Buscar

QUESTÕES DA SEMANA DE 12 A 14-08-2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SEMANA DE 12 A 14-08-2013 - MARKETING
Sabemos que o direito é uno e esse fato remonta à antiguidade. Por que o direito foi dividido em vários ramos?
R) O direito foi dividido em ramos para melhor estudá-lo e melhor aplicá-lo.
Qual o significado da palavra direito?
R) A palavra direito significa aquilo que é reto, correto. Tomado de empréstimo esse significado para a ciência do direito, podemos dizer que a ciência do direito é a ciência daquilo que é correto.
No dizer de alguns juristas o direito natural antecede ao direito positivo. Qual a diferença entre direito natural e direito positivo?
R) O direito natural é um direito inerente à pessoa, não é escrito, e nasce com a pessoa, tal qual o direito à vida, o direito à sobrevivência, o direito a felicidade etc. Já o direito positivo é o direito escrito, o direito enquanto norma jurídica que regula as relações da vida em sociedade.
O que diferencia o direito da moral?
R) O que diferencia o direito da moral é a coerção, a possibilidade de punição que o direito possui para quem o descumpre. Na norma moral não existe punição pelo seu descumprimento, o máximo que ocorre é o desprezo ou a repulsa social por parte daquele que descumpre a norma moral.
O direito internacional regula relações jurídicas entre países diferentes e relações jurídicas entre pessoas físicas e jurídicas de países diferentes. Como os juristas costumam chamar essas relações jurídicas entre nações e entre particulares?
R) Os juristas chamam as relações jurídicas entre países diferentes de relações de direito internacional público. Já as relações jurídicas entre pessoas físicas ou pessoas jurídicas de países diferentes são chamadas de relações de direito internacional privado.
O que é ética?
R) Ética, é a ciência que estuda o bem proceder. Ser ético e saber distinguir o certo do errado e optar pelo certo.
Por que se diz que uma relação de direito tributário entre fisco e contribuinte, é de direito positivo nacional público?
R) Porque nessa relação jurídica o Estado aparece com seu poder de impor sua vontade, tanto isso é verdade que somente o Estado pode criar e cobrar tributos.
O Estado pode figurar em uma relação de direito privado, sem impor a sua vontade? Explique.
R) Sim, o Estado pode aparecer em uma relação jurídica privada, desprovido do seu poder de fazer cumprir sua vontade. Exemplo disso é quando o Estado aluga um imóvel de um particular para nele instalar uma repartição pública.
(8) Dentro da vida em sociedade aprendemos, através dos nossos pais, normas morais que ficaram arraigadas (enraizadas) em nossa mente. Cite três normas morais que marcam sua existência.
R) Ser honesto, ser educado e não mentir.
 (9) A norma jurídica foi criada para regular as relações dos indivíduos que vivem em uma mesma sociedade. Porque a norma jurídica é mais respeitada que a norma moral?
R) Porque a norma jurídica, se descumprida, imporá uma penalidade. Já a norma moral não tem penalidade pelo seu descumprimento, o máximo que ocorre é a repulsa social.
 (10) Sabendo que o direito nacional divide-se em direito público e direito privado, explique a diferença entre esses dois ramos do direito.
R) Quando falamos em direito público o Estado estará sempre presente na relação jurídica impondo a sua vontade, o que os juristas chamam de poder de império. Quando falamos em direito privado, estaremos nos referindo a relações jurídicas entre particulares, nas quais, mesmo que o Estado, apareça, não poderá exercer o seu poder de império, ou seja, de impor a sua vontade.

Outros materiais