Buscar

pt. indv IV de bacharelado em administração

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino Presencial Conectado
bacharelado em adiministração
nayara maria soares ferreira 
PRODUÇÃO TEXTUAL—INDIVIDUAL
NAYARA MARIA SOARES FERREIRA 
PRODUÇÃO TEXTUAL—INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado
 em Administração da UNOPAR – Universidade
 Norte do Paraná, referente ás disciplinas do IV semestre. 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ............................................................................................3
DESENVOLVIMENTO ................................................................................4
CONCLUSÃO .............................................................................................7	
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.................................................................8
INTRODUÇÃO
Desde de 1988 com o regime democrático e a promulgação da Constituição Federal – que consta dos direitos civis, políticos, sociais, culturais e econômicos – o Brasil vem alcançando grandes conquista sociais que possibilitaram o desenvolvimento econômico do país. Porém os direitos humanos concedidos por esta Constituição nem sempre são cumpridos por parte do Estado e das próprias organizações empresariais. 
Focando para a área das organizações empresariais, existem direitos organizacionais e trabalhista que toda empresa, independentemente de seu tamanho ou do setor econômico a que se encontra, deve cumprir. Muitas das organizações não garantem todos os direitos do trabalhador, além de cobrar jornadas exaustivas dos mesmos e oferecer condições inadequadas quanto ao local de trabalho.
O presente trabalho tem o intuito de discorrer sobre as consequências de jornadas exaustivas e locais inadequados de trabalho, informar alguns mecanismos utilizados pelas empresas para garantir o cumprimento dos direitos humanos e comentar ainda sobre a atuação socialmente responsável no processo relacionado ao subsistema de Gestão de Pessoas utilizado por organizações empresariais.
DESENVOLVIMENTO
A Constituição Federal (CF) de 1988, no artigo 6° e 7° trata dos direitos sociais dos cidadãos brasileiros e dos direitos de trabalhadores urbanos e rurais, garantindo direitos assegurados pelo empregador aos empregados. Mas apenas ter na CF estes direitos assegurados não garante o cumprimento dos mesmos e por isso em algumas organizações empresariais existem os sindicatos representativos dos interesses coletivos dos profissionais atuantes na organização.
Os sindicatos estipulam condições de trabalho aplicáveis, sendo estas condições baseadas nos direitos que os trabalhadores têm e na situação da empresa visando o que ela pode oferecer para melhor atender a todos os empregados de forma igualitária.
Além dos sindicatos, para melhor assegurar e buscar o cumprimento dos Direitos Trabalhistas e Sociais dos empregados foi criada a Organização Internacional do Trabalhado (OIT), uma agência das Nações Unidas que tem como missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho decente e produtivo de qualidade, em que gozem de condições adequadas de equidade, segurança, dignidade humana e liberdade, superando a pobreza, reduzindo a desigualdade e garantindo a democracia e o desenvolvimento sustentável.
A missão da OIT gira em torno de promover o trabalho descente para homens e mulheres, e para ficar claro essa missão é necessário entender o conceito de Trabalho Decente, formalizado 1999 pela OIT:
“O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho (em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998: (I) liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; (II)eliminação de todas as formas de trabalho forçado; (III) abolição efetiva do trabalho infantil; (IV) eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação), a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.”
Para que este trabalho seja descente também é necessário que tenha condições adequadas para o empregado, tais como jornadas de trabalho que não excedam o as 44 horas semanais e caso exceda esse limite o empregador deve pagar o excedente ao empregado, de forma a compensar desgaste do trabalhador. A carga horária a ser labutada pelo profissional deve constar em cláusula contratual de forma a ficar explicita, podendo ainda ser distribuída gradativamente durante a semana conforme a necessidade da empresa e a disponibilidade do empregado, caso ambos entre acordo.
A distribuição da jornada de trabalho deve ser coerente, pois a exaustão do trabalhador pode trazer prejuízo tanto ao empregado como a própria empresa. Quando o empregado se expõe a longas jornadas de trabalho ele acaba sofrendo estresse, desmotivação e ficando exposto a riscos de acidentes de trabalho, seja por falta de atenção ou pelo próprio cansaço, comprometendo assim a sua integridade física e mental, além de comprometer a produção da empresa.
Certamente a jornada de trabalho traz danos a empresa e principalmente ao empregado, mas outro fator que também trazer consequências são as más condições do local de trabalho, tais como a insalubridade que deixa o empregador vulnerável. A insalubridade do local de trabalho é caracterizada por condições de exposição do trabalhador a agentes nocivos à saúde, acima do limite de tolerância permitido. Desta forma a insalubridade do local de trabalho traz danos irreversíveis aos trabalhadores pela exposição aos agentes, podendo trazer complicações na saúde do mesmo e até levá-lo a óbito quando exposto por longo tempo ao agente nocivo.
Para o cumprimento dos Direitos Humanos por parte das empresas, existem vários aparatos que fiscalizam e lutam pelos direitos humanos e dos trabalhadores, tais como a Constituição Federal e 1988, a Organização Internacional do Trabalho, Programa Nacional de Direitos Humanos e até mesmos os sindicatos dos próprios trabalhadores das empresas. 
Além destes mecanismos de que buscam a efetivação dos direitos humanos e trabalhistas, a própria empresa possui um setor de gestão de pessoas, setor este que vem a dar todo o aparato necessário para os trabalhadores quanto aos direitos, incentivos motivacionais, a própria formação dentro da empresa e de forma geral cuida do maior capital da empresa, que são as pessoas que a compõe. 
A empresa agi de forma responsável quanto a gestão de pessoas principalmente quando dispõe de clareza em todas as suas ações, de forma a cuidar dos componentes da sua equipe, além de zelar pela integridade de todos. Desta forma a empresa deve sempre proporcionar uma qualidade de vida no trabalho para seus empregados, disponibilizando os equipamentos de proteção individual a todos e treinamento adequando para cada funcionário, para que ambos possam saber como operacionalizar os equipamentos que seu cargo exige e assim não sofre dados físicos e nem íntegros. Esse treinamento deve provoca uma mudança comportamental nos empregados em que existe uma transmissão de informações incialmente, o desenvolvimento de habilidades e mudança de atitudes.
O recrutamento e seleção de funcionários deve seguir todas as etapas básicas e necessárias para a melhor escolha de profissional. Para o recrutamento por exemplo a empresa dispõe de várias técnicas. Como por exemplo as indicações, consulta aos arquivos de candidatos, anúncios (em jornais, revistas e outros meios), cartazes em locais visíveis e estratégicos, Contatos com entidades e instituições como escolas, universidades, agremiações, agências de recrutamento, sites e divulgação na internet. A seleção por sua vez, também pode apresentar diferentes técnicas, mas as técnicas a serem usadas dependem muito do cargo a ser anunciado e da própria empresa. Utiliza-se a entrevista, a provade capacidade e conhecimento, o teste psicológico, a dinâmica de grupo com simulações e até a simples observação. 
O recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoal e as condições adequadas do local de trabalho, junto com uma jornada de trabalho coerente, são ações responsáveis da empresa mediante a gestão de pessoas, mas para que os profissionais atuantes nessa empresa continuam satisfeitos eles necessitam de um salário justo, pois isso influi diretamente no funcionamento e na produtividade da empresa, pois um empregado bem pago é um profissional motivado e produtivo. O plano de cargo vem a complementar o salário dos funcionários, pois de acordo com o cargo exercido e os riscos a que este funcionário está exposto, o mesmo tem uma porcentagem a mais em seu salário, como uma forma de bonificar pelo estresse sofrido. 
CONCLUSÃO
Com o desenvolver deste trabalho foi possível perceber que para o bom funcionamento de uma empresa o mais importante são as pessoas que a compõem, mas para que as pessoas possam continuar na empresa desempenham seu papel e contribuindo para o sucesso da organização é preciso ter uma Gestão de Pessoas eficiente, pois mais importante que o capital em dinheiro de uma empresa é o capital de pessoas.
Os Direitos Humanos e Trabalhistas existem para assegurar aos homens e mulheres condições dignas frente a sociedade, é preciso que esses direitos sejam respeitados e exercido por todos para se ter uma sociedade mais justas.
É direito do trabalhador boas condições de local de trabalho, uma jornada coerente de trabalho, um salário condizente com o serviço prestado, e é dever da empresa oferecer tudo isso além de outros benefícios ao empregado. A empresa deve ainda ao admitir este profissional zelar e investir no mesmo, para que este possa se desenvolver e crescer dentro da própria empresa e trazer vários benefícios a organização empresarial. 
Através dos conteúdos repassados nas disciplinas de Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade social e Ambiental, juntamente com outras fontes foi possível concluir que uma empresa é uma equipe de pessoas que fazem acontecer o trabalho e que ao mesmo tempo são agentes de mudança, que as empresas necessitam da participação efetiva das pessoas para ter um bom desempenho. E dessa forma a Gestão de Pessoas é fundamental em todos os sentidos para o sucesso organizacional, basta oferecer o treinamento, o desenvolvimento e o feedback aos profissionais e acreditar na sua equipe.
“Se você der às pessoas as ferramentas adequadas e se elas usarem sua habilidade natural e sua curiosidade, elas irão desenvolver as coisas de uma forma que irá surpreendê-lo, muito além do que você poderia ter esperado”
		Bill Gates 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BRITO. A.P.C., BELTRÃO.K., SILVA. L.G., MOURA. J.P. A Efetivação dos Direitos Humanos. Recife: 2012. 
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm> acesso em 03 de outubro de 2015.
INSTITUTO ETHOS. Empresas e Direitos Humanos na Perspectiva do Trabalho Decente. São Paulo, novembro: 2011. 
LIMA. G.L., KOETZ. L.P.S., LIMA, R.J.B., BARBOZA. S.G., BAZOLI. T.N. Responsabilidade Social e Ambiental. Londrina: UNOPAR, 2014.
O que é Trabalho Decente. Disponível em: < http://www.oitbrasil.org.br/content/o-que-e-trabalho-decente > Acesso em 5 de outubro de 2015.
OIT Apresentação. Disponível em: < http://www.oit.org.br/content/apresenta%C3%A7%C3%A3o > Acesso em 5 de outubro de 2015.
OLIVEIRA, E.A.Z., DUCCI, L.Z. SILVA, M.M, HEADLEY, S.S., BACCARO, T.A. Gestão de Pessoas. Londrina: UNOPAR, 2014. 
SILVA. Pablo Saldívar. Sociedade Civil E Políticas Públicas: Mecanismos de Contribuição Para Efetivação dos Direitos Humanos Fundamentais de Segunda Dimensão. Mato Grosso do Sul: 2014.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes