Buscar

Desenho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Desenho Técnico 
Prof: Tiago Santos
*
Desenho Técnico Mecânico
O que é desenho?
*
Introdução
Quando alguém quer transmitir um recado, pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma de palavras escritas. Quem lê a mensagem fica conhecendo os pensamentos de quem a escreveu. 
*
Quando alguém desenha, acontece o mesmo: passa seus pensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenho representam idéias e pensamentos. A representação que vai interessar neste curso é o desenho. 
*
Desenho das cavernas de Skavberg (Noruega) 
do período mesolítico (6000 - 4500 a.C.).
Representação esquemática da figura humana. 
Desenhos Artísticos. 
*
Representação egípcia do túmulo do escriba Nakht, século XIV a.C. Representação plana que destaca o contorno da figura humana. 
Desenhos Artísticos. 
*
Desenhos Artísticos. 
Os artistas transmitiram suas idéias e seus sentimentos de maneira pessoal. Um artista não tem o compromisso de retratar fielmente a realidade. O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. 
*
Desenho Técnico 
Embora não seja artístico, o desenho técnico também é uma forma de representação gráfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumentos de trabalho, como máquinas, peças e ferramentas. E esse tipo de desenho também sofreu modificações, com o passar do tempo. 
*
Desenho Técnico
O desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. 
*
Desenho Técnico
Desenho técnico de arquitetura 
*
Desenho Técnico
Desenho técnico de marcenaria 
*
Desenho Técnico
Desenho técnico mecânico 
*
Desenho Técnico
Nesses desenhos, as representações foram feitas por meio de traços, símbolos, números e indicações escritas, de acordo com normas técnicas.
*
Normas Técnicas
No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. Neste curso você vai conhecer a aplicação das principais normas técnicas referentes ao desenho técnico mecânico, de acordo com a ABNT.
*
Desenho Técnico - Elaboração
Esboço - O esboço serve de base para a elaboração do desenho preliminar. 
Desenho técnico definitivo, também chamado de desenho para execução, contém todos os elementos necessários à sua compreensão. 
*
Desenho Técnico - Elaboração
O desenho para execução, que tanto pode ser feito na prancheta como no computador, deve atender rigorosamente a todas as normas técnicas que dispõem sobre o assunto.
*
Desenho Técnico - Prancheta
Lapiseira 0.5 (ponta metálica),
Borracha macia, 
Par de esquadros (45° e 60°/30°),
Compasso.
Transferidor de graus,
Boloteiro,
Régua,
Lixa,
*
Formato de Papel
*
Legenda
A legenda deve ficar no canto inferior direito nos formatos, A3, A2, A1 e A0, ou ao longo da folha de desenho no formato A4.
*
Legenda
EXEMPLO DE UMA LEGENDA COM INFORMAÇÕES E DIMENSÕES BÁSICAS:
*
Margem e quadro
	As margens esquerda e direita, bem como as larguras das linhas, devem ter as dimensões constantes na tabela abaixo em mm.
*
Margem e quadro
Margens são limitadas pelo contorno externo da folha e o quadro. O quadro limita o espaço para o desenho.
*
Caligrafia técnica
Uma caligrafia simples, perfeitamente legível e facilmente desenhável,
constitui uma das mais importantes condições dos desenhos técnicos. Em
desenho técnico usamos uma caligrafia obedecendo às normas e não à caligrafia comum. Vejamos a diferença.
*
Desenho e Geometria
Teremos mais facilidade para ler e interpretar desenhos técnicos mecânicos se formos capazes de relacionar objetos e peças da área da Mecânica às figuras geométricas. 
*
Posições da reta e do plano no espaço
A geometria, ramo da Matemática que estuda as figuras geométricas, preocupa-se também com a posição que os objetos ocupam no espaço. A reta e o plano podem estar em posição vertical, horizontal ou inclinada.
*
Prismas
O prisma pode também ser imaginado como o resultado do deslocamento de um polígono. Ele é constituído de vários elementos. Para quem lida com desenho técnico é muito importante conhecê-los bem. Veja quais são eles nesta ilustração:
*
Pirâmides
A pirâmide é outro sólido geométrico limitado por polígonos. Você pode imaginá-la como um conjunto de polígonos semelhantes, dispostos uns sobre os outros, que diminuem de tamanho indefinidamente. 
*
Sólidos geométricos vazados 
Os sólidos geométricos que apresentam partes ocas são chamados sólidos geométricos vazados. As partes extraídas dos sólidos geométricos, resultando na parte oca, em geral também correspondem aos sólidos geométricos que você já conhece.
	Observe a figura, notando que, para obter o cilindro vazado com um furo quadrado, foi necessário extrair um prisma quadrangular do cilindro original.
*
Comparando sólidos geométricos e objetos da área da Mecânica
*
Linhas Convencionais
Tipos e Prioridade:
Aresta e contorno visível
Aresta e contorno não visível
Corte e seção
Centro
Cota e auxiliar
Terminação da linha de chamada:
Simples
Ponto
Seta
Linha de cota
Superfície
Contorno
Ruptura
*
Escalas
1:2
1:5
1:1,25
1:2,5
AMPLIAÇÃO
1,25:1
2:1
5:1
2,5:1
1:7,5
7,5:1
REDUÇÃO
1:1
NATURAL
*
PROJEÇÕES ORTOGONAIS
1º DIEDRO
*
Projeções Ortogonais
*
Projeções Ortogonais
*
Projeções Ortogonais
*
Projeções Ortogonais
*
*
*
PROJEÇÕES ORTOGONAIS
3º DIEDRO
Nos Estados Unidos e Canadá, entretanto, convencionou-se usar as projeções com disposição diferente, sendo esse sistema chamado de “projeção no 3º diedro”. É importante o conhecimento deste tipo de representação , visto existir no Brasil grande número de indústrias de origem norte-americana e canadense.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais