Buscar

Av1 Noções de Atuária 4° semestre Ciências Contábeis - Unopar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) Na vida cotidiana temos contato com situações em que não é possível prever o resultado e nem podemos ter certeza se algo poderá ou não acontecer. É o caso das previsões do tempo e outros fenômenos meteorológicos e de natureza geológica, como erupção de vulcões, terremotos, tufões e tsunamis. Além dos fenômenos meteorológicos, há outras situações cujo resultado não pode ser previsto, como sorteios, lançamentos de dados ou uma simples disputa de "cara e coroa". O ramo da Atuarial que estuda as incertezas é a probabilidade. A impossibilidade de ocorrência de um evento é representada em probabilidade pelo número:
Alternativas:
a) 1
b) -1
c) 0
d) 1/2   
2) Antes do início de uma partida de futebol, cada equipe escolhe uma das faces de uma moeda e o árbitro joga a moeda para cima para saber qual equipe começa o jogo. Qual a chance de cada equipe começar o jogo?
Alternativas:
a) Jogando uma moeda e observando a face voltada para cima há apenas dois resultados possíveis, a chance de ocorrer cara ou coroa é a mesma;
b) Jogando uma moeda e observando a face voltada para cima há apenas um resultado possível, a chance de ocorrer cara ou coroa é apenas uma;
c) Jogando uma moeda e observando a face voltada não há resultado possível pois as chances não existem;
d) Jogando uma moeda e observando a face voltada para cima há apenas dois resultados possíveis, a chance de ocorrer cara é maior;
3) Há certos fenômenos (ou experimentos) que, embora sejam repetidos muitas vezes e sob condições idênticas não apresentam os mesmos resultados. A expressão que representa a probabilidade de ocorrência de um evento é a apresentada na letra:
Alternativas:
a) p = 1 – número de casos em análise;
b) q = número de casos totais / número de casos em análise;
c) p = 1 / número de casos em análise;
d) q = número de casos em análise / número de casos totais.
4) A taxa de natalidade de uma população reúne informações que permitem estabelecer um panorama nacional da quantidade de nascimentos que foram registrados durante certo tempo. No município de Campo Bonito nasceu neste mês 344 bebes, nesta cidade há 7.300 habitantes. Qual a taxa de natalidade desta cidade?
Alternativas:
a) 47%;
b) 44%;
c) 0,4%;
d) 0,47%.
5) A análise da população durante determinado tempo é imprescindível, sendo que análises e experiências são realizadas de forma permanente nas mais variadas partes do mundo. É dessa forma que se permite que os atuários tenham base para as suas projeções acerca das populações. O resultado dessas análises é, então, apresentado em tabelas ajustadas, chamadas:
Alternativas:
a) Taxa de mortalidade ou tábuas biométricas;
b) Taxa de natalidade ou taxa de mortalidade;
c) Tábuas biométricas ou tábuas de mortalidade;
d) Taxa de isenção ou tábuas métricas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes