Buscar

Memo_gestao9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTÃO DE MARKETING – Memória 9 (Profa. Paula Busko)
COMPOSTO PROMOCIONAL
DEFINIÇÃO
A comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresa buscam informar, persuadir, lembrar os consumidores e stakeholders em geral – direta ou indiretamente – sobre a sua oferta de valor (produtos e marcas) e construir relacionamentos com eles. (KOTLER; KELLER, 2006)
O mix de promoção de uma empresa (também chamado de mix de comunicações de marketing ou ainda comunicação integrada de marketing) consiste na combinação específica de propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal, marketing direto e marketing digital que a empresa utiliza para entregar a sua mensagem aos referidos consumidores e demais stakeholders. (KOTLER; ARMSTRONG, 2007)
PROPAGANDA
Qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto feita por um patrocinador identificado. A propaganda pode atingir massas de compradores geograficamente dispersos a um custo baixo por exposição e permite que o patrocinador repita a mensagem muitas vezes. (CROCCO et al, 2010, KOTLER; ARMSTRONG, 2007)
PROMOÇÃO DE VENDAS
Variedade de incentivos de curto prazo para estimular a experimentação, compra ou venda de um produto. A promoção de vendas abrange um amplo sortimento de ferramentas direcionadas ao consumidor final, a clientes empresariais e aos intermediários (canal de distribuição). (KOTLER;ARMSTRONG, 2007)
MERCHANDISING
Ações de comunicação e promoção no ponto de venda, como sinalizadores promocionais, cartazes, folhetos e displays. O mercado publicitário também denomina merchandising as inserções de marca e produto dentro de um programa de rádio ou televisão. Como novelas e shows não são considerados pontos de venda, a aplicação neste sentido não é apropriada. (CROCCO et al, 2010)
RELAÇÕES PÚBLICAS
Variedade de programas elaborados para promover as boas relações com diversos públicos da empresa, pela obtenção de publicidade favorável, construção de uma boa imagem corporativa e de seus produtos, e a administração ou contenção de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis. (KOTLER; ARMSTRONG, 2007)
VENDA PESSOAL
Apresentação pessoal feita pela força de vendas da empresa como propósito de realizar vendas, eliminando possíveis sentimentos contrários à sua aquisição, e desenvolver relacionamentos com os clientes. (KOTLER; ARMSTRONG, 2007)
MARKETING DIRETO
Contatos diretos, impessoais, interativos e personalizados, com consumidores individuais cuidadosamente definidos como alvo, com o objetivo de obter resposta imediata e cultivar relacionamentos duradouros. As principais modalidades de marketing direto são a propaganda de resposta direta, o telemarketing ativo e a televenda. (CROCCO et al, 2010, KOTLER; ARMSTRONG, 2007) 
MARKETING DIGITAL
Conjunto de ações de marketing intermediadas por canais eletrônicos, como a internet, direcionadas para criar uma interação entre o consumidor e a empresa. Diferente de outras formas, o consumidor tem um papel ativo, controlando o tipo e quantidade da informação recebida, e possibilitando a personalização e customização dos produtos. (LIMEIRA, 2007)
Referencias
CROCCO, L. et al. Decisões de marketing: os 4 Ps. São Paulo: Saraiva, 2010.
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2007.
LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

Outros materiais