Buscar

QUESTÕES DA SEMANA DE 02 a 04-09-13

Prévia do material em texto

QUESTÕES DA SEMANA DE 02-9 A 04-09-2013
A vida, a liberdade e a igualdade são garantias fundamentais protegidas pela Constituição Federal. Por quê?
R) Porque no passado os governantes abusavam do seu poder sobre o povo. Assim, essas garantias visam proteger o cidadão quanto aos seus direitos, a fim de que os governantes não cometam abusos contra eles.
Explique o princípio da igualdade previsto na Constituição Federal.
R) O princípio da igualdade previsto na CF, garante tratamento isonômico (igual) para todos os cidadãos, de parte do Estado e das autoridades constituídas, independentemente de raça, cor, sexo, religião etc.
O direito à liberdade é uma das garantias fundamentais do cidadão. Essa garantia propicia que cada cidadão pode fazer o que quiser? Explique.
R) A vida em sociedade é limitadora da liberdade extrema, considerando que o direito de cada um acaba onde começa o do outro, assim como onde a lei impõe determinado modo de proceder. Assim, a liberdade das pessoas não é absoluta.
O que você faria para melhorar a educação e a segurança, que são direito fundamentais garantidos pela Constituição Federal?
R) Melhoraria a educação e a saúde. Povo educado conhece seus direitos. Abriria novas frentes de trabalho visando ofertar empregos em grande escala, através da implantação de obras de infraestrutura, das quais o Brasil carece.
Você entende que o Estado brasileiro vem cumprindo sua obrigação de proteger a maternidade e a infância? Explique.
R) Lamentavelmente o Estado brasileiro não tem conseguido cumprir sua obrigação de proteger a maternidade e a infância, faltam hospitais de qualidade e acompanhamento pré-natal digno para as futuras mamães carentes, assim como faltam escolas e instituições que cuidem das crianças, dando-lhes o apoio necessário a um desenvolvimento sadio e culto.

Outros materiais