Buscar

Resenha Crítica de Revisitando as noções de espaço lugar paisagem e território sob uma perspectiva geográfica

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CURSO DE HISTÓRIA
HISTÓRIA E INTERDISCIPLINARIDADE - GEOGRAFIA
PROFESSOR: GIRLAN CÂNDIDO DA SILVA
ALUNO: MATHEUS PHELIPE MAMEDE LOPES DA LUZ
REVISITANDO AS NOÇÕES DE ESPAÇO, LUGAR, PAISAGEM E TERRITÓRIO, SOB UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA 
Recife
2013
Matheus Phelipe Mamede Lopes da Luz
REVISITANDO AS NOÇÕES DE ESPAÇO, LUGAR, PAISAGEM E TERRITÓRIO, SOB UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA 
 Resenha crítica apresentada como atividade complementar
 Para a disciplina de Geografia, pelo Curso de História da
 Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrada,
 Pelo professor Girlan Cândido da Silva.
 
Recife
2013
REVISITANDO AS NOÇÕES DE ESPAÇO, LUGAR, PAISAGEM E TERRITÓRIO, SOB UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA 
CABRAL, Luiz Otávio. Revisitando as noções de espaço, lugar, paisagem e território, sob uma perspectiva geográfica. Santa Catarina: Revista de Ciências Humanas EdUFSC, 2007 15p. 
Este artigo, que tem por autor o professor doutor Luiz Otávio Cabral, busca trabalhar e trazer uma nova forma de explanação de alguns conceitos do meio geográfico, se baseando em obras da literatura geográfica brasileira. 
O artigo Revisitando as noções de espaço, lugar, paisagem e território, sob uma perspectiva geográfica, procura ambientar os conceitos na história da produção das ciências sociais brasileiras – com foco na ciência geográfica – e compreender como foi o uso dos conceitos para a explanação de diversas consequências da expansão no mundo contemporâneo. 
Todos esses conceitos são explanados ao longo de suas quinze páginas, divididas em: Introdução; A dimensão espacial e o uso da geografia; Espaço; Lugar; Paisagem; Território; Considerações finais; Bibliografia. 
A quantidade de produção literária geográfica é imensa, e ocorre certa falta de foco nessa produção, como é citado pelo autor do artigo “Desse modo há uma miríade de assuntos que vem sendo abordados a partir de perspectivas de análise mais ou menos diversas” e com isso é visto frequentemente o uso do conceito de espaço para compreender o porquê das mudanças e a partir dessa compreensão, analisar as novas estruturas vigentes atualmente. 
No ponto do uso geográfico da dimensão espacial são abordadas as formas de análise espacial por meio de divisões nas ciências sociais, enquanto um ponto defende que as condições geográficas são dadas para descrever o ambiente, e quando não são determinantes, são tomadas como explicativas de diversos aspectos no âmbito social e o outro ponto de vista defende que o espaço trabalha simultaneamente, tanto como produto, como produtor. Advinda a essas duas concepções, pode-se concluir que a nova formação da análise geográfica está diretamente ligada com o significado das anteriores analises e do destrinchar dos conceitos ligados ao espaço. 
Para o entendimento do “Espaço” como conceito (perspectiva) geográfico, é preciso estudar diversas obras, algumas são: A natureza do Espaço de Milton Santos e A condição Humana de Paulo César da Costa Gomes, apesar de grande semelhança entre as obras, pode se dizer que Milton Santo aprofundou sua pesquisa mais teoricamente, enquanto, Paulo Gomes deu mais didática ao seu estudo. Para Paulo Gomes, são três as características que definem o espaço geográfico: É sempre uma extensão fisicamente constituída, concreta, material, substantiva; compõe-se pela dialética entre a disposição das coisas e as ações ou práticas sociais; a disposição das coisas materiais tem uma lógica ou coerência. Do deslindar do pensamento de Paulo Gomes se assume uma postura de simultaneidade entre o material e o social, uma postura onde todos os sentidos são levados em conta para a definição do conceito.
Para Milton Santos, o espaço é um composto de formas, onde essas formas existem em relação aos seus usos e significados que são as suas condições de existência. Para o estudo analítico do espaço é necessário ter uma boa noção da linguagem, pois o vocábulo “espacial” remete muitas vezes para um entendimento “físico”. O próprio Paulo Gomes discorre em analogias acerca do sentido das palavras, segundo ele, as palavras se articulam entre si para formar outros sentidos. Em relação ao pensamento de Paulo Gomes, Milton Santos diz que é necessário captar o mais importante de cada momento histórico (o que é capaz de caracterizar esse momento) para concretizar o pensamento. 
O conceito de “Lugar” para muitos estudiosos cresceu relacionado com a Geografia Humana, com foco em dois de seus ramos a Geografia Humanista e a Geografia Radical. Uma das maiores preocupações da Geografia Humanista foi com a definição do lugar como fundamental na vida humana, e isso aparece em alguns pensamentos que associam o espaço e o lugar como termos totalmente complementares. O maior consenso em relação humanista do conceito de lugar é a admissão da importância das experiências causadas pelo lugar em seus habitantes. Na teoria praticada pela Geografia Radical o lugar vem sendo construído com a sociedade ao longo de sua história, colocando a história como um conjunto de possibilidades e consequentes ações, e as sociedades diferem por realizar uma ou outra ação. Apesar das diferenças entre os pensamentos, é possível fazer uma junção entre as semelhanças que caracterizam a compreensão da importância da relação do homem com o lugar. 
A importância do conceito de “Paisagem” oscilou ao longo do tempo, enquanto pôde ser visto como uma definição da visualização qualquer coisa na superfície terrestre, também pôde ser considerado como algo inferior a um conceito. Dois focos foram dados ao conceito de paisagem, o ponto “sistêmico” que defende que a partir de um dinamismo (causado pela instabilidade de variados elementos) a paisagem é concebida como uma realidade objetiva, e o ponto “cultural” torna a paisagem um mediador entre o subjetivo e o real, um mediador capaz de harmonizar essa relação. 
Uma das concepções mais difundidas em relação ao conceito de “Território” é a de que a concretização da ação do homem no espaço é a definição mais adequada de “Território” e a importância desse conceito ascendeu vertiginosamente no século XX, o conceito de território também remete a apropriação do homem sobre determinada área, outro conceito é o de territorialidade que traz a ideia de posse e da consequente defesa do território conquistado pelo homem. A geografia tradicional trouxe o conceito de território como: uma área terrestre de que o homem toma posse. Mas, com o passar dos anos, foram surgindo conceitos mais amplos que tomavam outras formas de ressaltar outras características. 
Com a abordagem e difusão a respeito dos conceitos de espaço, lugar, paisagem e território, se encerra a obra que buscou fragmentar os conceitos para explanar toda a subjetividade e realidade acerca dos mesmos. 
Este é um artigo recomendado para todos os estudantes das ciências sociais, principalmente a geografia, e para todos os que se interessam em um estudo mais profundo acerca de conceitos e divisões geográficas, pois, o artigo trouxe diversos pontos anteriormente abordados por diversas obras consagradas para basear e fundamentar a sua ideia. 
Graduando do curso de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) 1º Período.

Outros materiais