Buscar

Geologia Aplicada - Relação de solos

Prévia do material em texto

Aluno: Huylber Keyse B. de Carvalho
Turma: 0534
Professora: Roberta
Relação de
Solos e Ambientes
Relação dos solos e ambientes.
Solos e Ambientes Geológicos – Os solos da região do Jalapão, são predominantemente de areias quartzosas em suas superfícies, onde também existe a bacia sedimentar do São Francisco. Já em Campos Lindos, onde predomina latossolos, solos constituídos por materiais minerais, a bacia sedimentar que nele existe é a do Parnaíba. Em Aurora do Tocantins, os solos Cenozóicos, constituído por diferentes tipos de depósitos sedimentares, ainda apresentam uma característica de materiais originários evidenciados pela presença de materiais primários, normalmente com baixa permeabilidade, que são os cambissolos.
Solos e Regionalização climática – Na região do Jalapão, de areias quartzosas, como dito anteriormente, o clima é sub-úmido seco com moderada deficiência hídrica. Com o mesmo tipo de solo, Tocantinópolis tem o clima úmido sub-úmido com pequena deficiência hídrica, e Nova Olinda, clima úmido com moderada deficiência hídrica. Típico deste clima, Arapoema tem o solo podzólico.
Solos e Precipitação Média Anual – Conceição do Tocantins, com baixa precipitação média anual, máxima de 1300 mm, é constituída por latossolos. Em Dueré, de solos concrecionários, limitados no ponto de vista agronômico, a precipitação média é cerca de 1600 a 1700 mm. Dois irmãos, com o mesmo tipo de solo, compreende a maior precipitação do estado, com mínima de 2100 mm. 
Solos e Declividade – Em Palmas, existem os latossolos, com declividades suaves. Isto é, igual ou inferior a 5%, o que acarreta num escoamento superficial lento ou médio. Paraíso do Tocantins, que comporta também os latossolos, tem uma declividade um pouco mais elevada, a saber: entre 5 a 10%. Já em Natividade, onde parte do solo é do tipo litólico, rasos, com regiões montanhosas, áreas íngremes, escoamento superficial sempre muito rápido e extremamente suscetível à erosão hídrica, sua declividade é maior que 45%.
Solos e Erodibilidade Potencial dos Solos – Palmas, região de latossolos, por ter declividades suaves, como já falamos, sua erodibilidade potencial é de muito fraca a fraca, e é de grande significado agrícola. São solos muito profundo, porosos, bem permeáveis – mesmo quando muito argilosos. Taguatinga e Dianópolis, onde tem solos litólicos, cambissolos e areias quartzosas, a erodibilidade potencial é muito forte. O relevo predominante é de montanhoso até o escarpado, com declives maiores ou iguais a 45%.
Solos e Regiões Fitoecológicas – A cidade de Santa Fé do Araguaia comporta os solos podzólicos, com floresta Ombrófila densa que ocorre na parte noroeste do estado. Dueré apresenta solos concrecionários e plintossolos, e sua vegetação predominante é o cerrado que corresponde a 87,8% da área do estado. Este, está contido também em Porto Nacional, onde os latossolos estão em maior parte.

Outros materiais