Buscar

Apol 2 - Gestão da Sustentabilidade Organizacional

Prévia do material em texto

Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Questão 1/3
No início dos anos de 1970, a economia capitalista mundial sofre um duro golpe: o choque do petróleo. Ocorrido em 1973, esse choque foi uma estratégia dos países produtores de petróleo para elevar substancialmente o preço do barril no mercado mundial.
Qual foi a justificativa para este aumento?
	
	A
	Naquele momento, houve uma percepção de que o petróleo é um bem finito e central para a economia global.
	
	B
	Naquele momento, mesmo sendo um bem infinito, houve uma percepção de que o petróleo era central para a economia global, pois todos os países do mundo poderiam exporta barris de petróleo.
	
	C
	Houve uma percepção de que o petróleo é um bem finito e todos os países poderiam exporta barris de petróleo, pois este é um bem renovável.
	
	D
	Naquele momento, houve uma percepção de que o petróleo é um bem infinito e renovável e somente os USA poderia exportar barris para o mercado mundial.
Questão 2/3
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale as opções que completam, corretamente, as lacunas do texto a seguir:
No Brasil, o “milagre econômico” definha a partir de 1974, o crescimento decresce drasticamente e a _________ aumenta a cada ano. O mercado interno apresenta sintomas de ___________ e ___________, enquanto na balança comercial o __________ se torna mais caro, assim como outras matérias-primas importadas. Seria uma crise econômica expressiva que o Brasil experimentaria até os anos de 1990.
	
	A
	população – economia – crescimento – petróleo
	
	B
	inflação – saturação – esgotamento - petróleo
	
	C
	população – saturação – esgotamento - dólar
	
	D
	inflação – saturação – crescimento - dólar
Questão 3/3
Sabe-se que a explicação dualista da economia brasileira foi questionada porque a análise sociológica se torna mais complexa e completa quando se procuram entender processos sociais como um todo.
Qual a importância dessa crítica para uma análise capitalista no Brasil?
	
	A
	A crítica operou no sentido de abolir o capitalismo como um processo que era mais avançado em certos setores.
	
	B
	A crítica operou no sentido de compreender o capitalismo como um processo falho em certos setores não funcionais à economia capitalista nacional.
	
	C
	A crítica operou no sentido de compreender o capitalismo como um processo que era mais avançado em certos setores, mas os outros setores eram funcionais à economia capitalista nacional.
	
	D
	A crítica operou no sentido de influenciar a exclusão do capitalismo como um processo falho em certos setores não funcionais à economia capitalista nacional.

Outros materiais