Buscar

A FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AUXILIO DA FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
Disfunção Temporomandibular (DTM) são alterações funcionais que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala. As DTMs podem ser classificadas em dois subgrupos: de origem articulares e de origem musculares. Os principais Sintomas da DTM são: dor na articulação temporomandibular, dor de cabeça, dor de ouvido, dor articular, dor facial, dor durante a mastigação, zumbido no ouvido.
A DTM tem causas multifatoriais e está relacionada com fatores estruturais, neuromusculares, oclusais (perda dentarias, desgaste dental, próteses mal adaptadas, caries, restaurações inadequadas, psicológicos (estresse emocional, devido a tensão ocorre um aumento da atividade muscular que gera espasmos e fadiga,) hábitos parafuncionais (bruxismo, roer unhas, apoio de mão na mandíbula, chupar dedo ou chupeta) e lesões traumáticas ou degenerativas da articulação temporomandibular. De acordo com estudos mais de 20% da população está sofrendo de DTM.
A articulação Temporomandibular (ATM) é a única articulação móvel do crânio, essa articulação está entre uma das mais usadas do corpo humano, pois se move de 1500 a 2000 vezes por dia, por ser responsável por funções importantes como mastigar, fala, bocejar, deglutir e respirar.
Segundo Fuzaro (2007) a fisioterapia tem como objetivo evitar a cirurgia, reposicionar a mandíbula ao crânio e com isso melhorar a função, minimizar a dor muscular, melhorar a amplitude de movimento, melhorar sua postura, reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula, reduzir a inflamação, reduzir a carga na articulação temporomandibular e fortalecer o sistema músculo esquelético.
O tratamento das DTM está relacionado com a especialidade odontológica, porque antigamente achava-se que os problemas articulares estavam relacionados com as próteses odontológicas e as interferências oclusais, e hoje sabe-se que isso nem sempre é verdade. O tratamento multidisciplinar entre a Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina, Psiquiatria e Psicologia é muito importância.
Contudo, evidencia-se a necessidade de um acompanhamento interdisciplinar para minimizar ou eliminar estes sintomas, facilitando assim o tratamento fisioterapêutico e melhorando a qualidade de vida do paciente. 
Acadêmica do curso de fisioterapia: Viviane de Paula Santos Carvalho 
Prof.ª Orientadora: Cleia Rocha de Oliveira

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais