Buscar

Trabalho UNOPAR teoria geral da administração 2013

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
3 CONCLUSÃO	9
10REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo dos diferentes processos utilizados nas organizações e que está ligado diretamente a gestão e tomada de decisões. 
O foco central foi dirigido para a comparação de modelos tidos como tradicionais e de modelos que passaram a ser chamados de inovadores. Com o propósito de se diferenciar no mercado e atender as necessidades dos seus clientes de maneira eficaz, muitas empresas estão adotando processos diferentes para a execução dos seus produtos e serviços, utilizando os Freelancers que a cada dia que passa abrem mais espaços nas grandes empresas. Com a utilização do mesmo, pode-se levar as empresas a se diferenciarem no mercado, por se tratar de uma vantagem competitiva e ainda permite às empresas que se destaquem perante seus concorrentes por apresentar características inovadoras, resultados mais rapidamente e com um custo mais baixo. 
No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido fez-se breve explanação a respeito do tema proposto e que serão reforçados e expostos de forma a construir uma linha de raciocínio para explorar as vantagens para a competitividade entre organizações.
DESENVOLVIMENTO
Na atualidade as diferenças são mais do que nunca, vantagens competitivas essenciais, ser profissional no mundo moderno não é apenas ter uma dessas vantagens, mas a própria condição de sobrevivência no novo cenário estabelecido em todo o território mundial. Num passado não muito distante, as mudanças além de serem difíceis e raras de acontecerem, quando aconteciam já tinham ou poderiam ser previstas, tomando os embaraços fáceis de serem superados. Atualmente, a velocidade e a natureza das mudanças tornaram-se completamente imprevisíveis e os obstáculos muito mais difíceis de superar. Na era da informação a tecnologia avançada exclui, a cada dia, mais empregos  oportunizando novas e diferentes formas de empregos e, para ocupá-los, precisa-se, de fundamentos e conhecimentos.
Algumas empresas como citadas no texto são caracterizadas pelo baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização. Corresponde a organizações bastante horizontais, com funções bastante flexíveis e um líder principal. Essa é uma forma que algumas empresas costumam adotar. É uma estrutura que permite comunicação direta entre os funcionários, não há especialização de tarefas, há pouca padronização de procedimentos e os diretores e proprietários participam das atividades cotidianas da organização. Alguns benefícios dessa estrutura são: a fácil comunicação entre os funcionários da organização, o acesso aos superiores, como diretores e proprietários é rápida, permitindo eficaz resolução de certos problemas. Dado que as tarefas não são especializadas, os funcionários costumam ter uma visão mais global da empresa, torna-se mais fácil obter informações dentro da organização. No entanto, a partir do momento que o mercado dessa organização ou sua linha de produtos desenvolve-se a ser maior ou mais complexa, essa estrutura pode tornar-se obsoleta, o fato de não haver processos bem padronizados ou tarefas específicas pode atrasar os processos e perde-se parte da vantagem competitiva que se tinha antes.
Já as organizações como a IBM consideradas burocráticas, podem trazer várias concepções como excesso de normas e regulamentos, limitação de iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados. Na burocracia a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. Na burocracia destaca-se a divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências, ausência de controle externo, previsão de comportamento dos funcionários e da organização. A burocracia busca amenizar as consequências das influencias externas e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência. 
A IBM é uma organização moderna que quer se manter competitiva no mercado que está cada vez mais acirrado tendo que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas. Hoje em dia, as pessoas são elemento chave, pois são elas que orientam e direcionam o rumo da empresa, por isso é essencial ter uma comunicação transparente e uma gestão participativa. 
Segundo Zuckerberg, em vez de parar e pensar a melhor maneira de estruturar e executar uma atividade, as pessoas do Facebook procuram criar protótipos o mais rápido possível, para que as ideias sejam testadas através de interações com os clientes e gerem novas percepções que posteriormente se transformarão em novas melhorias. Na empresa Facebook as melhores ideias sempre vencem independente do cargo ou importância das pessoas envolvidas. 
Com um conceito inovador o Google cria um ambiente de trabalho confortável, que estimula a criatividade e a inovação, as atividades são muito bem administradas pela companhia. Para trabalhar no Google, os profissionais precisam possuir capacidade de exercer as suas atividades em equipe, pois os projetos podem estar sob liderança de qualquer profissional de suas filiais espalhadas pelo mundo, independente do seu nível hierárquico. O Google também privilegia a política de não possuir portas nem barreiras em seu escritório e vem se destacando como uma empresa criativa e como referencia em qualidade de vida no mercado. 
Concluindo a diferença está nas pessoas, na forma como são tratados e gerenciados os colaboradores em cada empresa. Algumas organizações são complexas e se agrava na liderança e motivação, pois falta liberdade à inovação e a criatividade, seguem regras estabelecidas a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores. O que deve ser feito pelas organizações é que considerarem as pessoas como parceiras e não como meros recursos.
Na atual sociedade a informação adquiriu papel protagonista e agora, os esforços, ou pelo menos as discussões, estão centradas na forma como estes conteúdos são disponibilizados. A preocupação pela sistematização e difusão da informação e do conhecimento obviamente precede o desenvolvimento de recursos argumentativos como os que foram analisados no texto. Argumentos por provas concretas, com uso de dados estatísticos e científicos comprovados, argumentos por consenso que usa uma concordância entre grupos de indivíduos ou ainda o argumento de autoridade que usa o depoimento de alguma pessoa ligada à área sobre a qual foi escrito. Muitas vezes, a visão geral das pessoas que não conhecem o assunto acaba por confundir e muitas vezes podem ser interpretadas de maneira errônea. Desta forma é de extrema importância que se reconheça as diferenças apesar de estarem interligados dentro de um contexto.
Estabelecendo um olhar critico sobre a situação do trabalho temporário, podemos ver que ser freelancer traz vantagens e desvantagens e uma das desvantagens que é bem óbvia é que não existe salário mensal fixo e nem os benefícios que uma carteira de trabalho traz junto. Quanto ás folgas remuneradas, no começo das atividades sem um chefe, todos se animam a trabalhar quando quiser, porém, quanto menos produzir, menos ganhará. Outra questão a ser levada em consideração é quanto a horários, ter disciplina é importante, pois sem ter um chefe e trabalhando por produção, é preciso ter bastante organização e isso só é conseguido com horários. O maior problema dos freelancers é quanto ao prazo de entrega, pois com tamanha liberdade de tempo, fica bem complicado seguir um plano de trabalho. Outra desvantagem é quanto ao auxilio doença. Infelizmente, se o freelancer trabalha por produção e por uma eventualidade ficar doente, não irá receber pelos dias não trabalhados
e ainda vai atrasar o trabalho. Já com uma empresa isso não irá acontecer e esta situação deve ser levada em questão, principalmente porque não há um plano empresarial, isso iria gerar mais um gasto no orçamento tendo que pagar um plano de saúde particular.
O trabalho temporário como já disse não é só de desvantagens, tem o lado vantajoso da história que é a flexibilidade de horários, que pode se organizar o tempo como der, pode escolher se trabalha a noite ou de dia, o tempo que dedica ao trabalho só vai depender do próprio trabalhador e do numero de trabalhos que lhe pedirem. Claro que também é importante que seja disciplinado e deve criar a sua própria rotina e ter força suficiente para não fugir dela.
O freelancer gere tudo, inclusive os seus ganhos. Deixam de existir recibos de ordenado, datas fixas para receber, e tantas outras burocracias existentes em trabalhos subordinados, além disso, ganha mais. Se tiver contatos suficientes e trabalhar para várias empresas, a sua conta bancaria tem muito mais hipóteses de ficar recheada do que a de um trabalhador dependente. Trabalha onde quiser, é importante que se cumpra os acordos, agora onde e em que condições az o trabalho não interessa nada. O investimento é reduzido, principalmente se optar por trabalhar em casa. Ao preço a que está o combustível ou transportes públicos, só o que poupa é quase o valor de muitos ordenados, ao fim do mês poupa bem, é só fazer as contas. Outra vantagem do freelancer é que a internet é o seu escritório, sua interatividade deixa de ser física e passa a ser virtual. Tira férias quando quiser, só tem que se ter cuidado com as ausências prolongadas. Muito tempo fora , pode levar a que o mercado se esqueça de si e depois tenha que voltar a se publicitar, quase como da primeira vez que começou.
Os profissionais sem vínculo empregatício deve-se ter muito cuidado quanto ao pagamento. Como ter certeza que seu esforço vai ser pago? Por isso, todo cuidado é pouco e é importante elaborar um contrato com a orientação de um advogado, ler cada linha, avaliar se é mesmo vantagem e certificar-se de cobrar multa caso não seja pago. Assim, poderá depois entrar com uma ação, caso tenha entrega recebido o dinheiro. O contrário pode ser em formato simples, mas é importante procurar ajuda de um advogado para elaborar o documento e assim não ter erros. 
Talvez o ambiente do trabalho tenha se modificado e acompanhado o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. 
Há, portanto, uma ampla área da vida moderna onde se misturam os estressores do trabalho e da vida cotidiana. A pessoa, além das habituais responsabilidades ocupacionais, além da alta competitividade exigida pelas empresas, além das necessidades de aprendizado constante, tem que lidar com os estressores normais da vida em sociedade, tais como a segurança social, a manutenção da família, as exigências culturais, etc. É bem possível que todos esses novos desafios superem os limites adaptativos levando ao estresse.
Os desgastes emocionais a que as pessoas são submetidas nas relações com o trabalho é fator muito significativo na determinação de transtornos relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas, etc. Em suma, a pessoa com esse tipo de estresse ocupacional não responde à demanda do trabalho e geralmente se encontra irritável e deprimida. 
No ambiente de trabalho os estímulos estressores são muitos. Podemos experimentar ansiedade significativa (reação de alarme) diante de desentendimentos com colegas, diante da sobrecarga e da corrida contra o tempo, diante da insatisfação salarial e, dependendo da pessoa, até com o tocar do telefone. A desorganização no ambiente ocupacional põe em risco a ordem e a capacidade de rendimento do trabalhador. Geralmente as condições pioram quando não há clareza nas regras, normas e nas tarefas que deve desempenhar cada um dos trabalhadores, assim como os ambientes insalubres, a falta de ferramentas adequadas.
Vários outros fatores ocasionam um estresse, fatores intrapsíquicos (interiores), sobrecarga, urgência de tempo, responsabilidade excessiva, falta de apoio, expectativas excessivas, falta de estímulos, ruídos, alterações do sono, falta de perspectivas, mudanças constantes, mudanças determinados pela empresa, mudanças devidas á novas tecnologias, mudanças devidas ao mercado, mudanças auto impostas, ergonomia, etc.
Para combater o estresse deve-se primeiro identificar a causa, ter boa alimentação, procurar um psicólogo, praticar atividades físicas e dormir bem. Para evitá-lo deve-se definir as prioridades, evitar autocobranças, aprender a perdoar, pensar positivo, ter momentos relaxantes e comunicar-se bem.
 
CONCLUSÃO
Com o tema exposto, podemos concluir que uma empresa que valoriza o material humano acima de seus equipamentos, valoriza a mão de obra. A sensação de bem estar fica diretamente ligada ao risco de se comprometer com os desafios da modernidade, das tecnologias e dos novos rumos e ramos de trabalho. O desempenho da empresa depende sempre de funcionários motivados e comprometidos, independente da forma em que estão relacionados com a empresa.
REFERÊNCIAS
BALLONE, G.J. – Estresse e trabalho – in PsiqWeb, Internet, disponível em WWW.pisiqweb.med.br revisto em 2005.
Itabirito
2013
Freelancers 
Poliana aline aparecida da silva
poliana aline aparecida da silva
Freelancers
Trabalho de Bacharelado em Administração, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional. 
Orientador: Prof. Fabiano Galão 
Ivan Campos
Elisa Nantes
Wilson Sanches
Mônica Silva
Itabirito
2013
Sistema de Ensino a distancia bacharelado em
Administração

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais