Buscar

QUESTÕES DA SEMANA DE 26 A 28-08-2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DA SEMANA DE 26 A 28-08-2013 – MARKETING
Aprovada uma lei pela Câmara Federal e pelo Senado Federal, ela será remetida à Presidência da República para Sanção e Veto. Explique o que é sanção e o que é veto?
R) Sanção é a aprovação da lei pela Presidência da República. Veto é o poder que a Presidência da República tem de rejeitar uma lei, não a aprovando por inteiro ou apenas não aprovando parte dela, donde surge que o veto pode ser total ou parcial.
Quando se fala em vigência da lei a doutrina e a jurisprudência divide-a em vigor e eficácia, para diferenciar dois momentos distintos da vigência da lei. Explique o que é vigor e o que é eficácia.
R) Com a publicação da lei esta já está em vigor, ou seja, já integra o sistema jurídico e para removê-la deste só através de outra lei que a revogue. A eficácia dependerá do que estiver escrito, ou não, normamente, no penúltimo artigo da lei. Assim, se estiver escrito que a lei entrará em vigor na data da sua publicação, teremos que vigor e eficácia serão simultâneos. Outrossim, se nada estiver escrito, teremos que a lei terá eficácia 45 dias após a publicação. Por último, a própria lei estabelecerá a partir de quando ela terá eficácia ao dizer, esta lei entra em vigor 120 dias após a publicação.
Explique e nomine revogação total e revogação parcial.
R) A revogação total tira toda a lei do sistema jurídica, perdendo esta o vigor e a eficácia, pois deixa de existir. Isso chama-se Ab-rogação ou Abrogação. A revogação parcial tira parte da lei do sistema jurídico e essa parte perderá o vigor e a eficácia. Isso chama-se de Derrogação.
O desuso revoga a lei? Explique.
R) O desuso não revoga a lei, apenas a lei deixa de ser aplicada porque ninguém pede a sua aplicação. A lei fica como que adormecida, mas no momento que alguém peça sua aplicação, ela será aplicada ao caso concreto, pois continua com vigor e eficácia.
Qual a diferença entre promulgação e publicação?
R) No momento que a presidência da república sanciona a lei também a promulga, ou seja, torna-a obrigatória a todas as pessoas. Já a publicação refere-se à publicidade da lei, uma vez publicada a lei, por exemplo, no Diário Oficial, esta presume-se conhecida de todas as pessoas, pouco importando que as pessoas tenham ou não lido a lei.

Outros materiais