Buscar

Fichamento Sintético- Laraia (Cultura)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

“ O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmos as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura”. (p.66)
“ Podemos entender o fato que de individuos de culturas diferentes podm ser faculmente indentificados por uma série de características, tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, sem mencionar, a evidencia das diferenças linguistas, o fato de mais imediata observação empirica”. (p. 66)
“Todos os homens são dotados do mesmo equipamento anatômico, mas a ultilização do mesmo ao inves de ser determinada geneticamente (todas as formigas de uma dada especie usam os seus membros uniformemente), depende de um aprendizado e este consiste na cópia de padrões que fzem parte da herança cultural do grupo”. (p.67)
“ O homem tem despendido grande parte de sua historia na tor, separado em pequenos grupos, cada um com a sua própria linguagem, sua própria visão de mundo, seus costumes, e expectativas”. (p.68)
“ O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida como mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrencia de numerosos conflitos sociais”. (p.68)
“ O etnocentrismo, de fato, é um fenomeno universal. É comum a crença de que a propria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo a sua unica expressão”. (p.69)
“ É comum assim a crença no povo eleito, predestinado por seres sobrenaturais para ser superior aos demais. Tais crenças contêm o germe do racismo, da intolerancia, e, frequentemente, são utilizadas para justificar a violência praticada contra os outros”.
“ Comportamentos etnocêntricos resultam também, em apreciações negativas dos padrões cultrais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais”. (p.70)
“ Reação oposta ao etnocentrismo, que é a apatia. Em lugar de superestima dos valores de sua propria sociedade, numa dada situação de crise os membros abandonam a crença nesses valores, e consequentemente, perdem a motivação que os matém unidos e vivos”. (p.71)
“ A cultura também é capaz de provocar curas de doenças, reais ou imaginárias. Estas curas ocrrem quando existe a fé do doente na eficácia do remédio ou no poder dos agentes culturais. Um destes agentes é o xamã de nossas sociedades tribais”. (p.73)
“ A participação do individuo em sua cultura é sempre limitada; nenhuma pessoa é capaz de participar de todos os elementos de sua cultura. Este fato é tão verdadeira ns socieddes complexas com um alto grau de especialização, quanto nas mais simples, onde a especialização refere-se apenas às determinads pelas diferenças de sexo e de idade”. (p.76)
“ (...) Deve existir um minimo de participação do individuo, na pauta de conhecimento da cultura a fim de permitir a sua articulação com os demais membros da socidade. Todos necessitam saber como agir em determinadas situações e, também, como prever o comportamento dos outros. Somente assim é possivel o controle de determinadas ações. Apesar disso tudo há sempre o risco de perda do controle da situação, porque “em nenhuma sociedade todas as condições são previsiveis e controladas”.” (p.78-79)
“ O homem sempre buscou explicações para fatos cruciais como a vida e morte. Estas tentativas de explicar o inicio e o fim da vida humana foram sem duvida resposaveis pelo aparecimento dos diversos sistemas filosoficos. Explicar a vida implica a compreensão dos fenômenos da concepão do nascimento. Estas são importantes para a ordem social. Da explicação que o grupo aceita para a reprodução humana resulta o sistema de parentesco, que vai regulamentar todo o comportamento social”. (p.84)
“ Todas as sociedades humanas dispõem de um sitema de classificação para o mundo natural parece não haver mais duvida, mas é importante reafirmar que esses sistemas divergem entre si porque a anutreza não tem meio de determinar o homem um só tipo taxionômico”. (p.87)
“Entender a lógica de um sistema cultural depende da compreensão das categorias constituidas pelo mesmo. (...) contantemente presentes na linguaguem, sem que estejam necessariamente explicitas, elas existem ordinariamente, sobretudo sob a forma de hábitos diretrizes da consicência, elas p´ropias inconsciente”. (p.87)
“Podemos agora afirmar que exitem dois tipos de mudança cultural: uma que é interna, resultante da dinamica do proprio sistema cultural, e uma segunda que é o resultado do contato de um sistema cultural com um outro”. (p.90)
“É praticamente impossivel imaginar a existencia de um sitema cultural que seja afetado apenas pela mudança interna. Isto somente seria possivel no caso, quase absurdo, de um povo totalmente isolado dos demais”. (p.90)
“ O tempo constitui um elemento importante na análise de uma cultura, nesse meesmo quarto de século, mudaram-se os padrões de beleza, regras morais que eram vigentes passaram a ser consideradas nulas”. (p.93)
“Cada sistem cultural está sempre em mudança. Entender esta dinâmica é importante para atenuar o choque entre as gerações e evitar comportamentos preconceituosos. Da mesma forma que é fundamental para humanidade a compreensão das diferenças entre povos de culturas diferentes, é necessário saber entender as diferenças que ocorrem dentro do mesmo sistema. Este é o único procedimento que prepara, o homem para enfrentar serenemente este constante e admiravel mundo novo do porvir”. (p.95)

Outros materiais