Buscar

admin de sist de inf aula das telas 3

Prévia do material em texto

Aula 3: Atividades dos sistemas de informação
Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
Conhecer as atividades básicas do processamento da Informação que acontecem nos Sistemas de Informação;
Introdução
Nesta aula, após termos conhecido os recursos de sistemas de informação, nas aulas anteriores, vamos apresentar as atividades básicas do processamento da informação.
Nas aulas anteriores, conhecemos os recursos dos sistemas de informação.
Conheceremos nesta aula as atividades básicas do processamento da informação.
ENTRADA(INPUT)
Envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. Ação de capturar/coletar dados dentro da organização ou de seu ambiente externo
 Por exemplo: matérias-primas, energia, dados e esforço humano devem ser organizados para processamento; os usuários finais registram os dados sobre transações em formulários de papel ou inserem diretamente em sistemas de computador.  Outro exemplo é o escaneamento ótico de etiquetas com código de barras em mercadorias.  Portanto, a entrada de dados apresenta-se na forma de atividades de registro de dados como gravação e edição.
PROCESSAMENTO
Envolve processo de transformação que convertem insumo (entrada) em produto. Ação de converter dados de forma significativa, mais útil e apropriada (informação).									 Os dados são submetidos às atividades de processamento, como cálculo, separação, comparação, classificação e resumo. Estes organizam, analisam e manipulam os dados, convertendo-os em informação para o usuário final. Esses dados precisam ser corrigidos e atualizados sistematicamente. 
 Ex: Processo Industrial, Respiração Humana.
SAÍDA(OUTPUT)
Envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final. A transferência da informação processada para pessoas ou atividades onde será usada.
Ex: Produtos acabados, serviços humanos e informações gerenciais devem ser transmitidos a seus usuários, como relatórios e demonstrativos do desempenho de vendas, gráficos.
ARMAZENAMENTO
É a atividade na qual os dados e informações são guardados de forma organizada para uso posterior. Os dados armazenados são organizados em campos, registros, arquivos e banco de dados. Facilita seu uso posterior no processamento ou na recuperação como saída, quando requisitado pelo usuário do sistema.  Ex: registros sobre produtos, clientes e empregados.
Os Elementos Lógicos de Dados  são os  métodos de organizar os dados armazenados em sistemas de informação.
Vamos conhecê-los?
Campos – é um grupamento de caracteres que representa uma característica. Ex: o campo do endereço de um funcionário. Registros – é uma coleção de campos inter-relacionados. Ex: o registro da folha de pagamento de um funcionário contém vários campos. Arquivo – é uma coleção de registros inter-relacionados. Ex: um arquivo de folha de pagamento contém os registros de todos os funcionários. Banco de dados – é uma coleção integrada de registros ou arquivos inter-relacionados. Ex: o banco de dados de pessoal de uma empresa pode conter arquivos da folha de pagamento, dados cadastrais, habilidades dos funcionários. Controle – um sistema de informação deve produzir feedback, ser monitorado e avaliado, para determinar se o sistema está atendendo aos padrões de desempenho estabelecidos, ou seja, se ele está se dirigindo à realização de sua meta. A função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada. Feedback (realimentação) - origem: Wikipédia, a enciclopédia livre - é o retorno de informação ou, simplesmente, retorno.
 São dados sobre o desempenho de um sistema, objetivando orientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados. 
 É a saída que retorna aos membros apropriados da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada
 Ex.: um gerente de vendas exerce controle quando realoca vendedores para novos territórios de vendas, depois de avaliar o feedback sobre os seus desempenhos de venda.
O Sistema de Informação recebe recursos (dados) e processa em produtos (informações) como saída, podendo ter mais componentes como feedback e controle _ conhecido como Sistema Cibernético, ou seja, sistema autorregulado e monitorado. Ex: computadores podem monitorar e controlar processos de produção ou procedimentos contábeis que ajudam a controlar os sistemas financeiros, entre outros.
Os computadores e outras tecnologias da informação (TI) são as bases técnicas ou as ferramentas dos sistemas de informação. Os computadores e os equipamentos de comunicação armazenam, processam, distribuem e comunicam a informação. Os programas de computadores, ou softwares, são os conjuntos de instruções que dirigem o processamento do computador.
 Sistemas de informação são muito mais amplos em seu escopo. Eles abrangem as tecnologias, os procedimentos organizacionais, as práticas e as políticas que geram informações, assim como as pessoas que trabalham com essa informação.
1.Em relação às atividades básicas de processamento de informações, assinale a alternativa correta:
Parte superior do formulário
 1) O controle é dispensável em um sistema. 
 2) Resultados são conseguidos independentemente do processo. 
 3) Os insumos fornecem feedback ao resultado. 
 4) O processamento independe do controle. 
 5) O processamento utiliza os insumos no processo de transformação. 
 
Parte inferior do formulário
2.Em relação às atividades básicas de processamento de informações, assinale a alternativa correta:
Parte superior do formulário
 1) Entrada - Envolve processo de transformação que convertem insumo (entrada) em produto. Ação de converter dados de forma significativa, mais útil e apropriada (informação). 
 2) Processamento - Envolve a captação e reunião de elementos que ingressam no sistema para serem processados. 
 3) Saída - Ação de capturar/coletar dados dentro da organização ou de seu ambiente externo. 
 4) Entrada – Ação de converter dados de forma significativa, mais útil e apropriada (informação). 
 5) Saída - Envolve a transferência de elementos produzidos por um processo de transformação até o seu destino final. 
 
Parte inferior do formulário
3.Armazenamento – é a atividade na qual os dados e informações são guardados de forma organizada para uso posterior. Os dados armazenados são organizados em:
Parte superior do formulário
 1) Campos, registros, arquivos e bancos de dados. 
 2) Saídas, registros, pastas e bases. 
 3) Campos, grupos, registros e pastas. 
 4) Sequências, grupos, banco de dados e arquivos. 
 5) Sequências, saídas, arquivos e bases. 
 
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes