Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CONTROLE INTERNO E AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO
AVALIAÇÃO PARCIAL 1
		Qual(is) ente(s) é(são) obrigado(s), segundo a Constituição Federal de 88, a manter sistema de controle interno?
	
	
	
	
	
	Poder Moderador, Judiciário e Legislativo.
	
	
	Poder Executivo;
	
	
	Poder Executivo e Legislativo;
	
	
	Poder Executivo, Judiciário e Legislativo;
	
	
	Poder Judiciário e Executivo;
	Relativamente aos conceitos básicos de Controle Interno, temos alguns fatores que contribuem para sua interpretação, afetando sua percepção na organização. Considere a seguinte situação: Luís é funcionário público de um órgão de logística e atua verificando a existência de itens de materiais classificados como ¿materiais permanentes¿. Ele ajudou seu chefe a montar uma rotina de verificação que permite inspecionar todos os itens cadastrados no órgão ao longo do mês, de forma que a cada mês se realize uma verificação completa. Nas alternativas abaixo identifique aquela que contém o fator relacionado à situação acima descrita:
		
	
	Interdependência das transações.
	 
	Perspectiva de inovação operacional.
	
	Grupo social envolvido.
	
	Exatidão e integridade dos dados financeiros.
	 
	Como lidamos com a salvaguarda do patrimônio.
		
		O trecho de lei que determina que: "A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei." é previsão legal da:
	
	
	
	
	
	LRF
	
	
	LC 123
	
	
	Lei 8.666/93
	
	
	CF/88
	
	
	Lei 4.320/64
		Exerce o controle interno dos entes federados:
	
	
	
	
	
	Câmara Municipal
	
	
	Tribunal de Contas da União
	
	
	Assembléia Legislativa
	
	
	Congresso Nacional
	
	
	Sistema de Controle Interno
		Em muitos órgãos da administração pública, a automação de processos já é uma realidade, conforme afirmou o secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito Teixeira em Audiência Pública relacionada à gestão eletrônica de documentos. Ele destacou que, para a administração pública, sua implementação é um exercício do princípio da eficiência. Neste sentido, o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, ressaltou que a gestão eletrônica de documentos é tarefa inadiável ao aprimoramento da prestação de serviços públicos. Para ele, a transparência e eficiência no desempenho do papel dos Correios relaciona-se ao gerenciamento eletrônico de documentos. (dados retirado do do site: http://www.cgu.gov.br/imprensa/Noticias/2011/noticia12111.asp ) Considerando o contexto descrito acima, indique nas alternativas a seguir o conceito que está associado ao principio prescrito no Artigo 37 da constituição e citado no texto acima.
	
	
	
	
	
	consonância, ao longo do tempo, e geração com base em procedimentos rotinizados e incorporados às atividades.
	
	
	É o grau de atingimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.
	
	
	capacidade de captar os aspectos, etapas e resultados essenciais ou críticos das operações examinadas.
	
	
	aderência dos atos e fatos de gestão praticados, aos normativos legais e técnicos que regem os mesmos.
	
	
	É a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.
		A Constituição Federal, nos artigos 70 a 75, trata da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Especificamente no Parágrafo único do artigo 70 é tratada a amplitude da prestação de contas. Considerando as alternativas a seguir, assinale a ÚNICA que NÃO contém uma necessidade de prestação de contas amparada pelo parágrafo único do artigo 70 da Constituição federal:
	
	
	
	
	
	Luis é o gestor financeiro de um projeto de implantação de uma escola técnica no centro da cidade do Rio de Janeiro e para isto recebeu recursos financeiros do MEC e de uma parceria do MEC com o BID para realizar esta implantação em 36 meses
	
	
	Marta tem uma papelaria em uma rua movimentada do centro de Curitiba e apenas efetua venda a varejo dos produtos que comercializa.
	
	
	Ronaldo é pesquisador universitário da área de Física e conseguiu recursos para realização de uma pesquisa de iniciação científica para alunos do ensino médio na sua área e tem 6 meses para aplicar os recursos financeiros recebidos.
	
	
	Cristóvão é gerente de um projeto de fomentação de artesanato popular em fortaleza, financiado pelo Ministério da Cultura e que visa divulgar a produção de artesanato do interior do Ceará em áreas de turismo.
	
	
	Flávio é secretario de fazenda de um grande município da região sudeste e sua principal atividade é gerenciar os recursos deste município, sendo o ordenador de despesas da secretaria de Fazenda.
		A atividade de auditoria interna é utilizada tanto para a auditoria das demonstrações contábeis, regulada pela NBC T 12, como para a Auditoria de Avaliação da Gestão, Auditoria de Acompanhamento da Gestão, Auditoria Contábil, Auditoria Operacional e Auditoria Especial, conforme a IN SFC 01/01. Segundo a Resolução CFC Nº 986/03, que aprova a NBC T 12, A Auditoria Interna compreende:
	
	
	
	
	
	diligências, análises, avaliações, premissas e recursos,
	
	
	diligências, levantamentos, recursos e julgamentos,
	
	
	exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações,
	
	
	premissas, avaliações, comprovações e julgamentos,
	
	
	exames, avaliações, premissas e comprovações,
	Na Administração Pública, o Controle Externo será exercido pelo:
		
	 
	Tribunal de Contas da União, com auxílio do controle interno;
	 
	Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas da União.
	
	Poder Judiciário, com auxílio do Tribunal de Contas da União;
	
	Poder Executivo, com auxílio do controle interno;
	
	Poder Legislativo, com auxílio do Ministério Público;
		O objeto de uma auditoria se resume na manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades da empresa, com a intenção de fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, princípios e testes realizados, garantindo a continuidade da entidade. -Apontar falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos. -Contribuir para maior exatidão das demonstrações contábeis; -Assegurar maior exatidão dos resultados apurados. -Permitir maior exatidão das demonstrações contábeis; -Assegurar maior exatidão dos resultados apurados; -Contribuir para maior observância das leis fiscais. -Dar maior credibilidade das demonstrações contábeis da entidade auditada; Nas alternativas abaixo indique aquela que representa o conceito relacionado às sete (7) assertivas indicadas acima:
	
	
	
	
	
	são finalidades da auditoria
	
	
	são objetivos principais da auditoria
	
	
	são todos os pressupostos limítrofes da atuação do auditor
	
	
	são princípios da auditoria
	
	
	são evidencias positivas para os relatórios de auditoria
		O objeto de uma auditoria se resume na manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades da empresa, com a intenção de fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, princípios e testes realizados, garantindo a continuidade da entidade. Nas alternativas abaixo indique aquela que NÃO representa uma finalidade da Auditoria:
	
	
	
	
	
	Assegurar maior correção dos registros contábeis;
	
	
	Contribuir para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica,patrimonial e financeira da organização auditada
	
	
	Opinar sobre a adequação das demonstrações contábeis;
	
	
	Fiscalizar a eficiência do controle externo;
	
	
	Dificultar desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;

Outros materiais