Buscar

Comunicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
Sumário
31 INTRODUÇÃO	�
42 DESENVOLVIMENTO	�
42.1 FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL	�
42.1.1 Os três princípios de Ford.	�
52.1.2 Fordismo Informal.	�
62.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM	�
62.2.1 Relação Homem e trabalho.	�
62.2.2 Estilo de Cultura Organizacional.	�
72.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE	�
72.3.1 Trabalho, Cultura e Ideologia.	�
72.3.2 A corrosão do caráter.	�
82.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL	�
82.4.1 O informacionalismo.	�
82.4.2 Comunicação e Linguagem.	�
93 CONCLUSÃO	�
10REFERÊNCIAS	�
�
�
INTRODUÇÃO
A atividade foi realizada com o desígnio de possibilitar a integrar os conhecimentos, por meio de um estudo dos conceitos e do entendimento do artigo escrito por Alexandre Fraga, publicada na revista habitus “Da rotina à flexibilidade: análise das características do Fordismo fora da indústria”, onde os conceitos de Ford são explanados e aqui serão narrados como sua aplicação se dá na atualidade, por meio do conhecimento do conceito de seus princípios e ressaltar como está presente nas atuais organizações. A atividade permitiu a concepção dos exemplos do Fordismo informal, e sua atual situação com relação a: homem e trabalho, as particularidades dos estilos da cultura organizacional que hoje prevalecem.
A atividade ainda compreende as relações entre: homem, sociedade, cultura, ideologia e trabalho, que demonstra o comportamento organizacional após as inovações do informacionalismo, como estão as novas exigências das comunicações e da linguagem no novo cotidiano.
O objetivo deste trabalho é acrescentar conhecimentos quanto às conjecturas e conceitos das disciplinas estudadas no semestre, agregando-as ao estudo do artigo proporcionado pela atividade quanto aos conceitos de Ford.
DESENVOLVIMENTO
Henry Ford foi um mecânico americano que inovou a indústria automobilística com seus conceitos a cerca da gestão do trabalho, tornou-se um grande industrial, graças a sua competência e suas ideias geniais, tanto na mecânica quanto na administração, seus princípios e conceitos são utilizados ainda nos dias de hoje em grandes organizações e inspiram novas ideias tornando o fordismo um legado deixado por Henry, o conceito de seus princípios básicos e observações quanto a eles nos dias atuais serão explanados a seguir: 
FUNDAMENTOS DA TEORIA ORGANIZACIONAL
Os três princípios de Ford.
O Princípio de intensificação 
Conceito: “consiste em reduzir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e matérias-primas e a rápida colocação do produto no mercado”. (KAROSHI,2014,p.1). 
Observação deste nas empresas atuais: presente em muitas organizações onde há uma necessidade de produzir rapidamente o produto final, com a garantia de qualidade e menor tempo, é mais comum em empresas de setores como o de alimentação um exemplo do Fordismo na atualidade é o MC Donalds marca americana muito conhecida presente em muitas praças de alimentação dos shoppings brasileiros, conhecida por servir com rapidez e qualidade. 
O princípio da economicidade 
Conceito: “Consiste em reduzir ao mínimo o estoque da matéria-prima em transformação, de tal forma que uma determinada quantidade de automóveis (a maior possível) já estivesse sendo vendida no mercado antes do pagamento das matérias-primas consumidas e dos salários dos empregados”. (KAROSHI, 2014, p.1)
 
Observação deste princípio nas empresas atuais: As empresas buscam nos dias atuais o menor custo e a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, neste conceito, a aplicação do principio da economicidade está relacionado na atualidade com a logística, fator extremamente importante economicamente e para a administração de um modo geral, o principio da economicidade está relacionado a necessidade de não manter estoques de matérias primas armazenadas devido ao fato de que estas podem ser depreciadas, além do que estoque parado representa prejuízo portanto as empresas buscam a logística para lhe fornecer matéria prima no momento certo e na quantidade certa para cumprir com sua necessidade produtiva evitando assim que as mesmas tenham que ficar estocadas.
O princípio de produtividade
Conceito: “consiste em aumentar a quantidade de produção por trabalhador na unidade de tempo mediante a especialização e a linha de montagem”. (KAROSHI, 2014,p.1)
Observação deste princípio nas empresas atuais: este principio é muito comum nas indústrias e demais empresas da atualidade já que a produtividade é muito importante e demonstra a eficiência da mesma, as empresas tem buscado especializar seus colaboradores com o intuito de conquistar a produtividade e assim os colaboradores mais produtivos são gratificados,é um principio popular e muito utilizado.
Fordismo Informal.
O Fordismo informal está presente em quase todas as formas de venda ambulante, entretanto, além do exemplo dos vendedores de semáforo podemos citar como exemplo bastante atual, o comercio de alimentos por meio dos chamados “Foods Truck” são um comercio de alimentos feitos em caminhões com cozinhas onde são servidos os mais diversos pratos de alimentos em locais de acordo com o movimento, eles podem ser levados a eventos, praças e demais locais com aglomerações de pessoas e assim garantem que seu produto seja vendido a um grande público de pessoas em um curto espaço de tempo.
Comunicação e Linguagem 
Relação Homem e trabalho. 
A relação entre o homem e o trabalho na atualidade vem sendo marcada por fatores diversos, muitos insatisfeitos com o trabalho nas organizações tem buscado a autonomia, em prol da satisfação pessoal e de um maior tempo para o lazer e a família se arriscam a deixar o trabalho formal em prol de se aventurar em seu próprio negocio ainda que este esteja na informalidade.
Este quesito é uma grande preocupação para as empresas que sofrem impactos com a rotatividade, que lhe gera prejuízo tanto quanto aos onerosos encargos rescisórios quanto ao tempo gasto parar o treinamento de um novo colaborador que ainda não lhe garantirá produtividade em seu período inicial de admissão.
Entretanto, graças a globalização, as possibilidade infinitas de empreendedorismo, as inovações tecnológicas, e a necessidade de satisfação pessoal e reconhecimento, a relação entre o homem e o trabalho formal nas grandes organizações vem sendo abalada.
Para o ser humano em si o trabalho tem uma grande importância não apenas como meio de subsistência, mas principalmente pela busca da satisfação e do alcance de suas expectativas e desejos, sendo que na maioria dos casos entre eles está a ascensão social. 
Estilo de Cultura Organizacional. 
Quanto à cultura organizacional da empresa observa-se: 
 “(...) No caso do McDonald´s, o funcionário faz parte somente do simulacro do processo de produção, que é resumido à demonstração na loja da sua etapa final, para acrescentar símbolos à experiência de consumo (...) os gestos e os discursos, desenvolvidos estrategicamente para a comunicação da loja de McDonald´s, transmitem um momento que tem como objetivo seduzir os consumidores. 
A apresentação dos produtos assim como o processo de produção, parcialmente realizado nas lojas do McDonald´s, seguem um rígido controle determinado por guias que estabelecem movimentos, falas e apresentação, vigiado pelos gerentes de suas lojas (...)”(BASABE;COLOMBO,2012,p.9)
2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE 
2.3.1 Trabalho, Cultura e Ideologia.
Por influência de Karl Marx, a palavra ideologia tornou-se largamente utilizada nas ciências humanas de nossa época com o significado de sistema de ideais que elaboram uma "compreensão da realidade" para ocultar ou dissimular o domínio de um grupo sobre o outro. (CHAUÍ, 1985, p. 15)
De acordo com o conceito de Chauí, observamos o poder que a ideologia e a cultura podem representar quanto ao homem e o trabalho, sendo a possível controladora em casos
de domínios e revoltas sociais entre classes e empregados e empresas, portanto não se deve subestimar a importância destes.
2.3.2 A corrosão do caráter.
Ao final, Sennett busca o resgate do princípio de dependência mútua, como elemento básico de qualquer ligação social. O capitalismo moderno, ao afirmar a necessidade da flexibilidade e estimular o correr riscos, trata a dependência como motivo de vergonha. Não existe mais carreira, existem apenas projetos, de duração limitada. Hoje, estou com uma equipe e amanhã posso estar com outra, ou até mesmo trabalhando como consultor autônomo. Para o autor, “um regime que não oferece aos seres humanos motivos para ligarem uns para os outros não pode preservar a sua legitimidade por muito tempo” (p. 176). (CARDOSO, 2004, p. 162).
No trecho citado, observa-se que o capitalismo destrói as ligações sociais, podendo afetar a cultura e destruindo a ideologia, não proporciona motivação para ligações entre as pessoas, foca apenas no capital a ser conquistado a qualquer custo.
2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 
2.4.1 O informacionalismo. 
O informacionalismo trouxe diversos impactos para a comunicação dentro das empresas, alguns positivos e outros negativos. Dentro os positivos podemos destacar a otimização das informações a serem passadas entre colaboradores para uso do desenvolvimento das atividades da empresa de forma rápida clara e objetiva. Negativamente observa-se que há uma formalidade muito grande quase que obrigatória o que acaba por não criar laços de intimidade e amizade entre os colaboradores fazendo com que as comunicações sejam estreitamente profissionais. Em geral ocorrem por email, com linguagem formal, frases curtas, claras e objetivas com enfoque na informação. O uso da comunicação depois da implantação dos TIC’s tornou-se voltada para a estratégia empresarial.
2.4.2 Comunicação e Linguagem. 
Entre as exigências observadas na comunicação e na linguagem para a atualidade destacam-se: 
O uso profissional voltado para a disseminação das informações importantes; O uso da linguagem formal; A obrigatoriedade quanto à clareza e a objetividade das informações passadas; A gramática deve estar impecável; As frases devem ser curtas; Deve ser realizado o uso de meios de comunicação tecnológicos como, por exemplo, o email ou outra forma de comunicação exclusivo da empresa.
CONCLUSÃO
A pesquisa buscou demonstrar os impactos que as relações entre homem e trabalho, homem cultura e sociedade, e da ideologia vem sendo impactadas pelo capitalismo em que vivemos. A pesquisa apresentou as particularidades dos estilos da cultura organizacional que hoje prevalecem. A atividade ainda demonstrou os impactos causados ao comportamento organizacional devido às inovações do informacionalismo, trazendo consigo, inclusive novas exigências das comunicações e da linguagem no novo cotidiano. A atividade conseguiu abranger e responder a todos os objetivos inicialmente eleitos para a realização da presente.
REFERÊNCIAS
BASABE, João Victor; COLOMBO, Nathaly I. A cultura organizacional e a globalização do McDonald’s. Disponível em:<http://pt.slideshare.net/joaovictorious/mc-donalds-14656527>. Acesso em 24 de Out. 2015.
CARDOSO, Glauco Barbosa. A corrosão do caráter: As consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Disponível:<http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_05/contemporanea_n05_15_glauco.pdf> . Acesso em 24 de Out. 2015.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia. São Paulo: Cortez, 1985.
FRAGA, Alexandre. Da rotina à flexibilidade: análise das características do Fordismo fora da indústria. Revista habitus: revista eletrônica dos alunos de graduação em Ciências Sociais – IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p.36-43, 30 mar. 2006. Anual. Disponível em: <www.habitus.ifcs.ufrj.br>. Acesso em 24 de Out. 2015.
KAROSHI. Fordismo. Disponível em: <http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/FORDISMO.html>. Acesso em 24 de Out. 2015.
KUNSCH, M.M.K. 2003. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo, Summus.
SENNETT, Richard. A corrosão do caráter : as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999. 204p.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
**********************
Fundamentos e teoria ORGANIZACIONAL
Comunicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
Marabá
2015
Fundamentos e teoria ORGANIZACIONAL
Comunicação e Linguagem, Homem Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
Trabalho de Bacharelado em Administração apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.
Orientador: Márcio Ronald Sella, Grace Botelho, Karen H Manganotti, Suzi Bueno, Antônio Lemes Guerra Júnior, Wilson Snches, Maria Eliza Pacheco, Edson Elias de Morais, Ana Céli Pavão.
Marabá
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais