Buscar

WEB AULA 02 SISTEMA DE INFORMAÇAO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

WEBAULA 1
Unidade 2 – Tecnologia da web nas organizações
 
APRESENTAÇÃO
Uma navegação de internet acontece quando dois computadores ou mais começam a se comunicar entre eles; de uma maneira mundial ocorreu a expansão entre vários pontos do mundo, trazendo informações muito rápidas em tempo real. A conexão de internet é, por sua vez, uma rede composta por várias redes conectadas.
Para se fazer uma conexão direta, necessita-se que dois computadores estejam conectados diretamente, assim sendo, os dados podem ser compartilhados entre eles de uma maneira segura. Para que ocorra o compartilhamento de dados, tem que existir um receptor conectado entre os dois computadores. Neste momento, ao compartilharmos dos dados entre os dois computadores, ocorre com segurança dentro de uma rede criada com o roteador, para que os dados epacotes (pedaços de dados) não se percam.
Ou seja, se os dois estiverem conectados à mesma rede, a transmissão é direta, senão, a mensagem será enviada a outro computador conectado à sua rede para que este encaminhe ao receptor. A mensagem pode passar por umroteador  antes de alcançar um computador capaz de encaminhar sua mensagem. As redes criam a internet e funcionam da mesma maneira, enviam e recebem pacotes (pedaços de dados), cada um carrega o endereço de seu emissor (remetente) e de seu receptor (destinatário).
Quando enviamos um pacote de dados, o nome conhecido mundialmente é protocolo de controle de transporte (TCP) e seu conjunto chamamos de protocolo de internet (IP), também conhecido como protocolo TCP/IP.
Dicas para maiores estudos: IPv4, IPv6, URL, HTTP, WWW, BACKBONE, SERVIÇOS DA INTERNET
Ao acessarmos um computador, ele automaticamente já se utiliza de um protocolo TCP/IP e também o nome de domínio, este possui regras bem definidas para sua construção, havendo duas partes separadas por pontos, a parte da esquerda identifica a rede ou o provedor hospedeiro, e a da direita indica a filiação do domínio (ex.:. com, .edu, etc.).
Assista ao vídeo Guerreiros da Informação:  
Para entender mais um pouco sobre o que é internet e World Wide Web (WWW), pode-se dizer que a internet é um mecanismo de transporte de informações e a WWW é um mecanismo de endereçamento que é utilizado para as centenas de milhares de redes inseridas na internet.
Um site na internet é como uma revista, que contém uma “capa” a qual chamamos de home page, que é composta por textos, gráficos e títulos. Todos os textos destacados (grifados) hipertexto. Já hipermídia liga os dados permitindo que as pessoas acessem os dados da maneira que quiserem, sem uma ordem preestabelecida, ou seja, não precisamos seguir uma ordem específica.
Ouvimos muito a palavra HTML, ela é uma linguagem de descrição de páginas da internet. XML é uma linguagem de marcação estruturada para documentos da internet, ela é mais flexível que a HTML, desta forma ficando mais fácil a publicação de informações em uma página na Web. Se a página for codificada em HTML, para qualquer alteração nela será necessário alterar toda a programação, já em XML é só enviar uma arquivo estruturado e solicitar ao browser(navegador) a sua publicação.
Para uma busca de um conteúdo específico, utiliza-se um mecanismo de busca, que é uma ferramenta onde envia a palavra-chave ou texto e retorna uma lista de resultados, os mais conhecidos e utilizados são: google.com, youtube.com.br, yahoo.com, cooliris.com, entre outros.
Caro aluno, sua participação no nosso Fórum é muito importante !!!
	Questão para reflexão: Você sabia que a nota fiscal eletrônica é um documento digital e todo o seu conteúdo é enviado aos destinatários via e-mail num arquivo XML?
 
 
INTRANET é uma rede utilizada dentro de uma empresa, construída com os protocolos padrões utilizados pela internet e pela WWW. Sendo assim, dentro da rede interna da empresa os colaboradores podem compartilhar suas informações, documentos, vídeos, imagens, dados e pacotes com muita segurança que se tem dentro dessa estrutura.
A segurança de uma intranet é igual da internet, pois cada máquina tem seu IP de identificação (seu endereço dentro da rede), podendo estar em vários setores diferentes uma das outras.
A vantagem de se usar a intranet é que as pessoas já estão familiarizadas com o ambiente da internet, sendo assim, menos gastos com treinamentos e agilidade no trabalho.
A grande vantagem do uso da intranet deve-se ao fato de boa parte das pessoas já estarem familiarizadas com o ambiente da internet, requerendo com isso menos treinamento para que possa ser operacionalizada.
A intranet por usar os protocolos da internet ela se torna é uma opção barata e eficaz para a comunicação internada da empresa, pois pode excluir os documentos impressos, e agiliza o acesso a diversos documentos. Como por exemplo, documentos encontram-se nas filiais, antigamente seria necessário solicitar cópia e ainda deveria ser considerado o tempo para ter estes documentos em mãos,  com a intranet este acesso transformou-se em instantâneo.
Outro exemplo de acesso dos documentos entre filiais é o programa VNC, programa livre e fácil de utilizar, porém sempre será necessário o número IP de identificação (seu endereço dentro da rede).
Com a utilização da intranet todos os integrantes da organização acessam as mesmas informações, os mesmos documentos, independentemente da plataforma, das configurações de cada computador.
 
EXTRANET é uma permissão de acesso externo para um acesso interno da intranet, por exemplo, a utilização de acesso à conta corrente de um banco, onde utiliza-se a internet no acesso à home page do banco e, fornecendo seus  dados de número da agência, conta corrente e senha, consegue-se acessar a conta, mas este acesso sempre é limitado na intranet, deixando apenas consultar saldos, extratos de cartões de créditos, fazer transferências bancárias mas com limites diários, ou seja, ele é bem limitado.
Outro exemplo é seu acesso à área do aluno pelo site da instituição de ensino UNOPAR, onde você, aluno, deve acessar ainternet, fornecer um login e uma senha (EXTRANET) para ter acesso à intranet e a seus dados.
A extranet é utilizada para conectar com fornecedores, clientes, parceiros de negócios, sendo uma ferramenta essencial para gerenciamento de suprimentos industriais de matéria-prima, desenvolvimento de produto, gerenciamento de contratos com parceiros e fornecedores.
 
	Questão para reflexão: Quando você utiliza login e senha da Unopar, isto caracteriza uma internet, uma extranet ou uma intranet?
Com internet houve uma mudança nas transações comerciais, nos padrões de trabalho, e não há como negar que a produtividade neste novo contexto é muito poderosa.
O negocio eletrônico é uma destas poderosas ferramentas inovadoras da internet, que usa da tecnologia da informação e seus diversos componentes, como computadores e telecomunicações, para automatizar e dinamizar a compra e venda de produtos, bens e serviços entre empresa-consumidor e empresa-empresa.
O negócio eletrônico é muito maior que o que o comércio eletrônico, pois o comércio trata-se da venda do produto, já o negócio eletrônico compreende desde a construção do produto até a entrega deste ao consumidor, lembrando que a entrega acoplada com a satisfação do cliente.
Kalakota (apud BOGHI & SHITSUKA, 2002, p. 171) “conceitua comercio eletrônico como o uso de tecnologias de informação e comunicação para conduzir atividades de negócios com consumidores, com outras empresas e internamente na organização”.
Como a internet proporcionou esta agilidade para esta nova atividade, muitas empresas começaram a pensar em usar esta modalidade de negócios, porém para tal deve-se planejar muito, para não correr riscos.
As informações mais procuradas pelos usuários em sites comerciais são, na ordem: características de produtos, catálogos de produtos, notícias, listas de preços, portfólio e locais de venda.
Muitas empresas não querem investir nesta modalidade, pois acreditam que: faltam sistemas seguros na web; têm dificuldades em
atingir as camadas de renda mais baixas (acreditam que as classes menos favorecidas não têm acesso à web); muitos consumidores têm dificuldades em tirar dúvidas na web; os custos com telecomunicações estão ainda muito altos; faltam profissionais especializados; exige um maior investimento em mídia segmentada e, por fim, que os pagamentos não podem ser à vista, exigindo depósitos bancários ou cartão de crédito.
Um grande problema que as empresas eletrônicas possuem é o serviço de logística. Muitas terceirizam este processo, outras fazem por conta própria, porém poucas fazem uso deste serviço com um bom planejamento, tendo como consequência muitos prejuízos com trabalhos refeitos e com clientes insatisfeitos.
Existem hoje diversos modelos de comércio eletrônico, entre os quais destaco os principais utilizados pelas empresas:B2B, B2C, C2C, C2B, G2B.
Você se lembrou de acessar o Fórum?!
 
Veja o vídeo: Vídeo: Comercio Eletrônico.
Questão para reflexão: Você já entendeu toda a diferença entre os diversos modelos de comércio eletrônico?
 
Tecnologia de Informação e como algumas tecnologias estão revolucionando as empresas.
Automação de Escritórios
É um tipo de automação que centraliza alguns dispositivos de hardware e software com a finalidade de proporcionar um aumento da produtividade nos departamentos da organização, ou seja, automação de escritório são algumas aplicações da TI cujo foco é aumentar a produtividade dos colaboradores nos escritórios, para isto existem algumas ferramentasque podem ser utilizadas.
Automação Comercial
A exemplo da automação de escritório, a automação comercial necessita de uma concentração de dispositivos dehardware e software com a finalidade de automatizar os pontos de venda e a força de venda, com a integração dos demais sistemas encontrados na empresa (por exemplo, o sistema de CRM, que foca no cliente para apresentações de promoções e personalização da informação), dentre outros mecanismos, como dispositivos de hardware de mão.
A automação comercial é dividida em alguns grupos, levando em conta os objetivos da sua aplicação, e está segmentada em: automação de ponto de venda, automação predial, automação residencial, automação de força de venda e automação de aquisição de dados.
Automação Industrial
A automação industrial é utilizada no controle de produção ou em conjunto com máquinas automáticas para a confecção dos produtos, possuindo sensores de controles que ativam um controlador que aciona a máquina. Esta é dividida em:
Controle numérico; sistemas de supervisão e robótica. Veja mais!
 
Tecnologias Emergentes 
RSS (Rich Site Summary)
A RSS é uma ferramenta de busca que quando instalada no seu computador pode armazenar os dados para uma leitura posterior dos conteúdos desejados, evitando que se perca tempo navegando horas e horas na web.
Para receber regularmente as informações RSS, é necessário instalar um software agregador ou leitor de notícias que pode ser baixado gratuitamente na web, felizmente hoje a maioria dos browsers (no Internet Explorer 7) já vem com esta ferramenta instalada e pronta para o uso.
Tecnologias sem fio
Se compararmos, os celulares de hoje podem ser considerados como plataformas de computação portáteis, pois permitem realizar tarefas que antes só podiam ser feitas pelo seu PC. Toda esta tecnologia (celulares, laptops, dispositivos de mão) auxilia as empresas em vários cenários, como: as empresas a entrar em contato com fornecedores, clientes, parceiros comerciais e funcionários, além de propiciar arranjos de organização do trabalho mais flexível. Além dos dispositivos mencionados tem-se também: iPods, iPad, iPhone, PDA’s, telefones inteligentes (smartphones) e máquinas de e-mail (BlackBerry).
Redes de Sensores sem Fio e RFID
Redes de Sensores sem Fio - como já vimos, a tecnologia sem fio está evoluindo e criando novas formas de trabalhar e aumentar a produtividade de todos os departamentos de uma organização.
O sistema de identificação por radiofrequência (radio frequency identification – RFID) é uma poderosa tecnologia que auxilia no controle de movimentação de mercadoria, e veio substituir o código de barras. Ele usa minúsculas etiquetas com microchips embutidos que possuem dados sobre o produto e sua localização. Através desta etiqueta que transmite sinais de rádio a curta distância para os leitores de RFID, que repassam os dados via rede a um computador que vai processar a informação.
O transponder (nome dado à etiqueta RFID) é eletronicamente programado com informações capazes de identificar de forma única cada produto, além de armazenar informações adicionais, tais como: data de fabricação, validade, localização, estágio durante o processo de produção, etc.
As redes de sensores sem fio (wireless sensor networks – WSNs) são redes de dispositivos sem fio interconectados dispostos no ambiente para fornecer medições em vários pontos em grandes espaços.
São muito usadas no monitoramento de mudanças ambientais, no monitoramento de tráfego ou atividade militar, proteção de propriedades, na operação e gerenciamento de veículos, estabelecimento de perímetros de segurança, etc. Fonte do texto: Prof. Luiz Cláudio Perini
Vídeo: Veja mais sobre rastreamento:
https://www.youtube.com/watch?v=CeT4vW0zMLc
 
	 
Link
Desperdício em Sistemas de Informação:
 
 
 
 
 
Causas de Desperdício
Indiferença dos executivos: Em muitos casos, por se tratar de um assunto muitoexclusivo e técnico, atribuem aos especialistas de TI, o que não deveria ser, pois muitos técnicos não têm necessariamente o devido conhecimento do negócio.
Inexistência de critérios de investimento: quando se pensa em tecnologia da informação, muitas vezes não se mensura os termos financeiros, mas sim os retornos provenientes da TI nos sistemas de informações.
Modismo: sem nenhum planejamento, somente por ter conhecimento que todos utilizam, acabam por adquirir determinados sistemas e/ou equipamentos.
Megalomania: é a resolução simples e rápidas de um problema que é substituída por outra mais moderna e complexa.
Despreparo: normalmente ocorre em cargos por indicação política, o responsável pela TI desconhece o assunto.
Consultoria: deliberação para uma empresa de consultoria que possui a renda do custo do projeto, onde esta não sofrerá motivação para uma escolha melhor.
Futzing (desperdício): é o tempo gasto com trabalhos improdutivos.
Mudanças no ambiente: Não está apto para mudanças ambientais.
Normalmente os fabricantes de hardware e software são os que mais lucram com todos estes desperdícios, também as consultorias (faturamento é proporcional ao custo do projeto) e o setor de TI que ganha poder dentro da instituição.
Para evitar o desperdício, use o seu bom senso, juntamente com a visão empresarial. Contando com o conhecimento das tendências da TI será uma forma sensata e acertada para tomada de decisões.
	Questão para reflexão: Você já entendeu toda a diferença entre os diversos modelos de comércio eletrônico?
 
Conclui-se que nesta unidade foram expostos conceitos sobre o papel da internet na sociedade como um todo, da sociedade enquanto organização empresarial, como esta afeta para melhorar o trabalho e como beneficia a vida de empresa na era globalizada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais