Buscar

Transfomações Globais e Relações Internacionais av1

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0259_AV1_201303014165 (AG) » TRANSFORMAÇÕES GLOBAIS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201303014165 - FABIANA 
	Professor:
	ROSANA PACHECO DE QUEIROZ
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 08/10/2015 19:19:39
	
	 1a Questão (Ref.: 201303043484)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durante o período da Guerra Fria o mundo esteve dividido em duas grandes áreas de influência; parte do leste europeu e da Ásia sob os auspícios do comunismo soviético, e o Ocidente e parte da Ásia sob a liderança capitalista americana. Neste período, a fim de conter os avanços do comunismo no mundo e garantir a segurança de sua área de influência, os EUA criaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte - a OTAN -, e do lado soviético é criado o Pacto de Varsóvia, sob o mesmo pretexto. De que maneira podemos analisar esses mecanismos?
		
	
	Foram mecanismos voltados para o estabelecimento de uma aliança militar entre as superpotências.
	 
	O conflito natural entre o centro - os Estados mais ricos - e a periferia - os países subdesenvolvidos - criou a necessidade de formar organismos internacionais que mantivessem as áreas de influências coesas e submissas às grandes potências.
	
	A fim de promover a expansão de suas próprias hegemonias, os EUA e a URSS criaram estruturas internacionais para legitimar suas ações, além de propagar seus princípios na área de influência oposta.
	 
	A OTAN e o Pacto de Varsóvia foram típicos exemplos de equilíbrio de poder, já que limitavam o enfrentamento entre as duas superpotências e evitavam uma guerra nuclear.
	
	Para evitar os riscos inerentes à anarquia internacional, os EUA e a URSS criaram organismos que deveriam agir em conjunto para equilibrar as forças militares em todo o mundo, cooperando na busca pela paz no sistema internacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303043487)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos documentos básicos das Nações Unidas e foi assinada em 1948. Nela, são enumerados os direitos que todos os seres humanos possuem, criando uma perspectiva comum de respeito por parte dos Estados em relação aos povos, e formando o que se entende como bem coletivo da humanidade. Qual corrente teórica prevê esse tipo de produção política?
		
	
	O realismo ao identificar a hegemonia de um pensamento sobre todos os outros.
	
	O Marxismo ao prever a tentativa dos Estados mais poderosos em implantar uma cultura comum e massificadora no contexto global.
	 
	Os pluralistas que afirmam que a sociedade internacional deveria promover bens comuns sobre o estado.
	
	Os solidaristas que acreditam no fortalecimento dos Estados como mecanismo de promover a diversidade dos valores humanos.
	 
	A Teoria de Sistema Mundo demonstrando o conflito entre o pensamento oriundo do centro e da periferia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303043453)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Embora o período de vigência da chamada Pax Britânica não tenha sido tão extenso (1815 - 1914), as transformações no contexto internacional provocadas por este período trouxeram características que se mantêm vigentes até os dias atuais, entre elas:
I) Expansão do sistema liberal capitalista para o resto do mundo;
II) As bases para a Guerra Fria e a disputa entre o comunismo e o capitalismo;
III) Condições materiais e econômicas para o estabelecimento da pax americana no século XX;
IV) A iniciativa de ordenação mundial com base nas organizações internacionais.
Estão CORRETAS:
		
	 
	I e III
	
	II e IV
	
	III e IV
	
	II e III
	
	I e IV
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303043381)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre a Unificação Alemã (1871) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o mundo extra europeu foi dividido entre as grandes potências. Com isto foram constituídos impérios coloniais e desenvolveu-se uma intensa rivalidade. Considere as afirmações abaixo, em relação a esta conjuntura:
I) A Alemanha era o estado europeu com a economia de maior crescimento, o qual, por ter chegado atrasado à partilha colonial, ameaçava o poderio inglês através da corrida naval;
II) A rivalidade entre os impérios levou à divisão da Europa em dois blocos, que se enfrentaram na Primeira Guerra Mundial, desencadeada pelo atentado de Sarajevo;
III) A Alemanha aliou-se à Inglaterra para neutralizar a França e os EUA, pois estes países eram seus adversários na constituição de impérios coloniais;
IV) Com o fim da guerra, o Império Britânico sai ainda mais fortalecido, gerado um forte sentimento de revanchismo na Alemanha.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	II e III
	 
	I e II
	
	I e IV
	
	III e IV
	
	I e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303043332)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:
		
	
	Apoiar a reconstrução européia e formar mercado para fortalecer a economia americana.
	
	O interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.
	
	O deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus.
	
	A necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária européia, devastadas durante a II Grande Guerra.
	 
	O temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu como oposição à economia dos Estados Unidos.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303043336)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica internacional que expressou o(a):
		
	
	A hegemonia econômica mundial das ex-nações imperialistas, tais como a Inglaterra e a França.
	 
	O fortalecimento da Europa como grande centro de poder mundial.
	
	A liderança política mundial da China Comunista através de sua participação na ONU.
	 
	O conflito político e ideológico entre a União Soviética e os Estados Unidos e a ampliação da chamada Pax Americana.
	
	A supremacia política e militar da Europa Ocidental e a formação de um organismo militar global, a OTAN.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303043343)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A criação do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do BIRD (Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento) estão vinculados, diretamente, à:
		
	
	Disputa ideológica entre as superpotências da Guerra Fria e o apoio econômico as suas áreas de influência.
	
	A Conferência de Yalta (Criméia), em 1945, que estabeleceu as agências financiadoras para a reconstrução da Europa e Ásia no pós-guerra.
	
	Desvalorização do dólar em relação ao ouro implementada por Nixon no início dos anos setenta.
	 
	Conferência de Bretton-Woods (EUA), em 1944, com a formação do Banco Mundial.
	
	Substituição do padrão ouro pela libra esterlina com intuito de fortalecer e desenvolver as economias dos países pós-guerra.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303045536)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O multilateralismo pode ser entendido como um mecanismo de legitimação de determinadas políticas no plano internacional, contando com o apoio de um numero expressivo de paises e organizações internacionais. Para o Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, atitudes multilaterais por parte dos Estados deve ser uma constante nas relações internacionais, transformando o sistema internacional em um ambiente mais democrático. Em outras palavras, podemos afirmar que o multilateralismo é:
		
	
	Uma posição que favorece os interesses dos países mais poderosos, já que legitima apenas as posturas assumidas pelos Estados fundadores das organizações internacionais.Próprio do mundo pós Guerra Fria, quando o papel dos países emergentes acabou minando qualquer possibilidade de alinhamento internacional em torno de políticas que beneficiem todos as nações.
	
	Fragilizado pela existência das organizações internacionais, a medida que medidas multilaterais tendem a mostrar a irrelevância destes organismos, por serem onerosos, exageradamente burocráticos e reprodutores dos interesses das grandes nações.
	 
	Uma forma de se estabelecer mecanismos de governança global, através da qual torna-se possível desenhar acordos e tratados internacionais seguidos pela maior parte dos paises.
	
	Uma teoria sobre a ordem no sistema internacional da Guerra Fria, e descreve um sistema dominado pela estrutura bipolar e a ascensão dos NICs.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303072544)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alem do enfraquecimento europeu, o apoio dos Estados Unidos e o trabalho das organizações internacionais foram fundamentais para o movimento de descolonização na África e Ásia. O fato é que o discurso colonialista era incompatível com a nova ordem internacional no pós II Guerra Mundial, abrindo um espaço decisivo nos processos de independência nas antigas colônias européias. Sobre isso, considere as seguintes afirmações:
I) Mesmo com o apoio da ONU, a descolonização levou os paises africanos para longe da política internacional, isso porque estes paises não desejavam participar das relações internacionais;
II) Os Estados Unidos apoiavam a autodeterminação dos povos como um mecanismo benéfico à expansão do capitalismo mundial;
III) O processo de descolonização com o apoio dos Estados Unidos acabou provocando desentendimentos políticos entre as potencias européias e o governo americano;
IV) Com a independência dos paises africanos, há um amplo debate sobre a chegada de novos temas na agenda internacional, tais como subdesenvolvimento, analfabetismo e isolamento destes paises nas questões internacionais.
Estão CORRETAS as afirmações:
		
	
	I, II e IV
	
	I e IV
	 
	II e IV
	
	II e III
	
	I e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303043474)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tendo como um dos seus grandes expoentes o teórico Immanuel Wallerstein, a Teoria do Sistema Mundo basea-se fundamentalmente nas concepções gramscianas sobre hegemonia e nos estudos marxistas sobre as relações de poder e a lógica de funcionamento do sistema internacional. A partir dessa base teórica, Wallerstein propõem um funcionamento não linear entre as unidades políticas no sistema internacional, os Estados, decompondo uma utópica harmonização de todas as nações perante as imperfeições próprias do capitalismo mundial. Essa afirmação pode ser exemplificada através de:
		
	 
	A posicionamento dos Estados perante a economia mundial é ilustrativo de uma distribuição desigual de poder, criando condições de centralidade - os países mais ricos - ou periferia - os países mais pobres.
	
	A existência de organizações internacionais mostra a necessidade em criar organismos horizontalize os interesses entre as nações, eliminando o conflito nas relações interestatais.
	
	A aceitação de uma liderança no sistema internacional abre condições para a formação de uma ordem não conflitiva, em detrimento da anarquia e a favor da criação de regras globais.
	
	O conflito militar entre as nações ilustra a competição natural entre os Estados pela maximização do poder nacional, subvertendo a lógica do interesse coletivo pela paz que deveria guiar o sistema internacional.
	
	A formação de blocos econômicos demonstra a pré disposição dos Estados em se associar a fim de buscar poder no contexto internacional, criando estruturas de poder que não rivalizam no plano global.

Outros materiais