Buscar

GISLEY PORTFOLIO

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Gisley freire campos santos
PRODUÇÃO TEXTUAL individual
VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA
2015
Gisley freire campos santos
PRODUÇÃO TEXTUAL individual
POSSIBILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE FRANQUIA.
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Pesquisa de Mercado; Negocação; Marketing; Metodologia Cientifíca.
Professores: Emília Okayama; Elisete Zanpronio; Marcos Marques; Henry Nonaka e professor Vinícius Rincão.
Vitória da Conquista - Bahia
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.........................................................................................5
CONCLUSÃO.....................................................................................................13
REFERÊNCIAS...................................................................................................14
�
1-INTRODUÇÃO
 
 
 Este trabalho tem como objetivo demonstrar o conhecimento adquirido das seguinte disciplinas: Pesquisa de Mercado, Negociação; Conceitos de Marketing e Metodlogia científica. Abordaremos a aprendizagem das disciplinas através de um texto interdiciplinar, onde estudaremos a instalação de uma franquia e os passos que daremos para desenvolver uma pesquisa de mercado para tornar essa franquia viável em minha Cidade, Vitória da Conquista-Bahia.
 
 
 
2-DESENVOLVIMENTO
Home Depil
 A Home Depil é uma franquia de estética feminina, que oferece serviços a domicílio e faz parte do grupo Zaiom. O investimento para abrir uma unidade desta rede é a partir de 20 mil. A taxa de franquia custa 15 mil reais e o prazo de retorno varia entre seis (06) a dezoito (18) meses. Esta empresa oferece serviço de fotodepilação. A foto depilação é a “queridinha” das mulheres modernas, pois, objetivo desta depilação é acabar com os pêlos indesejáveis.
 Para a instalação dessa franquia, bem como de qualquer outra empresa, é necessário um conhecimento prévio e baseado em dados cientifícos da Pesquisa de Mercado. Pesquisa de Mercado, compreende vários conceitos administrativos e seu bjetivo é encontrar a melhor maneira para que uma empresa possa se instalar em um nicho mercadológico já existente. 
 Para a abertura dessa franquia, temos algumas tipos de pesquisa de Mercado, os tipos podem ser vários e cada um busca trazer dads e informações competentes para a viabilidade do segmento que empreendedor busca entrar. Existe a pesquisa de Identificação de Problemas e a de Solução de Problemas, e segundo Kotler, Keller (2006) essas pesquisas, baseadas no Marketing são para a para solução de problemas e possíveis problemas podem que possam ocorrer na implantação de um comércio/ franquia. As possibilidades de estudos que uma Pesquisa de mercado oferece a da busca da verdade que reúne, analisa, interpreta e relata informações de modo que as decisões administrativas se tornem mais eficazes.
 Nas palavras de May (2004, p. 44, grifos do autor):
 [...] existe um relacionamento constante entre a pesquisa e a teoria social. Para nós, como pesquisadores, a questão não é somente o que produzimos, mas como o fazemos, pois isso é inseparável do processo da pesquisa. Um entendimento do relacionamento entre a teoria e a pesquisa é parte desse projeto reflexivo que focaliza nossas habilidades não apenas para aplicar técnicas de coleta de dados, mas também para considerar a natureza e os pressupostos do processo de pesquisa.
 
 Entendemos, que a pesquisa é a identificação, coleta e análise sistemática para um objetiv especifíco da abertura de uma empresa. Visa, melhorar a tomada de decisões do empreendedor. Além de ser uma ferramenta de ajuda na obtenção de dados, buscando no mercado respostas que possam ajudar na tomada de decisão da organização. 
 Para a abertura da franquia Home Depil poderiamos utilizar as pesquisas de Identificação de Problemas, Solução de Problemas, ou ainda, os tipos de abordagem, que são: Abrdagem Exploratória, Causal e a Descritiva. Contudo, nossa pesquisa baseou-se na pesquisa de Solução de Problemas e na abordagem causal. Como descreveremos a seguir.
 Na pesquisa de solução de problemas os resultados podem apontar caminhos e ações importantes para que o empreendedor ou franquiado possa empreender com segurança. Esta pesquisa permite a busca o crescimento e o desenvolvimento diante do mercado em que deseja atuar. Os objetivos sa Solução de Problemas são:
Pesquisa de Segmentação: Determina a base de segmentação a área que se deseja trabalhar e o perfil do mercado-alvo. Este modelo de pesquisa visa ir ao foco, ao estilo de vida das pessoas que compõem o serviço ou marca/produto. Busca entender realmente as expectativas e comportamento de determinados segmentos, no caso das da Home Depyl, buscaremos entender as expectativas e perfil das mulheres de Vitória da Cnquista
Pesquisa de produto: Testes de aceitação da mercadoria, posicionamento da marca, marketing de teste e outros. É neste modelo de pesquisa que busca-se informações que auxiliem a empresa na formatação e concepção de determinado produto. Para a Administração uma pesquisa de mercado deve estar voltada para a determinação das características da população-alvo de um determinado produto. Esta pesquisa é fundamental para a Home Depyl, visto que em nssa cidade temos uma grande concorrência, além da Franquia Depyl Bella, temos várias esteticistas, pois o mercado profissional de nossa cidade têm varios cursos de especialização em depilação e estética feminina.
Pesquisa de preços: esta pesquisa ou modeo de pesquisa tem como objetivo buscar informações que auxiliem a empresa nas políticas de preços a serem adotados para os consumidores. Apreçar a linha de podutos e a elasticidade quanto a demanda e preço ajuda a definir a resposta do quanto o consumidor está determinado a pagar, como a fotodepilação é um prduto inovador, quer requer a utilização de máquinas apropriadas, esta investigação torna-se importante.
Pesquisa promocional: Relacionamento de promoção de vendas e testes criativos de propagandas, bem como decisões sobre mídias que serão utilizadas, são metodos importantissímos para definir qual o melhor canal de promoção ao cliente; Rádio, TV, Outdoor, Panfletagem e etc.
Pesquisa de distibuição: É a pesquisa de determinação do melhor local de distribuição dos produtos, qual o melhor tipo de distribuição e a melhor localização para a empresa. É um método muito eficaz para o crescimento da empresa, pois se descobri a melhor localização para a empresa de acordo o público-alvo. 
 O tipo de pesquisa Causal ou Experimental, consiste em uma amostra representativa que possa explicar as relações de causa e efeito entre os fatores empreendidos. Enquanto uma pesquisa descritiva procura responder as perguntas: “Quem”, “o que”, “como”, “Quando” e etc. A causal busca responder “por quê” explicando as causas, os fatores que provocaram os comportamentos e eventos. Segundo Limeira (2008, p 38): Na pesquisa (causal ou experimental) busca-se explicar relações de causa e efeito entre fatores. A empresa pode desejar saber, por exemplo, qual é o aumento das vendas em decorrência da mudança no de produtos. É esta pesquisa que permite testar hipóteses e estabelecer relações de causa e efeito, porque os dados são coletados de modo científico. Com amostras representativas da população estudada o que possibilita a generalização dos resultados, diminuindo os riscos da decisão em markenting. 
 Só para o conhecimento do leitor, embora não utilizamos a Pesquisa de Identificação de Problemas,ela consiste em identificar problemas através das seguintes atuações: 
Pesquisa de potencial de mercado.
Pesquisa de Participação no mercado.
Pesquisa de Imagem.
Pesquisa de características do mercado.
Pesquisa de prevsão.
Pesquisa de tendências comerciais. 
 Os tipos de abordagens descritivas e exploratórias abordam de mdos diferentes questões referentes a pesquisa de mercado, cuja investigação é voltada para uma análise diferenciada da causal, embora todas se completem elas são diferentes na metodológia empreendida. A pesquisa exploratória é realizada, segundo Vergara (2000), em áreas em que existe pouco conhecimento acumulado e sistematizado. É, portanto, adequada para o objetivo de aumentar o número de conhecimentos sobre o assunto, ou, nas palavras de Gonçalves e Meirelles (2004, p. 37), é “realizada para descobrir ou descrever melhor o(s) problema(s)-raiz que são apontados através de sintomas (ou queixas) para se alcançar os objetivos. Dencker (2000) observa que as pesquisas exploratórias utilizam grande quantidade de dados extraídos de fontes secundárias, estudos de casos selecionados e de observações informais, sendo os meios mais comuns de pesquisa exploratória a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. 
 A pesquisa descritiva trabalha com as características de uma população ou de um fenômeno, podendo estabelecer correlações entre variáveis, definindo também a natureza de tais correlações, sem se comprometer com a explicação dos fenômenos descritos (VERGARA, 2000). Pesquisas descritivas delineiam ou analisam as características de um fato ou fenômeno, avaliam os resultados de programas, ou isolam variáveis-chave ou principais, são abordadas predominantemente de forma quantitativa (LAKATOS; MARCONI, 2001). Questões essenciais a serem respondidas incluem: quem? O quê? Quanto? Como? Onde? Quando? Por quê? Dada a investigação de um problema.
 “[...] observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Busca descobrir, com a maior precisão possível, a Frequência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e suas características.” Cervo, Bervian e Silva (2007, p. 65). 
 
 Nesse estudo falaremos também da importância da abordagem quantitativa e qualitativa. De generalizado, podemos seguir a diferenciação proposta por Trujillo (2003). Ele, Trujillo, afirma que a pesquisa qualitativa busca verificar se uma determinada característica está presente na população pesquisada, enquanto que a quantitativa deseja verificar a Frequência com que essa característica ocorre nessa população. 
 A pesquisa quantitativa já foi considerada como a única forma de se fazer ciência; pois é baseada em um pensamento científico. Ela é uma método científico por excelência, trabalhando com hipóteses e variáveis quantificáveis que seriam testadas e verificadas matematicamente, fornecendo um conhecimento perfeitamente científico; esta ideia, entretanto, não se sustenta mais, até porque os dados são obtidos também, por meio da percepção sensorial nos dias atuais. E esta nem sempre é quantificável (KAUFMANN, 1977). A pesquisa quantitativa, normalmente, procura identificar as relações de causa e efeito entre os fenômenos. É recomendado utilizar, preferentemente, o enfoque da pesquisa quantitativa quando o propósito do projeto implicar em medir a relação entre as variáveis, ou em avaliar o resultado do sistema ou projeto (ROESCH, 1999), ou quando se pretende trabalhar com a mensuração das características do fenômeno pesquisado, o que é feito normalmente a partir da definição de uma amostra (TRUJILLO, 2003), ou seja, uma parte da população que pode ser considerada representativa e que permite dessa forma conhecer as características de toda a população sem a necessidade de pesquisar todos os seus componentes, isso fizemos em Vitória da Conquista, através de levantamentos e amostras por meio do método survey. Questionários e pesquisas dadas por redes sociais, foram os tipos de levantamentos e coleta de dados utilizados para a franquia Home Depil. Os métodos de levantamento utilizados para o conhecimento dos dados demográficos, econômicos, culturais, naturais e tecnológicos foi o levantamento de dados por meio de perguntas diretas, e questionários elaborados com perguntas claras e objetivas, os dados coletados foram analisados e quantificados estatisticamente.
 Um dos aspectos básicos da pesquisa quantitativa é sua capacidade de generalização; o pesquisador que está realizando um estudo de caráter quantitativo normalmente está procurando resultados que transcendam os limites estreitos de sua própria pesquisa. Um ponto importante que define essa pesquisa como científica é o fato que ela pode ser considerada válida, e tem a capacidade de ser repetida por outro pesquisador (BRYMAN, 1988). Digo, ela deve ser feita de modo a garantir que outra pessoa seja capaz de realizar a mesma pesquisa.
 De acordo com Malhotra (2001, p. 155) a pesquisa qualitativa é definida como uma técnica de "...pesquisa não-estruturada, exploratória, baseada em pequenas amostras, que proporciona insights e compreensão do contexto do problema" que está sendo estudado. Outros autores, buscando serem mais claros e diretos, citam que seu objetivo é simplesmente compreender o que está na mente do consumidor (AAKER; KUMAR; DAY, 2001). 
 Ao colocar dessa forma, s autres inferem que o raciocínio é predominantemente indutivo, permitindo exploração mais livre e aberta do tema da pesquisa (CASTRO, 2006).
 “O termo qualitativo implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível.” Chizzotti (2006, p. 28).
 A Negociação é consiste na relação interpessoal entre os indíviduoas de uma negócio A comunicação é o relacionmento interpessoal inprescendíveis para um empreendimento. As pessoas envolvidas são os negociadores cujo interesse em comum é fechar um negócio. Os meios de comunicação e informação são utilizados para resolver questões referentes a empresa e sanar possíveis problemas que possam ocorrer.
 “Negociação importa em acordo e, assim, pressupõe a existência de afinidades, uma base comum de interesses que aproxime e leve as pessoas a conversarem” (MATOS, 1985, p. 240). 
 
 Conforme explicado, sem conversação não se pode negociar e o negociador que não sabe interagir com uma comunicação clara e precisa jamais conseguira condições de se sentar a uma mesa para negociar, pois não terá ferramentas para a ação necessária para um boa negociação. O administrador precisa ter conhecimento para negociar, pois exitem variavéis que só podem ser resolvidas com os conceitos e teorias da Negociação empresarial. Portanto, o negociador despreparado jamais conseguirá resolver os conflitos e problemas vindos de fatores internos e externos de um negócio empresarial. Os conflitos de interesse são muitos e só um bom comunicador poderá resolver estes conflitos de interresse mútuo.
 No empreendimento de franquias este relacionamento é indiscutível, pois, tanto o franqueado como a franquia tem uma negociação de ganho mútuo, ambos estabelecem uma relação de interação e juntos buscam o sucesso da franquia, pois, só agindo assim, ninguém perdi e a lucrabilidade é certa; é esta caracteristica que faz da negociação um fator preponderante na instalação de uma franquia. Salientamos que a flexibilidade, a adaptação da negociação e do negociador a situações não planejadas devem ser consideradas também, por se tratar de um ambiente mutante, exige uma postura proativa e habilidade de adequar-se às circunstâncias inesperadas. 
 As organizações cada vez mais precisam conhecer as necessidades dos clientes para desenvolver sua capacidade produtiva, ampliando seu mercado e conseqüentemente, sua lucratividade através da correta aplicação dos resultados obtidos pela pesquisade Marketing. Através das informações coletadas pelas empresas, pode-se gerenciar os problemas encontrados na pesquisa transformando os dados encontrados em oportunidades para a empresa. No análise de macroambiente para a franquia Home Depyl, a pesquisa de marketing foi de fundamental relevância, pois é o Marketing empresarial que busca informação pertinentes para um negóci e os transforma em informações que venham a ajudar os executivos na solução de problemas. Muitas pessoas pensam em marketing apenas como os meios de vendas ou propagandas de um prduto, contudo, marketing engloba a tomada de decisão, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como qualquer outra função empresarial. E faz parte do conjunto de funções desempenhadas na empresa, como produção, finanças, logística, recursos humanos, sistemas de informação, engenharia de produtos, pesquisa tecnológica, entre outras.
 Os aspectos do Macroambiente foram analisadas para uma melhor estruturação da franquia e as questões referentes a análise do Ambiente Demográfico demostraram que Vitória da Conquista possui possui em dados estatistícos a densidade e o tamanho excelente para a franquia, possui uma população, jovem com mulheres e até mesmo homens modernos que buscam uma melhor qualidade de vida, cujo os anseios estéticos também fazem parte destes desejos. 
 A Home Depyl encontrou um ambiente social, cultural e socio-econômico favorável para a sua instalação, os métodos empreendidos possibilitou um estudo do macroambiente e todas as suas vertentes convergem para um negócio eficaz na cidade.
 
3-CONCLUSÃO
 
 Foi com base nos conceito interdiciplinar apresentados neste trabalho acadêmico que, conseguimos fazer uma uma dada pesquisa que possibilitou a instalação da Franquia Home Depyl. Pois, além dos dados extraídos com a pesquisa de mercado, tomamos conhecimento de estudos importantes para a abertura de uma empresa e para o sucesso de qualquer segmento empresarial.
 O conhecimento teórico da disciplinas: Pesquisa de Mercado; Negociação e Conceitos de Marketing, foi exposto em prática, o que pssibilitou um conhecimento mais aprofundado da Administração Empresarial.
	
REFERÊNCIAS
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. 12. ed. São Paulo, Prentice Hall Brasil, 2006.
MAY, Tim. Pesquisa social: questões, métodos e processos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004..
http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/a-importancia-da-pesquisa-de-marketing/31419/ <Acesso maio 2015>
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/de-olho-no-macroambiente/53525/<Acesso maio 2015>
MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia e planejamento. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. v. 1.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
TRUJILLO, Victor. Pesquisa de mercado qualitativa e quantitativa. São Paulo: Scortecci, 2003.
CRESSWELL, John W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KAUFMANN, Felix. Metodologia das ciências sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. (Coleção Metodologia das Ciências Sociais e Teoria da Ciência)
MARTINELLI, Dante P. Negociação e solução de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. 1. ed. São Paulo: Atlas, 200

Outros materiais