Buscar

Conceitos de Agrária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. CONCEITO DE AGRICULTURA: 
a. Diniz, A. F.: significado etimológico - trabalho (cultura) do campo (ager) 
b. René Dumont: “É a transformação do meio rural feita pelo homem” 
c. Zimmermann: “O termo agricultura abarca os esforços produtivos, mediante os quais o homem sedentário trata de aproveitar e, se possível, melhorar e acelerar o ciclo vegetativo natural das plantas e animais, a fim de obter os produtos vegetais e animais necessários ao homem ou desejados por ele”. Dessa definição podemos extrair três características fundamentais: 
· é feita pelo homem sedentário. 
· trabalha com o meio biológico, tendo relações intensas com a natureza. 
· altera o comportamento biológico de plantas e animais. 
Essa transformação atinge outros fatores, como o solo e o clima. 
Comentários: · E a lavoura itinerante? · A indústria se diferencia da agricultura porque transforma matéria-prima em artigos de consumo, enquanto esta apenas melhora os produtos naturais. Entretanto, existem atividades agrícolas que se aproximam da atividade industrial. · Influência do meio natural e social-econômico. 
2. IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA · A agricultura e o problema da fome · Outras funções da agricultura - abastecer as cidades, liberando recursos até então usados na importação desses produtos - liberando mão-de-obra para a indústria - o desenvolvimento de uma classe forte de pequenos e médios produtores agrícolas, além de reduzir substancialmente o problema social, permitiria melhor distribuição de renda e aumento da massa de consumidores. 
3. PERSPECTIVA PARA A AGRICULTURA · Agroecologia · O primeiro problema pressupõe a adequação da agricultura às técnicas modernas e científicas Existem 3 barreiras para o desenvolvimento da agricultura no “mundo subdesenvolvido”: 
1ª) A falta de capitais suficientes, pois o escasso capital é, preferencialmente, aplicado no incipiente desenvolvimento industrial 
2ª) A mentalidade do agricultor, preso a tradições agrícolas milenares e que se sente inseguro diante de transformações tão profundas nos seus hábitos 
3ª) Estruturas sociais e fundiárias concentradoras. · O segundo problema da agricultura e da alimentação é ainda mais grave. O problema surgiu quando a função da agricultura que de “produzir para comer e vender o excedente”, transformou-se, após a Revolução Industrial, em “produzir para vender e achar alguém com dinheiro suficiente para comprar”. 
OBS: - subprodução - superabundância. 
AGRICULTURA E GEOGRAFIA 
1. CONCEITUAÇÃO: GEOGRAFIA DA AGRICULTURA / GEOGRAFIA RURAL a. A Geografia Agrária, ou da Agricultura, sempre se preocupou com a caracterização dos lugares em função de atributos agrícolas. O seu caráter espacial está assentado há muito tempo e, embora as definições variem, todos coincidem neste ponto. Mas as suas preocupações vão além. 
Segundo FAUCHER, “A natureza dos produtos, as condições econômicas de sua obtenção, o modo de vida dos agricultores, as características e as transformações da paisagem rural constituem seu objeto particular”. 
b. Geografia da Agricultura e Geografia Rural. Para alguns autores as duas são sinônimas, embora acreditemos ser conveniente uma distinção, sobretudo quando os geógrafos começam a se preocupar com o desenvolvimento rural. A Geografia da Agricultura é mais restritiva, fundamentalmente econômica, enquanto a Geografia Rural é mais ampla, tratando também das formas de povoamento, de questões demográficas mais profundas, das formas de ocupação não-agrícola da terra rural e dos seus conflitos com a agricultura, das condições de vida das populações rurais e dos seus problemas. 
2. O TRABALHO DO GEÓGRAFO AGRÍCOLA E SEU MATERIAL 
a. Deve contar com grande quantidade de informação selecionada, capaz de descrever o fenômeno em toda a sua complexidade (fotografias aéreas, mapas diversos, cartas topográficas, censos, trabalho de campo etc.).

Outros materiais