Buscar

AV2- Estácio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado: GST0037_SM_201402158459 V.1 
	
	
	
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 25/10/2015 13:09:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201402349435)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pode ser definido como hipótese de incidência de imposto e taxa, respectivamente,
		
	
	transmissão de bem imóvel e serviço público específico e indivisível.
	
	serviço de comunicação e serviços de qualquer natureza.
	
	propriedade e serviço de comunicação.
	
	serviço público específico e divisível e serviço de pavimentação.
	 
	serviços de qualquer natureza e exercício regular do poder de polícia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402349143)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Não é Princípio Constitucional Tributário:
		
	
	Princípio da legalidade;
	
	Princípio da irretroatividade e da anterioridade;
	
	Princípio da isonomia;
	 
	Princípio da vedação do efeito confiscatório, da imunidade e isenção tributária.
	 
	Princípio da continuidade;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402223543)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No Brasil, em face da arrecadação tributária, os impostos são exigidos daqueles que exteriorização algum signo ou expressão manifestador de riqueza, por isso é incorreto afirmar que:
		
	 
	Em relação aos impostos em geral, o tributo que tem por fato gerador uma situação de aquisição de renda e que é independente de qualquer atividade estatal específica do contribuinte é o imposto.
	
	Na contribuição de melhoria, o Poder Público pode arrecadar o imposto, mas se não mencionar o elemento de valorização imobiliária, será entendido que este continua fazendo parte da caracterização e fundamentação para exigência deste tipo de tributo.
	 
	Em relação à cobrança de contribuição de melhoria, o Poder Público poderá arrecadar de todos os proprietários beneficiados o valor global do custo de uma obra, a fim de ser ressarcido das despesas realizadas, independentemente do valor cobrado de cada contribuinte.
	
	A vedação constitucional do uso de base de cálculo própria de impostos, na instituição de taxa, é lógica e coerente, porque, enquanto o valor do primeiro deve guardar proporcionalidade com a capacidade contributiva, a segunda deverá ser proporcional à contraprestação oferecida pelo Estado.
	
	A vedação legal ao cálculo das taxas em função do capital das empresas explica-se porque, se assim não o fosse, esta exação, no caso, seria proporcional ao valor do patrimônio da pessoa jurídica, grandeza esta inidônea para dimensionamento da referida espécie tributária.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402190371)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	João da Silva, trabalhador assalariado, com vínculo empregatício, decide ler pela primeira vez o seu contracheque. Verifica que, além do desconto da pensão alimentícia que paga ao filho de seu primeiro casamento, tem descontados valores a título de imposto sobre a renda (retido na fonte) e contribuição devida ao INSS. Curioso, ouviu falar que em matéria tributária é vedado que uma situação seja tributada mais de uma vez. É possível esclarecer a este contribuinte que:
		
	
	As retenções feitas são indevidas e terá direito à restituição de todo valor já recolhido nos últimos 5 (cinco) anos.
	
	O contribuinte está perfeitamente correto, já que a competência é privativa, nunca se admitindo bis in idem ou bitributação.
	
	A hipótese trata de bitributação expressamente consentida pela Constituição e regula a competência para instituir impostos e contribuições.
	 
	As retenções feitas são devidas, já que a competência para instituir os tributos em questão é de pessoas distintas (União para o Imposto de Renda e INSS para a contribuição previdenciária)
	 
	O Supremo Tribunal Federal só entende que há bis in idem quando seja tributado o mesmo fato gerador pelo mesmo tributo (que tenha idêntica hipótese de incidência e destinação ou vinculação se for o caso).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402221253)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São denominados de tributos não vinculados, isto quer dizer:
		
	
	são denominados de não vinculados porque independem de qualquer atividade ou serviço público genérico em relação ao contribuinte para que seja pago, estamos falando das taxas;
	
	estes tributos são os que têm um sujeito ativo que pode variar, ele não é vinculado ao tributo.
	
	são vinculados a uma atividade estatal, são os tributos em geral;
	
	os tributos não vinculados são aqueles pagos em caráter extraordinário, como, por exemplo, as taxas que podem ser criadas na iminência de guerra externa;
	 
	tem esta denominação, pois a sua criação e sua cobrança independem de qualquer atividade ou serviço em relação ao contribuinte, estamos falado dos impostos;

Outros materiais