Buscar

Importância do CRAS na Proteção Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entrevista
Tema: Qual a importância do CRAS para a proteção social?
Profissional: Roberta Ribeiro Rocha kahn
Cress: 15604 RJ
Endereço: Rua Terezinha Pinto, 297, Centro, Nova Iguaçu
Instituição: CRAS - Centro
Objetivo: 
 O objetivo da entrevista é entender melhor como funciona o Centro de Referência da assistência Social – CRAS.
 O CRAS é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços socioassistenciais da proteção básica do SUAS, em áreas de vulnerabilidade e risco social. Tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, além do fortalecimento de vínculos comunitários e familiares. Essa proteção pressupõe a criação de programas, projetos e serviços locais de acolhimento e socialização de seu público alvo, de acordo com a situação de vulnerabilidade identificada.
Perguntas e Respostas:
Qual a importância do CRAS para a proteção social e para as famílias?
O CRAS é uma unidade que desempenha as funções de gestão de proteção básica no seu território e de oferta do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF e tem como público alvo uma população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou, fragilização de vínculos afetivos e que vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiência.
Que atividades são desenvolvidas pelo Assistente Social do CRAS?
São inúmeras as atribuições do Assistente Social no programa CRAS, como:
Estudo social, visita domiciliar, orientação e acompanhamento, os grupos de famílias, o acompanhamento familiar, atividades comunitárias, campanhas sócio educativas, informação, comunicação e defesa de direitos, a promoção ao acesso à documentação pessoal, mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio, desenvolvimento do convívio familiar e comunitário, cadastramento nas políticas sociais de acordo com o perfil socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários , notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social e realizar busca ativa. 
O que os usuários da Assistência Social podem esperar dos serviços oferecidos pelo CRAS?
Quando as pessoas precisam de atendimento social, buscam o CRAS, que conta com uma equipe multiprofissional. Eles prestam serviços de proteção social básica e encaminham se necessário, para outros atendimentos. O objetivo é prevenir o risco social, fortalecendo os vínculos familiares, comunitários e promovendo a inclusão das famílias e dos cidadãos nas políticas públicas, no mercado de trabalho, na vida em comunidade.
Quais são os instrumentos utilizados pelo Assistente Social?
Dentre alguns instrumentos utilizados no CRAS Centro podemos destacar:
Atendimento individual e em grupo, a escuta, a visita domiciliar, as reuniões do PAIF, o acompanhamento de famílias do PAIF, o grupo de idosos, o grupo de crianças, os encaminhamentos, o parecer social e relatórios, entre outros...
Em que tipo de caso você sentiu mais dificuldades de atuar e por quê?
Olha a minha dificuldade foi o sofrimento emocional. Você se sente frustrado porque não consegue dar providencia aquela família e além da vulnerabilidade, elas estão com problemas de saúde, de urgência, por isso é mais complicado.

Outros materiais