Buscar

Av1 Organização Estrutura Portuaria

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0360_AV1_201402034911 » ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	Professor:
	ROSANA PACHECO DE QUEIROZ
	Turma: 9001/AP
	Nota da Prova: 2,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1        Data: 13/10/2015 19:17:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201402279510)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A ORGANIZAÇÃO PORTUÁRIA E SEUS MODELOS DE GESTÃO SURGIRAM AO LONGO DO TEMPO A PARTIR DA INFLUÊNCIA DE VÁRIOS FATORES, TAIS COMO A ESTRUTURA SOCIOECONÔMICA DO PAÍS, LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA, A NATUREZA DAS CARGAS OPERADAS E AS CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS DO PAÍS, ENTRE OUTROS FATORES. NESSE PROCESSO FORMARAM-SE, AO LONGO DO TEMPO, ALGUNS MODELOS REFERENCIAIS DE GESTÃO PORTUÁRIA. DENTRE AS ALTERNATIVAS ABAIXO, ASSINALE AQUELA QUE NÃO CORRESPONDE A UM DESSES MODELOS DE GESTÃO PORTUÁRIA.
		
	 
	PORTO GERENCIAL (MANAGEMENT PORT)
	
	PORTO DE SERVIÇO (OPERATING PORT)
	
	PORTO DE INSTRUMENTO OU PORTOS DE EQUIPAMENTO (TOOL PORT)
	 
	PORTO DE SERVIÇO PRIVADO (FULLY PRIVATIZED PORT)
	
	PORTO PROPRIETÁRIO OU PORTO LOCADOR (LANDLORD PORT)
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402113696)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Modelo de administração portuária no qual, além da infraestrutura, o governo também coloca todas as demais facilidades de superestrutura necessárias à movimentação de cargas, à estadia dos navios e aos equipamentos de transporte terrestre à disposição dos empresários atuantes na atividade portuária.
		
	 
	Porto Instrumento (Tool Port)
	
	Terminal Portuário (Port Terminal)
	
	Autoridade Portuária (Port Authority)
	 
	Porto de Serviço (Operating Port)
	
	Porto Proprietário (Landlord Port)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402279572)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	HÁ TEMPO, A POLÍTICA DO GOVERNO FEDERAL TEM SIDO DE CONSOLIDAR AS PARCERIAS PRIVADAS DENTRO DOS PORTOS ORGANIZADOS, POR MEIO DA PRIVATIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS, COM A COMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DOS TERMINAIS DE USO PRIVATIVO E PROMOVER A DESCENTRALIZAÇÃO DO SUBSETOR, TRANSFERINDO AS ADMINISTRAÇÕES DOS PORTOS PARA OS ESTADOS E MUNICÍPIOS, OU, NO CASO DE PORTOS AINDA SOB JURISDIÇÃO FEDERAL, CONCEDER-LHES AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA. SOBRE O TEMA, FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - NO ÂMBITO FEDERAL, SERÃO MANTIDAS AS FUNÇÕES DE SUPERVISÃO, CONTROLE E PROMOÇÃO, PARA NÃO PERDER A VISÃO SISTÊMICA DA CADEIA DE TRANSPORTE NACIONAL. II - PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS, O GOVERNO RETIROU-SE DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PORTUÁRIOS, QUE PASSARAM A SER EXECUTADOS PELO SETOR PRIVADO, OBJETIVANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DOS SERVIÇOS OFERTADOS AO PÚBLICO, A OTIMIZAÇÃO DO USO DE SUAS INSTALAÇÕES E A REDUÇÃO DOS CUSTOS. III - NA EXECUÇÃO DESSA POLÍTICA FOI ESTIMULADA A QUALIFICAÇÃO DE OPERADORES PORTUÁRIOS PRIVADOS, O ARRENDAMENTO DE ÁREAS E INSTALAÇÕES E A PROIBIÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS DE USO PRIVATIVO, EXCLUSIVO OU MISTO. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
		
	 
	SOMENTE I E II
	
	I, II E III
	
	SOMENTE II
	
	SOMENTE I
	
	SOMENTE III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402279497)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A QUEDA DAS BARREIRAS COMERCIAIS ARTIFICIAIS ENTRE OS PAÍSES TROUXE DESTAQUE ÀS BARREIRAS REPRESENTADAS PELOS CUSTOS DE TRANSPORTE DO COMÉRCIO INTERNACIONAL. ENTRE ESTES, O CUSTO ASSOCIADOS À ATIVIDADE PORTUÁRIA TEM SIDO ALVO DE ATENÇÃO ESPECIAL. TAMBÉM NO BRASIL, A PERCEPÇÃO DE QUE A EFICIÊNCIA PORTUÁRIA É UM FATOR CRÍTICO PARA A ECONOMIA VEM GANHANDO FORÇA COM O PASSAR DOS ANOS. SOBRE ESTE TEMA FORAM FEITAS AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES: I - OS PROBLEMAS ASSOCIADOS À ATIVIDADE PORTUÁRIA NO BRASIL FAZEM PARTE DO CHAMADO ¿CUSTO BRASIL¿, ISTO É, O CONJUNTO DE FATORES DESFAVORÁVEIS À COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NO BRASIL, QUE INDEPENDEM DELAS PRÓPRIAS. II - COM O INTUITO DE AUMENTAR A EFICIÊNCIA DOS PORTOS E REDUZIR ESTE COMPONENTE DO ¿CUSTO BRASIL¿, MUDANÇAS TÊM SIDO FEITAS NO MARCO REGULATÓRIO DO SETOR PORTUÁRIO BRASILEIRO DESDE O INÍCIO DA DÉCADA DE NOVENTA. III - EM FEVEREIRO DE 1993 FOI PROMULGADA A ¿LEI DE MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS¿ (LEI 8.630/93) QUE VISAVA PROMOVER A DESCENTRALIZAÇÃO NO SETOR, PERMITIR A ENTRADA DE RECURSOS PRIVADOS, ESTIMULAR INVESTIMENTOS, PROMOVER A CONCORRÊNCIA E ADEQUAR O QUANTITATIVO DA MÃO-DE-OBRA AOS NOVOS PADRÕES TECNOLÓGICOS. ESTÁ(ÃO) CORRETA(S):
		
	 
	SOMENTE III
	
	SOMENTE I
	
	SOMENTE II
	 
	I, II E III
	
	SOMENTE I E III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402713970)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No processo de atracação de navios no cais há um sistema que impede que o navio se choque contra a parede do cais causando danos ao casco. Assinale a alternativa correta sobre acerca desse sistema.
		
	
	(E) Dolfins que são estrutura de madeira presa ao cais cuja finalidade é manter a estabilidade do navio para a realização da estiva.
	 
	(D) Defensas que são estruturas fixas ou pneumáticas geralmente feitas de borracha cuja finalidade é amortecer o movimento dos navios durante o período que está acostado.
	
	(A) Molhe que é uma construção hidráulica cuja finalidade é proteger o navio contra a violência das ondas que arrebentam no cais.
	 
	(B) Guias-corrente que é um tipo especial de corrente de aço cuja finalidade é manter o navio preso ao cais.
	
	(C) Armaduras de concreto (Breakwater) como os tetrápodes, dolos e tribar cuja finalidade é proteger o navio enquanto processa o carregamento e descarregamento.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402113700)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Obra de engenharia marítima destinada a proteger a porto da ação das ondas do mar, apoiada no leito submarino e possuindo as suas 2 extremidades dentro d'água,
		
	
	Píer
	
	Duque D'Alba
	 
	Quebra-mar
	
	Molhe
	
	Dique
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402111353)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Portos de menor porte, com alcance regional, cuja finalidade é atender aos navios de Cabotagem que fazem o serviço de suprimento e distribuição das mercadorias oriundas ou destinadas ao Longo Curso:
		
	
	Portos Privados
	 
	Portos Públicos
	
	Terminais Portuários
	 
	Feeder Ports
	
	Hub Ports
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402158524)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pelo potencial gerador de cargas do porto ou sua área de influência terrestre, dependendo, basicamente, do potencial de desenvolvimento da região em que o porto está localizado e dos custos de transporte terrestre, entende-se como:
		
	 
	Vorland.
	 
	Hinterland.
	
	Umland.
	
	Feeder.
	
	Hub-Port.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402110280)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os seguintes serviços são cobrados dos navios pela Autoridade Portuária:
		
	
	Praticagem e Capatazia
	
	Conferentes e Estiva
	 
	Infraestrutura Aquaviária e Terrestre
	
	Dragagem e Sinalização
	
	Lanchas e Rebocadores
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402303310)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Regulamento de Exploração do Porto, instrumento básico de regulação local, tem como objetivo regular as atividades, disciplinando e organizando o uso das instalações, a cobranças de taxas e tarifas, a prestação de serviços e demais atividades do porto organizado. As tarifas relativas aos serviços de movimentação de carga são cobradas aos requisitantes destes serviços diretamente por:
		
	 
	Órgão Gestor de Mão de Obra
	
	Sindicatos das categorias de TPA¿s.
	 
	Operador Portuário
	
	Autoridade Portuária
	
	Conselho de Autoridade Portuária

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes