Buscar

Exercício de Bioquímica (Enzimas, Carboidratos, Lipídeos)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de Bioquímica – AV2
1 – O que são enzimas? São moléculas responsáveis por catalisar reações químicas.
2 – Quais as funções das enzimas? Acelerar as reações químicas, com isso tem o catabolismo (onde grandes moléculas são quebradas e viram pequenas moléculas) e o anabolismo (onde pequenas moléculas se juntam e viram grandes moléculas).
3 – Diferencie Cofatores de Coenzimas: Cofatores são íons inorgânicos e coenzimas são moléculas orgânicas.
4 – O que é sitio ativo? É a cavidade onde ocorre a reação catalítica, não a enzima toda, só o local na enzima. Substrato é a molécula que liga ao sitio ativo e sofre ação da enzima.
5 – Qual a diferença do modelo chave e fechadura e do modelo encaixe induzido? No modelo chave e fechadura o encaixe é perfeito do substrato e sua enzima, e só vai exercer sua função e transformar o produto, depois de encaixado. Já o modelo de encaixe induzido, a enzima não é encaixe perfeito, ela é induzida para se adaptar ao substrato (muda sua conformação) depois do produto, e ao final, volta a sua conformação normal.
6 – Quais fatores alteram a velocidade das reações enzimáticas? Temperatura, pH e concentração de substrato.
7 – Explique porque o pH e a temperatura interferem na atividade das enzimas. A temperatura e pH são capazes de alterar a atividade das enzimas e, consequentemente, a velocidade das reações por elas catalisadas. Nesse sentido, cada enzima possui um pH ótimo de atividade (onde sua atividade é máxima); para a maioria das enzimas ele está entre 4,5 e 8,0. Quanto à temperatura, a velocidade das reações enzimáticas aumenta com a temperatura até que seja atingida a velocidade máxima. A partir desse momento, a velocidade da reação começa a decrescer, o que pode ser explicado pelo início da inativação das enzimas pela temperatura.
8 - Como se define inibição enzimática? Explique os seus tipos. Molécula que bloqueia a ação da enzima. Inibição irreversível – se combinam covalentemente com um grupo funcional pertencente à enzima; Inibição reversível – interações fracas, podem ser liberados e reverter o processo de inibição; Inibição competitiva – o inibidor compete com o substrato; Inibição não-competitiva – O inibidor se liga na enzima, mas não liga no sitio ativo e não compete com o substrato; Inibição incompetitiva – o inibidor só vai ligar, depois de ter se ligado ao substrato. 
9 – O que são carboidratos? São hidratos de carbonos, com a fórmula molecular (CH2O) n, formado por carbono, hidrogênio e oxigênio. 
10 – Quais as funções dos carboidratos? Fornecimento de energia; Moléculas sinalizadoras; Componente de membrana celular, (exoesqueleto de insetos).
11 – Como são classificados os carboidratos? Explique: Monossacarídeos, tem apenas uma molécula; Dissacarídeo, tem dois monossacarídeo ligados; Oligossacarídeos, de 3 a 11 monossacarídeos; Polissacarídeos, a parti de 12 monossacarídeos. 
12 – Defina monossacarídeos. Carboidratos mais simples. As mais comuns são, frutose, glicose e galactose.
13 – Quais as principais características dos monossacarídeos? Apresenta 1 molécula cadeia curta, sólidos, incolores e solúveis em água, sabor doce.
14 – Classifique os monossacarídeos de acordo com: Grupo químico e quantidade de carbonos. Quimicamente classificam-se em Aldoses e Cetoses; Quantidade de carbono classificam-se em Triose quando tem 3 carbonos, Tetrose quando tem 4 carbonos, Pentose quando tem 5 carbonos (desoxirribose e ribose), Hexose quando tem 6 carbonos (glicose, frutose, galactose), Heptose quando tem 7 carbonos
15 – Defina Dissacarídeo, destacando os mais importantes. São 2 monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas. Os mais importantes são Maltose = glicose + glicose (trigo, grãos); Sacarose = glicose + frutose (cana de açúcar); Lactose = glicose + galactose (leite). Ligação glicosídica é uma ligação entre uma Hidroxila OH e o Oxigênio O, sendo uma ligação covalente e forte.
16 – Defina e classifique os tipos de polissacarídeos. São os maiores carboidratos. Os mais comuns são Amido, Glicogênio, Celulose e Quitina.
17 – Cite as principais funções dos seguintes polissacarídeos: Amido, Glicogênio e Quitina. Amido tem função de estoque de energia, encontrado nos vegetais; Glicogênio tem a função de reserva energética nas células animais, encontrado principalmente no fígado e nos músculos; Celulose substancia fibrosa, resistente e insolúvel em água, encontrado na parede celular dos vegetais, ajuda a digerir o resto, é fibra alimentar; Quitina é o principal componente da parede celular dos fungos e do exoesqueleto dos artrópodes.
18 – Quimicamente como são formado os lipídeos? Álcool + ácido graxo, são apolares.
19 – Quais as principais características dos lipídeos? São moléculas hidrofóbicas, insolúveis em água, importante no metabolismo.
20 – Cite as principais funções dos lipídeos. Constituintes da membrana celular, Isolante térmico, Produz energia através da oxidação da gordura, Ações metabólicas especializadas.
21 – Como são classificados os lipídeos? Simples, ácido graxo + álcool (óleos, gorduras e ceras); Composto, ácido graxo + álcool + moléculas (fosfolipídios, glicolipideos, esteroides). 
22 – De acordo com o grau de saturação, como são classificados os ácidos graxos? Saturados, apenas ligações simples e Insaturados, tem ligações duplas, e podem ser: Monoinsaturadas (1 dupla ligação); Poliinsaturada (mais de uma dupla ligação).
23 – De que são formadas as moléculas de triglicerídeos? São fontes de gordura do nosso organismo, formado por um álcool e três ácidos graxos. É um glicerol.
24 – Cite os alimentos ricos em triglicerídeos: Carnes gordura de origem animal; Derivados do leite.
25 – Quais os tipos de lipídeos que compõem as membranas biológicas? Fosfolipídios e Colesterol.
26 – Cite uma função do colesterol. Componente da membrana plasmática e precursor de hormônios esteroides. O colesterol ajuda a selecionar o que vai entrar na membrana plasmática. 
27 – Energia de ativação? Energia necessária para que uma reação ocorra, se a energia for alta, dar mais trabalho, se for ideal, é mais rápida. É a energia necessária para transformar substrato em produto.

Outros materiais