Buscar

Trabalho academico 1° semestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
 
SAPEZAL-MT 2013
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4
3 CONCLUSÃO............................................................................................................7
4 REFERENCIAS.........................................................................................................8
�
�
1 INTRODUÇÃO
 A importância das funções administrativas, no caso dos textos descritos tem-se como funções básicas da administração: O planejamento, a organização, liderança e o controle. O planejamento é o que define aonde toda e qualquer organização quer chegar e como faze-lo da melhor forma. No entanto, apesar de parecer claro, este conceito é muito visado por todas as organizações e nem sempre alcança seu melhor desempenho. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimento sólido para que a organização continue competitiva no mercado.
2 DESENVOLVIMENTO 
 A organização abrange principalmente os processos internos de toda a empresa. Organizar é também saber seguir o planejamento corretamente abrindo tarefas e certamente agrupando estas tarefas em departamentos específicos. A descentralização de tarefa é um ponto importante e deve ser tratado com maior cuidado e importância possível. Para que tudo ocorra da melhor forma possível o papel da liderança, outra função administrativa deve-se fazer presente. Liderar significa criar uma cultura compartilhada e criar valores. Comunicar metas aos funcionários por toda organização e infundir nestes funcionários o desejo de desempenhar um nível mais alto. O controle envolve o monitoramento das tarefas de maneira a manter a organização no caminho proposto e em direção as metas estabelecidas. Todas as funções não devem ser tratadas de maneira isolada e sim como um conjunto de ações que devem ser cuidados ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem estar da organização. Neste sentido faz-se necessário que o gestor tenha em mente quatro funções administrativas, de planejar, organizar, dirigir e controlar, compreendendo quando uma organização como um todo pode levar a resultados eficazes. O empresário Edvaldo Oliveira, buscando inovações e tendência de mercado detectou oportunidades, precavendo-se contra ameaças, buscando preencher as necessidades e agindo da melhor maneira possível para deixar seus clientes contentes. No caso do empresário Eduardo Martinez, ele baseou-se nas quatro funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Primeiramente ele utilizou o planejamento, porque pensou antecipadamente nos objetivos e nas ações necessárias para montar seu negocio. Depois ele utilizou a função de Organização, buscando arrumar recursos de investimentos necessários para seu negocio. Em terceiro a função utilizada foi a Direção onde buscou conhecimento especifico para melhor dirigir e acompanhar seus funcionários. E a ultima função a ser utilizada foi o Controle, onde ele analisou seus gastos, lucros, investimentos. Procurou cortar gastos desnecessários tomando cuidado para que saísse planejamento. No mercado competitivo atual, as empresas devem estar atentas para toda e qualquer ferramenta que possibilite a busca pelo bom funcionamento do seu processo produtivo.
As variáveis que mais interferem nas atividades empresariais são: Cambio, Inflação e Controle econômico. Nos dois casos do texto, a inflação pode interferir porque se a inflação sobe as vendas são atingidas negativamente, pois o valor da moeda é diminuído, pois diminui seu poder de compra, podendo com isso causar sérios distúrbios econômico-sociais que prejudicam certas classes de pessoas, na medida em que beneficiam outras, os mais prejudicados são os mais pobres, diminuindo seu poder de compra, e com isso atinge as empresas além de que aumentam os preços da Matéria Prima aumentando assim o custo do produto fabricado, vindo como consequência aumenta de salario etc. Se o governo consegue manter a inflação sobre controle, haverá assim maior confiança por parte dos empresários para investir. Com a inflação fora de controle dificulta qualquer planejamento em longo prazo. Tendo apenas que fazer planejamento em curto prazo, caso aja inflação ao longo de suas atividades terá que tomar medidas inteligentes para se manter no mercado. Assim como a inflação o cambio também tem suas interferências nas atividades empresariais, pois a economia de um país pode ser estimulada ou desestimulada pela taxa de cambio, o que afetara na produção interna de um pais, também nas importações e exportações, investimentos empréstimos e transferências. As variáveis do mercado de cambio são complexas e constantes, pois dependem de regras internacionais, e não somente de um país, sendo preciso que as empresas tenham informações precisas e atuais sobre o mercado cambial. Bem como conhecer as taxas de cambio, ou seja, todos os fatores que podem ocasionar ganhos e perdas financeiras para a empresa, com o fato de ter que tomar medidas necessárias para o bem da empresa. Mesmo com tantas variáveis, para se manter a competitiva no mercado como age o empresário de Bragança Paulista é importantíssimo investir em infraestrutura. Além de que o crescimento econômico vem aumentando ao longo do tempo. Todos os países vivenciam este crescimento, mas a taxa de crescimento varia tanto com o tempo quanto de uns pais para o outro. As flutuações das taxas de crescimento econômico de um país ao longo do tempo tendem a estar correlacionadas com as de outros, mas alguns vivenciam uma voracidade de taxas de crescimento maior que as de outros. Algumas diferenças das taxas de crescimento entre países persistem ao longo de vários anos. No qual estas taxas de crescimentos acarretam benefícios e custos. Para a população, empresas.
Segundo (Certo e Peter, 1993). A administração deve assegurar que a informação recebida com o exame dessas variáveis seja resumida para determinar quais riscos e oportunidades serão enfrentadas e quais oportunidades a empresa deve escolher. O controle contábil servira para saber se a empresa esta tendo lucros ou prejuízos, e dependendo do resultado orientar onde melhor investir os resultados finais. No caso do empresário Evaldo a função do controle contábil é verificar se as atividades da empresa estão tendo lucros, buscando orientar as qualidades do mercado, visando os melhores investimentos, e as novidades do mercado financeiro. Já no caso do empresário Eduardo Martinez o controle contábil, tem como objetivo orientar sobre os riscos que ele ira correr, a visibilidade do mercado, os prejuízos que poderá ocorrer e as necessidades da empresa. Segundo a revista Nucleu a responsabilidade social empresarial externa caracteriza-se pela participação direta nas ações comunitárias da região onde a empresa esta inserida, apoiando assim o desenvolvimento da comunidade em geral. Já a responsabilidade social empresarial interna tem como foco o bem estar de seus funcionários e dependentes de forma a leva-los a uma maior dedicação, empenho e lealdade, atingindo assim
a máxima produtividade e qualidade dos serviços prestados. Para uma empresa se manter no mercado, como é o caso da empresa de Bragança Paulista, é preciso se destacar investindo tanto na qualidade do produto como na qualidade de atendimento. Porque é preciso passar confiança aos seus clientes, mostrando que a empresa se importa com o bem estar e a segurança dos mesmos. Todo esse contexto esta relacionado com a gestão Social interna. Na gestão Social externa, o texto que mais se adequa é: Investe na qualidade dos produtos e também em novidades. Visando assim o bem estar dos consumidores. 
 No terceiro estagio Gestão social cidadã cabe o trecho: Melhor maneira possível para deixar eles contente. As empresas podem estar contribuindo com instituições sociais, fornecendo cursos básicos, contribuindo om o meio ambiente, visando assim maios satisfação dos clientes, já que os mesmos ficam satisfeitos com ações sociais da empresa.
3 CONCLUSÃO
Concluímos que para ingressar no mercado empresarial é preciso obedecer as quatro funções administrativo: Planejar, organizar, dirigir e controlar. Para o bom funcionamento da empresa é preciso investir em qualidade de mercadorias, qualidade de atendimento, segurança e bem estar dos clientes.
 Aprendemos três tipos de variáveis macroeconômicas, vimos como elas interferem no mercado e podem prejudicar os planejamentos em longo prazo dos empresários.
Como podemos ver o controle contábil é necessário na empresa para saber se ela esta tendo lucro ou prejuízos e assim saber onde investir ou mudar o resultado.
Conhecemos os três estágios de gestão da responsabilidade corporativa, tais estágios podem ser separados de acordo com o público-alvo das ações sociais: enquanto no primeiro estagio o foco é o cliente interno, no segundo e terceiro o público-alvo é a comunidade externa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Revista Nucleu: http://www.nucleus.feituverava.com.br/index. php/necleus/article/view/118. 
 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução ä teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações Elsevier, 2003 – 6’ reimpressões.
FERREIRA, Ricardo J. Resumo da Contabilidade Geral – Rio de Janeiro, 2008.
WERNKE, Rodney. Gestão de Custo: uma abordagem prática. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 1998.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ANTONIA ADRIANA ALVES
ALLAN PAULO BUFFON DE OLIVEIRA
ELISABETE SIEDSCHLAG VIEIRA
GEOVANI VIEIRA BATISTA
MARINA PELLICIOLI
VIVIANE MARIA DE LIMA
WELLINTON SCHMITZ
ALLAN PAULO BUFFON DE OLIVEIRA
FUNDAMENTOS INTRODUTÓRIOS
SAPEZAL-MT 2013
ANTONIA ADRIANA ALVES
ALLAN PAULO BUFFON DE OLIVEIRA
ELISABETE SIEDSCHLAG VIEIRA
GEOVANI VIEIRA BATISTA
MARINA PELLICIOLI
VIVIANE MARIA DE LIMA
WELLINTON SCHMITZ
cONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho em grupo apresentado à disciplina de Fundamentos Introdutórios l da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais