Buscar

penal 1 semana 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALMIR PINTO DE MELO - 201502249294
DIREITO PENAL I - CCJ0007
Título	
SEMANA 2
Descrição	
Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor.
Em abril de 2014 José é flagrado por autoridades de fiscalização com um molinete e anzol pescando numa área interditada, de preservação ambiental. Em depoimento ele afirma que estava pescando apenas para distrair e levar um peixinho para o almoço, não fazendo de tal prática seu meio de vida. Ocorre que ele é preso e denunciado pela prática do crime previsto no art. 34 da lei 9.605/98. Uma vez condenado, havendo recurso da defesa o TRF o absolveu alegando que não ocorreu dano e nem grave risco ao bem jurídico tutelado que é o meio ambiente.
Ante o exposto, é correto afirmar que a decisão do magistrado teve por fundamento qual(is) princípio(s) norteador(es)de Direito Penal? Responda de forma fundamentada.
O magistrado teve por fundamento norteador o principio da intervenção mínima, segundo qual o direito penal só pode ser utilizado como forma de controle social se realmente necessário e eficaz face aos demais ramos do Direito. 
2) Marcos, após beber 2 copos de cerveja com amigos, entra em seu carro e volta dirigindo para sua casa. Porém, no meio do caminho é parado por uma operação da lei seca. Ao ser submetido ao teste de alcoolemia pelo ?bafômetro? é constatada a ingestão de álcool, sendo preso em flagrante em razão do art. 306 do Código de trânsito (lei 9.503/97). Considerando que nos autos não há qualquer depoimento ou outra prova atestando que Marcos dirigia de forma perigosa ou sob o efeito do álcool, o juiz o absolveu informando que sua conduta não lesionou e nem gerou um risco concreto à incolumidade pública. Com base nessa decisão, qual o princípio norteador do direito foi utilizado pelo magistrado? Resposta: C
da legalidade
da lesividade
da adequação social
da subsidiariedade
Em relação ao princípio da insignificância ou de bagatela, assinale a alternativa incorreta:( Prova: MPE-SP - 2006 - MPE-SP - Promotor de Justiça)
Resposta: A
seu
reconhecimento
exclui
a
tipicidade
,
constituindo
-se
em
instrumento
de 
interpretação
 
restritiva
 do 
tipo
 
penal.
somente
 
pode
 
ser
 
invocado
 
em
 
relação
 a 
fatos
 que 
geraram
 
mínima
 
perturbação
 
social.
sua
 
aplicação
 
não
 é 
prevista
 no 
Código
 Penal, mas é 
amplamente
 
admitida
 pela 
doutrina
 e
 
jurisprudência
.
somente
 tem 
aplicabilidade
 
em
 crimes contra o
 
patrimônio
.
exige
, para 
seu
 
reconhecimento
, que as 
consequências
 da 
conduta
 
tenham
 
sido
 de 
pequena
 
relevância
.

Outros materiais