Buscar

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Instituto de Ciências Biológicas 
Curso de Ciências Biológicas LP
Geologia
Prof. Marcia da Silva Jorge
Acadêmica: Karine Tessaro
AMETISTA
A ametista ocorre em cavidades dessimétricas, associada a quartzo incolor a esverdeado e calcedônia. Os cristais são em geral centimétricos e a cor varia de violeta claro a violeta escuro, podendo apresentar zonação e distribuição irregular de cor. Através de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura, foram identificadas inclusões de goethita, como minúsculos cristais aciculares a fibrosos, em agregados radiados e por vezes esferulíticos. É comum esses cristais aparecerem depositados sobre antigas faces cristalinas da ametista, marcando fases de crescimento desse mineral. Ao microscópio petrográfico e microscópio gemológico de imersão, foram identificadas inclusões fluidas exclusivamente monofásicas na ametista e no quartzo incolor. A associação de minerais nos geodos e a presença de inclusões de goethita e de inclusões fluidas monofásicas, apontam para uma origem hidrotermal de baixa temperatura para esses depósitos, semelhante à descrita para outros depósitos de ametista no Rio Grande do Sul.
Locais 
As maiores jazidas se encontram em grande quantidade no Brasil nas cidades de Caetité na Bahia, Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e principalmente Ametista do Sul no Rio Grande do Sul). Neste município, não são raros geodos com mais de 2 metros de altura. Em 1928, no distrito de Brejinho das Ametistas, na cidade baiana de Caetité, foi encontrada uma pedra pesando mais de 90 kg, sendo esta localidade uma das principais produtoras do mineral no Brasil. Em Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, já foram encontrados geodos com mais de 2.500 kg.
Curiosidades 
A ametista é um símbolo de entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da ação na filosofia, religião e planos espirituais e materiais.
Ligada ao Dia dos Namorados, a tradição diz que ajuda aqueles que a usam para manter a fé, causar a paz e acalmar o espírito. Era frequentemente carregada por soldados nos cabos das lâminas das espadas como um amuleto contra a morte e para trazer a calma e a vitória nas batalhas. Diz-se que fortalece a sabedoria, a fé e a religiosidade e é uma ajuda nas preces e nos sonhos. É uma ajuda para a castidade, um poder contra todas as formas de super indulgência e uma força para a mente. É usada como um amuleto para favorecer príncipes, dirigentes, clérigos, pessoas ricas, influentes e poderosas, pessoas com habilidades proféticas, poetas, viajantes, publicitários e outros.
Referências 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ametista
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/65637

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais