Buscar

Renato trabalho individual 2014

Prévia do material em texto

�PAGE �1�
“Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”.
“Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”.
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Marketing, Pesquisa de Mercados, Negociação, Metodologia Científica.
Orientador: Professores: Gisleine Fregoneze
 Henry Nonaka
 Marcos Marques
 Elisete Zampronio
 Rodrigo Trigueiro
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO ....................................................................................................................05
2.1 Mudanças e Inovação......................................................................................................................07
2.2 Microsoft e o Mercado.....................................................................................................................07
2.3 Atento aos concorrentes..................................................................................................................08
2.5 Definição de Produtos no Marketing................................................................................................08
2.6 Definição do Mix de Comunicação..................................................................................................09
4 CONCLUSÃO...................................................................................................................................11
5 REFERÊNCIAS................................................................................................................................12
6 APÊNDICE.......................................................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, Neste sentido as pesquisa sobre Pesquisa de Mercados e Marketing e os conceitos são frequentemente aplicados à gestão empresarial, auxiliando os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente do Mercado Moderno, clara e objetivas ideias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados à Negociação dentro das suas diferenças e inter-relações. 
Abordando a problematizarão do consumismo exacerbado da população e a indução das empresas, e proporcionar uma visão geral dos fatores econômicos no ambiente social e empresarial. Expondo o posicionamento da sociedade no que concerne o ambiente capitalista e consumista, equiparando com as ações sociais que realizada pelas empresas.
DESENVOLVIMENTO
 
Muitas pessoas, antes de abrir a empresa, já têm uma ideia do que ela produzirá. Mas será que é isso que os clientes querem comprar? Os possíveis financiadores estarão dispostos a investir o dinheiro em sua ideia? Quais são seus pontos fortes e fracos? 
Apenas um Plano de Negócios baseado numa pesquisa de mercado poderá dar as respostas. 
Após obter as respostas da pesquisa, analise se vale realmente a pena entrar nesse mercado, com base no que você espera de retorno de seu investimento. E avalie também possíveis estratégias que permitam garantir o sucesso dessa empreitada. Pode ser que você descubra que não vale a pena investir no produto ou serviço inicialmente pensado, mas há possibilidades para outro negócio apartir das respostas conseguidas de seus potenciais clientes. 
Ela é indispensável antes da abertura da empresa e quando for se lançar algum produto. Porém, quando não existir similar no mercado, por se tratar de lançamento de um produto inovador sem base de comparação por parte do público consumidor, muito cuidado deve ser tomado em relação a questões do tipo “O Sr (a). compraria um produto X destinado a...?”. Muitas vezes os entrevistados dão respostas positivas e, após ser lançado o produto, as vendas são muito menores do que o esperado. 
Por sua vez, o Plano de Negócios é um documento que tem como ponto de partida o mercado e as chamadas competências dos empreendedores (aptidões dos sócios) em relação ao negócio. 
Esse documento questiona o porquê, o quando, o com quem e o como fazer o negócio. Além disso, estarão detalhados, também, os investimentos e despesas necessárias para sua implementação. Fundamentalmente, sua confecção deve comprovar (ou não) a viabilidade comercial do projeto abordado, o que o torna obrigatório antes de qualquer investimento prévio. Por sua importância, complexidade e abrangência devem ser muito bem elaboradas, preferencialmente por pessoal especializado em sua confecção. 
Constará nele o Fluxo de Caixa, para checar quando o negócio se pagará, através do cálculo de Valor Presente Líquido (NPV em inglês). 
Isso tudo, a fim de poder servir de base na negociação com os investidores (caso você tenha capital próprio e pretenda investir num negócio, este documento também é indispensável, pois permitirá saber se realmente haverá retorno e quando isso ocorrerá). 
A propósito, faça um Plano de Negócios, também, sempre que for implementar uma melhoria de processos que exija um investimento apreciável. 
Segundo o Prof. José Arnaldo Deutscher, da Pavani & Deutscher Consultores Associados, famoso especialista na área, o Plano de Negócios deve ter a seguinte estrutura: 
1) Resumo Executivo 
2) Visão e Missão 
3) Descrição Geral da Empresa 
4) Análise Estratégica 
5) Plano de Marketing e Vendas 
6) Plano Financeiro” 
Analisemos cada item: 
1) Resumo Executivo: Resumo do Plano como um todo, de forma a dar ao leitor uma visão geral e atraente do que está explicado nos itens seguintes, demonstrando exatamente o que se deseja do leitor com o plano de negócios (exemplo: um financiamento para a criação de uma fábrica). Deixe esta parte para preencher no final. 
2) Visão e Missão: A Visão é o que o empreendedor imagina como sendo o futuro. A Missão por sua vez é a participação que seu negócio tem na concretização do futuro imaginado em sua Visão. É muito importante que não sejam apenas palavras. O empreendedor deve estar realmente sintonizado com essas ideias. E elas têm de ser viáveis. Não faça como certos políticos, que prometem mais do que podem cumprir. 
3) Descrição Geral da Empresa: Caso sua empresa já exista, faça um breve resumo de sua história e realizações. Por outro lado, se você estiver utilizando o Plano de Negócios a fim de viabilizar a abertura da empresa, dê ênfase às competências dos sócios e do pessoal que ocupará posições chave, bem como nos produtos/serviços que pretende comercializar e nas parcerias porventura existentes. 
4) Análise Estratégica. Demonstre como sua empresa irá competir no mercado em que atuará (baseado na pesquisa de mercado realizada), estabeleça objetivos (ex.: aumentar a participação no mercado em relação aos principais concorrentes). A partir desses objetivos, trace metas para atingi-los que possam ser medidas e acompanhadas periodicamente a partir de um cronograma (ex.: todo mês irá comparar o crescimento da participação de sua empresa com a dos concorrentes X, Y e Z, tomando medidas para mantê-lo ou aumentá-lo, se necessário). Nesta etapa, uma técnica bastante interessante para se usar é a que analisa as forças e fraquezas de sua empresa em relação a seus concorrentes, a fim de determinar quais são as ameaças que eles representam e oportunidades que se apresentam ao seu negócio (ver meu artigo O Futuro de seu Negócio – Evoluindo no Tempo paramais detalhes). 
5) Plano de Marketing e Vendas – Descreva como sua empresa comercializará seus produtos. Leve em conta os famosos 4 P’s para isso: 
- Produto – Descreva-o sempre baseado na visão do cliente. Não interessa a este como você faz o produto, mas sim os benefícios que ele espera encontrar nele. É importante, também, situar seus produtos nos seus respectivos ciclos de vida (são produtos novos no mercado? Já existem há algum tempo eestão consolidados, ou estão em declínio e precisam ser substituídos por novos?). 
- Ponto (Distribuição) – Qual é o mercado em que você atua? Há algum segmento dele em especial? Qual seu tamanho? Onde está o consumidor potencial de seu produto? Ele tem algum comportamento em especial que afeta a comercialização de seu produto? Como fará para levar seu produto a esse consumidor (ex.: vendas diretas, ou outro canal de distribuição qualquer)? 
- Promoção – Como você irá fazer seu produto ser conhecido pelos clientes potenciais? Como os fará saber que ele é perfeito para suas necessidades? Descreva como vai fazer isso (ex.: vai utilizar propaganda em revista; promoção de vendas em supermercado; venda pessoal em domicílio, etc.). 
- Preço – Não é fácil definir preços para os produtos. Uma série de fatores deve ser levada em consideração, como, por exemplo: será que o preço que cobrará cobrem seus custos? Estarão seus clientes potenciais dispostos a pagar qual preço por ele? – Neste caso, você deve conhecer os preços que sua concorrência aplica e basear-se neles para estabelecer o seu, de forma que seja competitivo e ao mesmo tempo cubra seus custos, fornecendo lucro na operação (se seus custos forem superiores, não basta aumentar os preços do produto, pois ele não se venderá nesse caso. O melhor é analisar como diminuir seus custos sem afetar a qualidade de seus produtos). 
Outra forma é agregar valor ao seu produto, tornando-o mais atraente ao cliente, mesmo que seja mais caro (ex. Planto ervilhas e vendo a granel. Se vendê-las pré-cozidas e enlatadas, estou agregando valor a elas, pois se tornam mais práticas para o consumidor, e este, ao reconhecer o benefício, estará disposto a pagar mais por elas em relação as a granel). 
Mas haverá situações em que não há concorrentes para auxiliá-lo na definição do preço de venda (caso de produtos novos no mercado). Sendo assim, você terá de analisar o poder de compra e as características de seu cliente potencial, descobrindo o quanto ele está disposto a pagar pelo seu produto ou serviço, pois uma política de preços inadequada pode transformar um lucro certo em prejuízo irreparável (percebeu a importância da Pesquisa de Mercado?). 
(6) Plano Financeiro – Aqui você demonstrará aos investidores como seu negócio é viável e quanto dinheiro precisará para concretizá-lo, bem como o retorno que eles terão e em quanto tempo ele ocorrerá. 
A Internet, por si só, é uma fonte bastante prática para pesquisas. Procure em sites de busca (por exemplo, www.google.com.br, www.yahoo.com.br) páginas da Internet que tratem do negócio que você planeja iniciar. Não desanime, pesquise todas as que forem possíveis. 
Publicações especializadas em negócios (revistas Exame, Pequenas Empresas Grandes Negócios e jornais, como, por exemplo, a Gazeta Mercantil) também podem lhe dar alguma ajuda. Tenha em mente que sempre será útil assinar alguma dessas publicações, a fim de auxiliá-lo no dia-a-dia. A dependência da empresa em relação à informação é
Mudanças e Inovação
Inovar, e modificar a cultura da organização, com tudo aprimorar as tecnologias e informar aos clientes de como a mudança para o novo e atual irá trazer benefícios para a empresa e possivelmente para eles. Não parou para analisar a opinião dos clientes em relação ao produto, não vez uma pesquisa de mercado, para saber o que seria necessário para continuar no mercado. A Microsoft deveria ter usado de uma pesquisa descritiva, causal, e exploratória tanto quantitativa quanto qualitativa, ouvindo seus clientes, fazendo levantamento de dados e observando o comportamento dos consumidores. Após cinco meses em busca de um novo líder em função da aposentadoria de Steve Ballmer, a procura acabou dentro da própria casa. O Conselho de Administração da Microsoft oficializou o nome de Satya Nadella como CEO e membro do conselho da companhia. Há 22 anos na empresa, Nadella será o terceiro CEO, após Bill Gates e Ballmer.
Para Gates, fundador da empresa, em meio a esse período de transformação, não há pessoa melhor para conduzir a Microsoft do que o executivo. “Satya é um líder comprovado com extrema habilidade em engenharia e visão de negócio, e capacidade de unir as pessoas. Sua visão de como a tecnologia será utilizada e vivenciada em todo o mundo é exatamente o que a Microsoft precisa no momento em que entra em seu novo capítulo de inovação de produto e crescimento”, afirmou o executivo em comunicado oficial.
Além da mudança de CEO, a Microsoft anunciou que Gates, até então presidente do Conselho de Administração da empresa, assumirá um novo papel como assessor de tecnologia, auxiliando Nadella a definir os caminhos da companhia em termos de produtos. John Thompson, diretor independente do conselho da Microsoft, irá acumular a posição com a de presidente do próprio conselho.
“A Microsoft é uma daquelas raras empresas que realmente revolucionaram o mundo através da tecnologia, e eu não poderia estar mais honrado por ter sido escolhido para liderar a empresa. A oportunidade à frente para a Microsoft é grande, mas, para aproveitá-la, devemos nos concentrar de forma clara, nos mover mais rápido e continuar a transformar. Uma grande parte do meu trabalho é acelerar nossa capacidade de trazer produtos inovadores para nossos clientes mais rapidamente”, disse Nadella.
Antes de ingressar na Microsoft, o novo CEO atuou na Sun Microssystems. Nascido em Hyderabad, na Índia, o executivo é formado em engenharia elétrica pela Mangalore University, e tem mestrado em ciência da computação pela University of Wisconsin, e em administração de empresas pela University of Chicago.
Microsoft e o Mercado
Houve muita especulação nas últimas semanas que a Apple poderia estar executando um comercial do Super Bowl deste ano para marcar o aniversário de 30 anos do Macintosh.
Isso não aconteceu. Mas, ontem, de manhã, a Apple fez seu lançamento apenas como um anúncio on-line. (E sim, ele estava sendo considerado para a transmissão do Super Bowl, mas os planos mudaram, dizem as fontes dignas de crédito).  No site, a Apple chama o novo filme “uma história de 30 anos e um dia na tomada.” E é um sólido comercial, com produção espetacular, com um conceito interessante.
Dez dias atrás, no dia 24 de janeiro, exatamente 30 anos do dia seguinte do que a Apple introduziu o Macintosh a empresa enviou 15 equipes de televisão de todo o mundo para documentar um único dia na vida de produtos da Apple. (Isso foi cinco dias após o tweet de Lee Clow. sobre a Apple e o Super Bowl, por isso parece provável que o plano Super Bowl foi, então, em obras) A empresa continua:
Do nascer do sol em Melbourne ao anoitecer, em Los Angeles, eles documentaram pessoas fazendo coisas incríveis com os produtos da Apple. Eles dispararam mais de 70 horas de filmagens, tudo com o iPhone 5s. Em seguida, ele foi editado e marcou com uma trilha sonora original. Graças ao poder do Mac e as inovações que o inspiraram, um esforço que normalmente leva meses foi realizado em uma questão de dias.
É um quadro legal para uma festa de aniversário. O mais interessante é bastante similar em muitas maneiras ao comercial que a Microsoft veiculou  na noite de domingo, apesar de utilizar maneiras muito diferentes, também. O anúncio da Microsoft celebra “tecnologia” em geral, e só de vez em quando destaca em particular as tecnologias da Microsoft (notáveis ​​entre eles, o Kinect). O anúncio da Apple, no entanto, celebra os produtos da Apple, a cada passo-iPads, iphones, computadores desktop.
Os rebocadores da Microsoft de anúnciosnas cordas do coração e sua auto-congratulações em alguns aspectos. Mas o anúncio da Apple tem a mais direta através da linha de produtos e o que eles conseguiram. Assistindo o anúncio da Microsoft, você diz que a Microsoft está fazendo do mundo um lugar melhor. Assistindo o anúncio da Apple, você está simplesmente sendo lembrado de que a Apple já tem feito isso.
É possível que a Apple não queria estar na mesma transmissão, do Super Bowl, como a Microsoft, e, talvez, parecendo estar dando a mesma mensagem. Mas, na verdade, é uma mensagem e um diferente, que tem 30 anos de história inovadora por trás dele. Olhando dessa forma, não é de admirar a Apple não preciso do Super Bowl deste ano. Passado e presente da empresa é uma história que você já conhece e acredita. É o futuro que é a parte complicada.
Atento aos Concorrentes
CONCEITO ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA. Estar atento aos concorrentes. Qualquer que seja o tamanho da empresa deve-se saber que sempre existirão concorrentes no mercado, independente do seu tamanho, localização e poder, mas sempre há brechas que podem pegar a todos desprevenidos, como a evolução tecnológica muito elevada, um novo concorrente que entra no mercado após algum tempo e que fixou suas bases estratégicas no conhecimento dos pontos Fracos conhecidos e estudados com muita cautela e dedicação.
É procurar um diferencial, destacando-se da concorrência. É estar atento aos sinais que vêm do mercado, pela a análise ambiental.
ambiente é concorrência, fornecedores, consumidores...
E observamos como o negocio dele e administrado, ou seja, atendimento, infraestrutura, seus funcionários e preços. Desta forma poderá melhorar seu negocio, pois o mais importante quando se vai comprar algo não e o preço mais sim o valor agregado que e a satisfação do cliente.
Definição de Produtos no Marketing
 O marketing envolve bens tangíveis (produtos físicos), serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, títulos patrimoniais, organizações, informações, ideias, etc. Praticamente qualquer ação de divulgar algo e convencer pessoas envolve marketing.
• Bens tangíveis: Maior e mais visível parcela do marketing. Ex. roupas, alimentos, produtos de limpeza, eletrônicos, veículos, etc.
• Serviços: Característico de sociedades mais desenvolvidas. Nos EUA, a economia divide-se em 70% serviços e 30% produtos. Ex. viagens aéreas, cabeleireiros, hotéis, locadoras, manutenção, profissionais liberais, etc. Há casos híbridos de produtos agregados de serviços.
• Experiências: Venda de sensações e emoções, como parques de diversões, parques temáticos, caminhadas ecológicas, passeios de asa-delta, etc.
• Eventos: Planejamento e execução de feiras, palestras, shows, etc.
• Pessoas: O marketing pessoal está se tornando cada vez mais comum. Promoção de profissionais, artistas e celebridades, agentes, gerente pessoal, empresários, relações públicas, etc.
• Lugares: Promoção de países, estados, cidades, pontos turísticos, etc.
• Títulos patrimoniais: É o marketing mobiliário e imobiliário. Títulos, ações, investimentos, seguros, previdência privada, imóveis, loteamentos, chácaras, associações, etc.
• Organizações: Marketing principalmente institucional visando chamar a atenção para a empresa como instituição benfeitora ou simpática, mais do que vender seus produtos diretamente. Voltado para a construção e manutenção da imagem corporativa.
• Informação e conhecimento: Jornais, revistas, livros, cursos, treinamentos, e-learning, etc.
• Ideias: O mais intangível dos produtos abordados pelo marketing. Marketing de filosofias, religiões, conceitos, etc.
Algumas tarefas do marketing:
a) Identificar e escolher segmentos de mercado
b) Diferenciar da concorrência
c) Responder às expectativas do cliente sem desvalorizar o produto
d) Competir em outras áreas além de preço
e) Personalizar produtos e serviços
f) Incrementar os negócios, crescer e abrir novas frentes
g) Construir a marca
h) Conquistar mais clientes a um custo menor
i) Fidelizar clientes
j) Medir investimentos em propaganda, promoção e assessoria de imprensa
k) Identificar clientes por importância
l) Melhorar a força de vendas
m) Criar múltiplos canais de distribuição e gerenciar conflitos
o) Transformar a empresa em orientada para o cliente
O marketing tem sempre um olho na demanda, que pode ser:
1. Negativa: Produtos e serviços dos quais não gostamos. Ex. injeções, contratar alcoólatras, etc.
2. Inexistente: Produtos e serviços ignorados pelo público.
3. Latente: Existe a necessidade, mas não o produto ou serviço.
4. Declínio: O interesse está em franco declínio.
5. Irregular: Demanda variável que depende de fatores externos.
6. Plena: Contínua e constante. A ameaça aqui é à entrada de novos concorrentes, atraídos pela demanda.
7. Excessiva: Excesso de lotação é um exemplo. Entra em cena o de marketing para desestimular a demanda.
8. Indesejada: Produto prejudicial, como cigarro, pornografia, arma de fogo, bebida, drogas, etc.
O marketing é voltado principalmente para quatro mercados: Consumidor, empresarial, global e governamental (inclui terceiro setor).
Definição de Mix de Comunicação
Assim que a empresa percebe as diferenças entre comunicação pessoal e de massa, pode investir estrategicamente em várias ferramentas de comunicação. O conjunto de ferramentas de comunicação usadas por uma empresa é chamado de mix de comunicação. Da mesma forma que a empresa desenvolve um marketing mix com base numa combinação de produto, preço, distribuição e decisões de comunicação, a própria área de comunicação constitui uma combinação de estratégias.
Variáveis de comunicação suscetíveis de conjugar para atingir com maior eficácia e eficiência os objetivos pretendidos. São as seguintes: publicidade, marketing direto, patrocínio e mecenato, relações públicas, promoções, merchandising.
Na comunicação de massa, o mix de comunicação pode incluir propaganda, vendas, promoção de vendas, marketing direto ou publicidade. A comunicação pessoal disponível para a empresa ocorre na forma de venda pessoal.
As empresas podem optar entre quatro ferramentas básicas de comunicação de massa – propaganda, promoção de vendas, marketing direto e publicidade.
A Promoção
Promoção é a realização de qualquer ação ou evento de comunicação com o objetivo de promover empresas ou produtos. É um campo vastíssimo, envolvendo desde a distribuição de panfletos com ofertas no bairro onde está sediada a empresa até complexos eventos como um torneio internacional de tênis, passando por campanhas do tipo leve 3 e pague 2 e pelo apoio a eventos da comunidade.
Pode ser uma ação ou conjunto de ações amparadas em uma mensagem objetiva de comunicação (como um folheto, um brinde, diversos tipos de material promocional etc.); ou um evento de características promocionais menos evidentes, como o patrocínio de uma peça de teatro ou um campeonato de atletismo.
A Publicidade
A Publicidade consiste na informação sobre uma determinada empresa ou seus produtos, disseminada ao público a um custo zero para a empresa. Muitas vezes ela é divulgada pela mídia, mas a publicidade boca-a-boca também ocorre frequentemente.
A publicidade é uma forma difícil de comunicação; de todas as modalidades de comunicação, é a menos controlável.
Publicidade significa a exposição não paga da empresa ou seus produtos à mídia. Por um lado, devido à sua falta de controle estratégico, ela jamais dominará o mix de comunicação. Por outro, ela pode ser um fator auxiliador na construção de imagem e no aumento da conscientização de produtos ou empresas.
Tipicamente, as empresas preparam press releases (notícia distribuída aos meios de comunicação para ser divulgada gratuitamente) relativos a desenvolvimento de novos produtos, vendas e lucros registrados no trimestre, novos investimentos de capital e programas de expansão, e outros eventos similares importantes.
As empresas costumam investir muito tempo e dinheiro em campanhas de publicidade, Entretanto,essas campanhas nem sempre são tão estrategicamente controláveis quantas outras áreas do mix de comunicação.
A empresa deve estar preparada para usufruir dos exemplos geradores de boa publicidade e administrar os que forem potencialmente prejudiciais à sua reputação. As empresas têm tipicamente subutilizado a publicidade e não têm estado preparadas para se beneficiar dessa oportunidade de comunicação com os consumidores. Uma vantagem da publicidade consiste em ter credibilidade. As matérias publicitárias são veiculadas como notícia pela mídia, assumindo, assim, um ar de respeitabilidade.
CONCLUSÃO
Desde Já meu muito obrigado aos meus queridos professores e todo o material disponibilizado para pesquisa e estudo, Neste trabalho procurei abordar: Qual é meu público-alvo? (procurei saber também que necessidades esse público-alvo gostaria de ver atendidas – isso pode me auxiliar em casos de novos produtos ou de negócios alternativos.) Em momentos encontrarei dificuldades para entrar nesse mercado? – Não me esqueci de falar sobre mercados saturados de concorrentes, as chances de obter sucesso são muito menores. Abraços a todos
REFERêNCIAS
Fonte de pesquisas no googler que contribuíram para melhor compreensão deste texto (Pesquisa realizada em Maio/2014):
http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/
http://www.eniopadilha.com.br/documentos/levit_1960_miopia%20em%20marketing.pdf
http://www.blogdojj.com.br/tag/microsoft/
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/com-novo-ceo-microsoft-tem-que-encarar-mundo-pos-pc
http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/noticias/2014/02/04/Microsoft-oficializa-Nadella-como-CEO.html#ixzz2sPajWH2l
http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/com-novo-chefe-novo-mantra-da-microsoft-inovacao-11510866
http://introducao-ao-marketing.blogspot.com.br/2012/10/marketing-conceito-produto.html
https://www.google.com.br/search?client=firefox-a&hs=NlG&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=fflb&q=%E2%80%A2%09CHURCHILL+JR,+Gilbert+A.;+PETER,+J.+Paul.+Marketing:+criando+valor+para+os+clientes.+S%C3%A3oPaulo:+Saraiva,+2008.&spell=1&sa=X&ei=qtNvU8e8NO_QsQS22YHICA&ved=0CCwQBSgA
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0CD8QFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.sbmf.org.br%2Fdownloadfile_article.asp%3Fid_tb_article%3D103%26id_tb_menu%3D16&ei=8tNvU_PJH-aosATkqoDoCQ&usg=AFQjCNF5F_r1IIhj5AjST-qiiCzSaJU3tw&sig2=eyApBz3jBuZ4DuLb-ibHFQ&bvm=bv.66111022,d.cWc
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=835088
http://www.zemoleza.com.br/carreiras/6669-o-mix-de-comunicacao-publicidade-propaganda-marketing-direto-e-promocao-de-vendas.html#!imprimir!#&gsc.tab=0
APÊNDICE
Foi utilizado para pesquisa deste trabalho um computador com acesso a internet, sendo pesquisado no googler em sites referentes ao assunto.
MONTES CLAROS
2014
RENATO RIBEIRO DOS SANTOS
MONTES CLAROS
2014
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes