015500004790
Juliano Ricardo da Rocha Barros RA: 01550004688
Paulo Ricardo Silva Garcia RA: 01550004710
SEMESTRE:2º SEMESTRE
DOCENTE: KLEBER 
Juiz de Fora
2015
Sumário
1 Introdução	3
2 Limitações do Just in Time	4
2.1 Limitações do JIT Relacionada ao Elemento Humano	5
3 Desvantagens do Just in Time	6
4 Just in Time na Unilever	7
5 Conclusão	8
Referências Bibliográficas	9
1 Introdução
Neste presente trabalho iremos apresentar algumas das “Limitações do Just in Time” sob o ponto de vista de diferentes autores onde, mostraremos seus pontos de vista referentes ao assunto.
Pesquisamos também em alguns sites norte-americanos devido há algumas restrições de informações em sites brasileiros, a tradução da pesquisa foi realizada pelo “Google Tradutor” onde fizemos algumas alterações na concordância para o português.
2 Limitações do Just in Time
Como uma das maiores limitações do sistema JIT está ligada à flexibilidade na faixa do sistema produtivo e como não há variedades de produtos oferecidos, pode ocorrer às variações de demanda de curto prazo e o risco de greves tanto na fábrica como nos fornecedores e/ou nos transportes.
Outro aspecto importante é que muita variedade de produtos tende a complicar o roteiro de produção. Há ainda o risco de interrupção da produção por falta de estoques, aliado a problemas como quebras, greves, dentre outros problemas. Gianesi e Corrêa (1993, p. 99), diz ainda que como o sistema Kanban prevê um certo estoque entre os centros de produção, caso a variação de produtos seja muita, o fluxo não será contínuo, mas intermitente, aumentando os níveis de estoques, sendo JIT portanto contraditório em alguns aspectos.
Kanban 
é um termo de origem japonesa e significa literalmente “
cartão
” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a 
utilização de cartões
(post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.
A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com 
informações sobre quando, quanto e o que produzir
. O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “
just in time
”. A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.
Um ponto negativo na interpretação de Pozo (2004, p. 132) é a visão que muitas empresas têm de JIT, usando a filosofia de forma míope apenas para reduzir custos e aumentar lucros. Essa visão é enganosa uma vez que se trata de um processo de longo prazo, dinâmico e que envolve outros fatores como qualidade e satisfação do cliente como visão estratégica.
Podemos citar também como algumas limitações potenciais do seu uso, que são:
Dificuldade de prever a demanda do mercado. Enquanto JIT podem apresentar redução de custos para as empresas, esta vantagem deve ser pesado contra a dificuldade de prever a demanda do mercado, que flutua de forma consistente para a maioria das indústrias;
Expedição lento. O sistema JIT pode resultar em expedição mais lento ou até mesmo uma incapacidade de satisfazer encomendas de clientes no tempo. Isto terá um impacto na satisfação do cliente e vendas.
A teoria e a prática. Enquanto não há muito escrito e pesquisado sobre JIT, para a gestão de inventário, pode ser um desafio para aplicar a teoria. Enquanto a teoria parece incentivar as empresas a ficar magra e dinâmica, ele pode tornar mais difícil para as empresas a responder às mudanças nas condições de mercado, tais como um salto repentino na demanda do produto que lhe foi encomendado.
2.1 Limitações do JIT Relacionada ao Elemento Humano
Segundo o professor Marco Aurélio P. Dias (2006) O ponto chave para amenizar as limitações do JIT dentro da organização é o investimento em pessoas, seja em treinamento ou em mudança de cultura. Segue algumas citações sobre este seu ponto de vista:
Diferenças culturais: a aplicabilidade do JIT está vinculada ao elemento humano o que trás barreiras para se alcançar o sucesso no curto e muitas vezes no longo prazo. O fato de o JIT ter sua origem no Japão poderá ocorrer divergências quanto à cultura oriental em relação à ocidental;
Perfil dos operários: o JIT demanda funcionários capazes, flexíveis e comprometidos com a qualidade do produto, que cuja qualidade é essencial para o JIT;
Autonomia: devido à rigidez das regras e a existência de padrões que regem os ciclos e fluxos do JIT, as pessoas perdem autonomia (individualmente ou em grupo). Devido à redução do nível de estoque e aos ciclos de produção as pessoas sentem a pressão para que sigam as regras estabelecidas; • Relação entre gerentes e operadores: essa relação é de muita importância para o processo e para a tomada de decisão.
3 Desvantagens do Just in Time
Vários fatores, no entanto, tornar os sistemas JIT uma proposta arriscada. Uma preocupação-chave aqui é a medida em que as empresas são dependentes de determinados fornecedores, um sistema de inventário JIT iria colocar essa empresa em um risco ainda maior de rip-off em nome do fornecedor, porque a empresa não teria nenhum inventário imediato para tamponar uma interrupção do fornecimento. Tal interrupção do fornecimento pode ser tão caro que a empresa só poderia permitir que o fornecedor para sobrecarregar a empresa até o custo dessa interrupção. Este custo rip-off pode cancelar completamente fora ou mesmo exceder as economias que levaram a empresa a utilizar um sistema de inventário JIT em primeiro lugar.
Citaremos a seguir algumas desvantagens do JIT:
Pequenos imprevistos podem causar grandes estragos: como não há estoques, o atraso de um fornecedor pode deixar a fábrica parada por horas ou até dias;
Como há poucos produtos prontos estocados, a empresa nunca está pronta para fazer uma grande entrega imediata;
Se a empresa ficar um tempo longo sem vender, a linha de produção fica parada, com as máquinas e funcionários ociosos.
O site “smallbusiness.chron.com” nos apresentou a seguinte citação referente aos custos de se implementar o “Sistema JIT”:
“Os varejistas muitas vezes colocam grande confiança em fornecedores, sincronizando seus sistemas de computador com os fornecedores para que eles possam acompanhar mais diretamente os níveis de estoque em lojas ou em centros de distribuição para iniciar uma resposta rápida a baixos níveis de estoque. Isso geralmente significa acumulação de infra-estrutura de tecnologia, que é caro. Este esforço coordenado é mais envolvido no conjunto de sistemas de gerenciamento de inventário menos demoradas.
4 Just in Time na Unilever
A Unilever é uma companhia multinacional anglo-holandesa que produz bens de consumo em 190 países, nas categorias de cuidados pessoais, alimentos, limpeza, refreshment (bebidas de soja e sorvetes) e alimentação fora do lar (restaurantes). No Brasil, seus produtos incluem 700 itens de 25 marcas – entre elas, nomes consagrados como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Dove, AdeS, Close Up, Rexona, Knorr e Kibon.
Citaremos a empresa com exemplo de como supris as limitações e desvantagens do JIT pois as mesma em uma de suas fabricas localizada na cidade de Vinhedo no estado de São Paulo alojou o fornecedor de frascos de xampu para dentro de sua planta para que não ocorra atraso na entregados mesmos.
Como mostrado em seu próprio site a Unilever mantem parceria com mais de 6 mil fornecedores em que é valorizado o diálogo, o controle de riscos, a adoção de boas práticas e a conformidade com os princípios globais da companhia.
5 Conclusão
O presente trabalho mostrou que para as empresas que pretendem ou já implementaram o “Just in Time” um fator chave para o sucesso do mesmo é o planejamento, caso ao contrário ao invés de lucros ele trará prejuízos, deve-se haver bastante sintonia entre a empresa e seus fornecedores evitando assim falta de insumos.
Outro aspecto que gostaríamos de destacar é que deve-se manter seus funcionários alinhados com a política da empresa, pois a ferramenta humana é de suma importância para que não haja atrasos nos processos.
Referências Bibliográficas 
CORRÊA, L Henrique; Gianesi, Irineu G N; Just in Time, MRPII e OPT: um enfoque estratégico, 2ª ed., São Paulo: Atlas, 1993.
POZO, Hamilton; Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística, 3 ed., São Paulo: Atlas, 2004.
https://www.babington.co.uk/blog/accounting-blog/just-in-time-advantages-and-disadvantages/. Acessado em 19/10/2015
http://smallbusiness.chron.com/advantages-disadvantages-justintime-inventory-21407.html. Acessado em 19/10/2015
http://smallbusiness.chron.com/pros-cons-jit-inventory-system-3195.html. Acessado em 19/10/2015
DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. São Paulo, Atlas, 2006.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unilever. Acessado em 22/10/2015.

Outros materiais