Buscar

Exercicio de Fisiologia Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Ventrículo esquerdo “porta” de saída do sangue rico em O2 e pobre em CO2 que sai para todo o corpo. Ventrículo direito “porta” de saída do sangue rico em CO2 para os pulmões. Veia cava inferior sangue rico em CO2 e pobre em O2, trazido da região inferior do corpo. Veia cava superior sangue rico em CO2 que retorna da região superior do corpo. Átrio direito “porta” de entrada de sangue rico em CO2 chegando de todas as partes do corpo. Átrio esquerdo “porta” de entrada do sangue rico em 02 vindo dos pulmões. Artéria aorta transporta o sangue rico em O2 para todo o corpo. Sistema Circulatório Coração é a bomba propulsora. Sístole = a contração e Diástole = relaxamento. Bradicardia = desacelera e Taquicardia = acelera. Artéria = saída e Veias = chegada. Sistema respiratório – Tem a função de troca gasosa entre 02 em 21%, CO2 em 1% e N2 em 70%. Hemoglobina faz o transporte de O2 (O2 + Hb = oxiemoglobina; CO2 + Hb = carboemoglobina). Hematose é o processo fisiológico de troca gasosa de CO2 para O2. 
Comente fisiologicamente os movimentos da inspiração e expiração: Na inspiração o diafragma dilata e costelas dilatam, músculos intercostais internos dilatam e os músculos externos contraem, a pressão interna P1 é menor que pressão externa P2. Já na expiração o diafragma e costelas contraem, os músculos intercostais internos contraem e os músculos externos dilatam, a pressão interna P1 é maior que a pressão externa P2.
Qual a importância do nervo frênico para a respiração? Controla a ritmicidade da respiração.
Como atua a pressão interna e externa na respiração? A pressão interna P1 é maior que a pressão externa P2 durante a expiração. Já na inspiração a pressão interna P1 é menor que pressão externa P2.
Trajeto do ar do meio externo aos alvéolos pulmonares? O ar passa pelas narinas (nariz), fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos. 
O que seria a hematose e sua importância? É a troca gasosa de gás carbônico por gás oxigênio nos alvéolos pulmonares. Isso é importante porque o organismo necessita de oxigênio para a realização do metabolismo.
Qual a importância da pressão positiva e negativa? Para manter o equilíbrio e homeostasia. 
Pequena circulação – Ou circulação pulmonar é a parte da circulação sanguínea onde o sangue é bombeado para os pulmões e retorna rico em oxigênio de volta ao coração, é uma circulação coração-pulmão-coração, onde inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo do coração.
Ventrículos, sua importância e circulação sistêmica – Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação coração-tecido-coração - entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração
Diferença de artérias e veias – As veias vão levar sangue do corpo em direção ao coração e as artérias vão levar sangue do coração em direção ao corpo.
Grande circulação - A grande circulação, encarregada de levar o oxigênio, os nutrientes e as restantes substâncias a todos os tecidos periféricos.
Pequena circulação - A pequena circulação, encarregada de conduzir o sangue até aos pulmões para eliminar o dióxido de carbono e o enriquecer em oxigênio.
Porque o sangue não retorna? Por conta das válvulas especiais das veias, que impedem que o sangue flua na direção errada (refluxo).
Trombose - É a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas.
Descreva a anatomia fisiológica do sistema respiratório: Os pulmões contem milhões de pequenos sacos cheios de ar, os alvéolos, conectados pelos bronquíolos e pela traqueia, com o nariz e com a boca. A cada inspiração, os alvéolos são expandidos enquanto que na expiração, o ar é forçado para fora dos alvéolos, até o exterior. Dessa forma, ocorre renovação continua do ar nos alvéolos, processo que é chamado de ventilação pulmonar.
Explique como os diferentes músculos produzem inspiração e a expiração: Na expiração o diafragma relaxa, as costelas relaxam, os músculos internos intercostais contraem e externos dilatam e os pulmões se contraem. Já na inspiração o diafragma comprime, costelas dilatam, músculos internos intercostais dilatam e externos contraem e os pulmões inflam.
Como a pressão alveolar se modifica durante o ciclo respiratório? Durante a inspiração a caixa torácica fica expandida o que também expande os pulmões, dessa forma durante a inspiração, a expansão da caixa torácica faz com que a pressão alveolar diminua até cerca de -3mmHg. Durante a expiração, ocorrem efeitos exatamente opostos a compressão da caixa torácica, em torno dos pulmões, a pressão alveolar a cerca de +3mmHg.
Qual a função do surfactante nos alvéolos? Atua como um detergente, diminuindo de modo acentuado a tensão superficial do líquido que reveste os alvéolos, o que impede o colapso pulmonar.
Explique o significado das expressões volume corrente, frequência respiratória, volume minuto respiratório, capacidade funcional residual e capacidade vital. Dê os valores médios de cada um. Volume corrente é o volume do ar corrente que entra e sai do pulmão a cada respiração, e seu valor médio é 500ml. Frequência normal da respiração no adulto é 12 por minutos. O volume minuto respiratório é cerca de 6 litros, que é o ar que passa para dentro ou fora das vias respiratórias a cada minuto. Capacidade funcional residual é a soma do volume de reserva expiratória e do volume residual, e seu valor médio é cerca de 1.200ml. Capacidade vital é uma medida da capacidade global de uma pessoa inspirar e expirar ar, e seu valor normal é 4.500ml.
Explique como é que o espaço morto ocorre nas vias respiratórias e qual é o seu significado. Muito ar do que é puxado para as passagens respiratórias, a cada respiração, nunca atinge os alvéolos, por encher as passagens como nariz, a faringe, a traqueia e os brônquios. Em seguida, esse ar é expirado, sem nunca ter entrado nos alvéolos, acaba sendo um ar inútil.
Explique o que quer dizer pressão parcial. Quais são as pressões parciais aproximadas dos gases importantes nos alvéolos? É a pressão exercida por algum gás, enquanto fizer parte de uma mistura de gases. Nitrogênio (PN2), Oxigênio (PO2), Gás carbônico (PCO2), Vapor d’água (PH2O).
Explique os fatores que determinam a intensidade do transporte de um gás através da membrana respiratória. Quanto maior for a diferença de pressão entre uma face da membrana e a outra, maior vai ser a intensidade (ou velocidade) da difusão; Quanto maior for a área membrana respiratória, maior será a quantidade de gás que pode difundir, em determinado período de tempo; Quanto mais delgada for a membrana, maior será a intensidade da difusão do gás; Quanto maior for a solubilidade do gás na membrana respiratória, tanto maior será a velocidade (ou intensidade) com que o gás irá difundir; Um gás difunde através de uma membrana aproximadamente na proporção inversa da raiz quadrada de seu peso molecular.
Discuta o transporte global de oxigênio, desde a atmosfera até as células dos tecidos. Primeiro a difusão do oxigênio dos alvéolos para o sangue pulmonar; Segundo o transporte do sangue pelas artérias até os capilares teciduais e terceiro a difusão do oxigênio dos capilares para as células teciduais.
Explique o papel da hemoglobina no transporte do oxigênio. Quando o oxigênio difunde dos pulmões para o sangue, uma pequena proporção fica em solução nos líquidos do plasma e dos glóbulos vermelhos, mas, quantidade de oxigênio sessenta vezes maior combina imediatamente com a hemoglobina dos glóbulos vermelhos, e é transportado, sob essa forma combinada, para os capilares dos tecidos. Sem a hemoglobina, a quantidade de oxigênio que poderia ser transportada seria apenas uma pequena fração da que seria necessária para manter a vida.
Explique o transporte de gás carbônico, desde os tecidos para o sangue e daí, pelos pulmões, até a atmosfera. A pressão do gás carbônio nas células aumenta até 50mmHg, com o desenvolvimentode diferença de pressão entre as células e o sangue capilar. Isso promove a difusão do gás carbônico para fora das células, passando para o liquido intersticial e dele passando para o sangue capilar. Por esse sangue é transportado para os pulmões.

Outros materiais