Buscar

Gestão Empresarial (Grupo)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	DESENVOLVIMENTO	�
42.1	CADASTRO DA EMPRESA	�
52.1.1	Entrevista com o responsável pela empresa	�
72.2	CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA EMPRESA	�
93	CONCLUSÃO	�
10REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais os sistemas de gestão empresarial são pré-requisitos para uma empresa vencer a concorrência no mercado. Uma gestão empresarial eficiente, hoje, é indispensável para qualquer empresa sobreviver no mercado competitivo.
No cenário atual em que vivemos, o gestor precisa tomar decisões cada vez mais rápidas, em um curto período de tempo. E essa não é uma tarefa muito fácil! Não é fácil porque é preciso administrar, de um lado, os clientes cada dia mais exigente, e, do outro, a própria empresa, que necessita de excelentes resultados. Além disso, é preciso ficar de olho na legislação, que faz o empresário perder o fôlego, diante de tanta burocracia.
Diante disso, o presente trabalho vem mostrar uma breve pesquisa realizada numa empresa que atua no ramo de produtos derivados do petróleo.
DESENVOLVIMENTO
Empresas são organizações. Quanto mais integradas, mais lucrativas. Participação, compromisso, motivação e iniciativa são fatores fundamentais em empresas e em pessoas vencedoras. Gestão Organizada é absolutamente fundamental para a criação de um ambiente estruturado em respeito, consciência, compreensão, aprendizagem e inovação. Uma gestão organizada ajuda a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, reduzindo expressivas perdas e desperdícios, minimizando o trabalho, melhorando o aproveitamento dos espaços físicos. Enfim, o despertar do senso de aperfeiçoamento, necessário à implementação de melhorias contínuas e a conquista de novos desafios.
A eliminação do desperdício, a par de constituir um imperativo do princípio da eficiência, que deve nortear toda e qualquer atividade administrativa no setor público ou privado, se reveste, em uma sociedade com as carências econômico-sociais da nossa, de um significado ético evidente.
Pensando nisso a empresa que poderia representar nossa cidade como gestão organizada seria a rede de Postos Ipiranga. Representada aqui pelo Super Posto Líder, situada na região sul do estado do Tocantins, mais precisamente na cidade de Gurupi, empresa que segue varias regras para se manter à altura para tal posição.
Cadastro da empresa
Ramo de Atividade: Comercio Varejista de Combustíveis para Veículos Automotores.
Tempo de exercício das atividades: A empresa há 16 anos vem exercendo suas atividades, com compromisso e respeito a funcionários e clientes.
Organograma: A empresa atualmente possui doze funcionários. Sendo que na parte financeiro-administrativa é exercida por duas funcionarias. Elas são as responsáveis pela boa atuação da empresa no mercado, e contam com a ajuda dos demais funcionários para manter a empresa atuante no ramo de suas atividades.
Administração Contábil: A parte contábil da empresa é feita por uma empresa terceirizada, localizada na capital do Estado, sendo que todo levantamento financeiro e administrativo da empresa é feito pela Sr.ª Solange e pela Sr.ª Andréia e depois repassada para o escritório de contabilidade no final de cada período.
Riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades: Por trabalhar com derivados de petróleo a empresa precisa seguir varias normas de segurança. Tendo que possuir licença da Naturatins e do Corpo de Bombeiros para funcionamento da empresa. Os maiores riscos são: Focos de incêndios ou até mesmo uma explosão, com a saúde de seus funcionários (pois os combustíveis possui “Benzeno” que é muito prejudicial à saúde podendo até ocasionar um câncer), assaltos, entre outros. Por se tratar de uma empresa onde tem um índice muito grande de risco, todos os funcionários recebem um adicional de periculosidade.
Entrevista com o responsável pela empresa
Atualmente a empresa tem como responsável a Sr.ª Solange Coelho, que está na empresa há 14 anos e a frente da empresa há 4 anos, mas quem nos atendeu e nos deu esclarecimento foi a Sr.ª Andreia Fonseca que passará a assumir a gerencia da empresa ainda este mês, ela está na empresa há 4 anos e atualmente trabalha diretamente com o patrão. 
Segue as perguntas seguidas de seus esclarecimentos, conforme a resposta do entrevistado.
Você sabe o que é e para que serve a atuária?
Já trabalhei em grandes empresas, conheci muita gente e aprendi muito ao longo dos tempos, hoje posso dizer de acordo com o meu conhecimento que a meu ver a atuária é uma técnica matemática que analisa e busca prevê os riscos que uma organização pode sofrer. Mas não vejo muitos atuários no exercício de suas funções. Acho que existem poucos.
Vocês possuem algum tipo de controle financeiro? Qual? Qual o grau de importância que ele dá para cada um e por quê?
Todos os dias são emitidos dois relatórios referentes aos fechamentos de caixa, onde os mesmos constam todos os movimentos do dia (vendas a vista, vendas a prazo, duplicatas a receber, duplicatas a pagar, entre outros). Depois de conferidos eles são emitidos e encaminhados sempre no dia seguinte ao proprietário da empresa para que o mesmo possa fazer a conferencia. Sempre ao final de cada mês é emitido um relatório chamado de mapa resumo onde contem todas as informações necessárias para um bom controle contábil.
Qual sua opinião quanto a orçamentos no auxilio da gestão financeira?
O orçamento é e sempre será muito importante para as empresas principalmente no auxilio da gestão financeira, se utilizado diariamente ajudará os gestores a alcançar suas metas. Devemos sempre acompanhar o desempenho da empresa fazendo com que o controle seja feito adequadamente. Nada melhor do que você ter o controle sobre aquilo que faz saber planejar e executar sem medo de cometer erros que possam ser prejudiciais a empresa.
Já fez ou faz uso de algum tipo de orçamento e por quê?
Não sei se isso se enquadra como orçamento. Mas a meu ver consideraria sim, aqui na empresa temos um controle diário dos estoques. Todos os dias fazemos a medição dos tanques de combustíveis e repassamos ao proprietário, onde o mesmo fará jus, e se preciso for ele estará fazendo à compra para que não falte aquele produto no estoque. Lembrando que ele poderá estar comparando este estoque com os encerrantes emitidos nos relatórios de fechamento dos caixas. Deste modo ele pode saber se o produto foi vendido ou se esta no estoque, se no caso do combustível ele está vazando nos tanques ou se foi retirado por outro lugar que não seja as bombas de combustíveis.
Qual o tipo societário adotado pela empresa? Quais requisitos deste tipo societário?
O tipo societário adotado pela empresa é a Sociedade Limitada (Ltda.), para ser uma sociedade limitada é preciso ter dois ou mais sócios, sendo eles pessoas físicas ou jurídicas, seguindo os critérios que a lei exige.
A composição do nome empresarial da empresa é composta por firma/razão social ou denominação? 
De acordo com o SEBRAE: Firma/Razão é quando o nome é utilizado pelo empresário individual, pelas sociedades em nome coletivo, de capital e indústria, e em comandita simples. Em caráter opcional, pode ser utilizado pelas sociedades limitadas. E Denominação é quando o nome é utilizado pelas sociedades anônimas e cooperativas e, em caráter opcional, pelas sociedades limitadas e em comandita por ações.
Diante disso o nome empresarial da empresa é composto por Firma/Razão.
considerações a respeito da empresa
De acordo com a pesquisa, a empresa entrevistada passou por varias mudanças ao longo dos anos, capacitando seus funcionários com cursos de qualificações anuais, bem como cursos obrigatórios para a execução da profissão de seus funcionários, exigidas por lei. Se adaptando as novas regras e aderindo a um sistema de sustentabilidade. Passando a cuidar mais da sociedade e do meio ambiente. Se
tornando um exemplo para outras empresas.
Referente à atuária a resposta da entrevistada condiz com o que foi perguntado, pois a atuaria é a ciência das técnicas especificas de analise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. A empresa possui no seu dia a dia muito riscos, tanto aos funcionários quanto aos clientes, por isso a meu ver a atuaria seria sim muito importante para a empresa. Pois a atuária preocupa-se em criar garantias aos indivíduos de uma sociedade, propondo ações para minimizar os riscos.
Pelo que percebi ao fazer a pesquisa, a empresa possui uma boa gestão financeira, não sei com detalhes, mas todas as empresas devem ter um bom fluxo de caixa. Das ferramentas de gestão a que eu mais indicaria para a organização seria o Fluxo de Caixa.
Segundo Iudícibus, Marion e Faria (2009, p. 186), o fluxo de caixa é baseado nos seguintes fatos:
A DFC, por sua vez, demonstra a origem e a aplicação de todo dinheiro que transitou pelo caixa em um determinado período e o resultado desse fluxo. O caixa considerado engloba as contas Caixa e Bancos, por esse motivo, consideramos que seria mais adequada a intitulação Demonstração do Fluxo de Disponível. Utilizamos a denominação DFC por ser a forma geralmente mais adotada.
A análise conjunta da DFC e da Demonstração do Resultado pode esclarecer situações controvertidas sobre o porquê de a empresa ter um lucro considerável e estarem com o Caixa baixo, não conseguindo liquidar todos os seus compromissos. Embora, seja menos comum o porquê de a empresa ter prejuízo, embora o Caixa tenha aumentado.
A empresa pesquisada trabalha muito bem, e quais orçamentos eu indicaria para se usar no dia a dia? Todos os possíveis, uma empresa bem preparada adotaria o máximo possível de orçamento, o orçamento sempre visualizará o futuro, e o gestor sempre terá nas mãos o melhor caminho para a empresa. Pois, sem esses orçamentos ficaria difícil prever quaisquer resultados baseando-se nas oscilações do mercado.
CONCLUSÃO
Este trabalho teve como objetivo mostrar um pouco sobre a gestão empresarial, buscando discutir e enfatizar em forma de pesquisa as responsabilidades da gestão.
Foi abordada como foco principal a importância do Orçamento financeiro dentro das empresas, bem como os meios utilizados pela empresa pesquisada seguido de um breve esclarecimento. 
REFERÊNCIAS
ENCINAS, Cristiane Gantus. Gestão Organizada: A chave para eliminação do desperdício. 1. ed. São Paulo: Tecmedd Editora, 2004. 132 p.
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos e FARIA, Ana Cristina de. Introdução à teoria da contabilidade: para o nível de graduação. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2009.
MINISTERIO DO PLANEJAMENTO. Principais tipos societários. Disponível em: <http://www.logisticabrasil.gov.br/principais-tipos-societarios-brasileiros>. Acesso em: 16 out. 2015.
PESQUISA: Super Posto Líder. Gurupi/TO. Realizada nos dias 8 e 9 out. 2015.
SEBRAE. Como formalizar seu nome empresarial. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Nome-empresarial>. Acesso em: 16 out. 2015.
WIKIPEDIA. Ciências atuariais. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncias_atuariais>. Acesso em: 14 out. 2015.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
cursO de graduação em ciências contábeis
marina milk gomes vieira
gestão empresarial
Gurupi – TO
2015
marina milk gomes vieira
gestão empresarial
Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar Individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.
Orientador: Equipe de Professores do Semestre
Gurupi – TO
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais