Buscar

8 DIREITO CONSTITUCIONAL I – CASO CONCRETO SEMA 8 – 2º SEM 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL I – CASO CONCRETO SEMA 8 – 2º SEM 15
Título
Caso - Soldado do Exército Brasileiro, indignado por ter uma remuneração inferior ao salário mínimo, fato que contrariaria o art. 7º, IV da CRFB/88, lhe procura para saber da constitucionalidade dessa remuneração inferior ao salário mínimo. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudência.
Resposta: A matéria foi objeto de apreciação pelo Supremo Tribunal ao julgar Recurso Extraordinário nº 570177. O Plenário STF decidiu na sessão do dia 30/04/2008 que é constitucional o pagamento de valor inferior ao salário mínimo para os jovens que prestam serviço militar obrigatório. 
Para os ministros, seguindo o voto do Relator Ricardo Lewandowski, os “praças que prestam serviço militar inicial obrigatório não tinham, como não têm, o direito a remuneração, pelo menos equivalente, ao salário mínimo em vigor, afigurando-se juridicamente inviável classificá-los, por extensão, como trabalhadores na acepção que o inciso IV do artigo 7º da Carta Magna empresta ao conceito”. Segundo ainda o relator, os militares se submetem a um regime jurídico próprio que não se configura com os servidores públicos civis, sendo tão distinto que os impede de fazer greve e sequer podem ter filiação partidária. 
Por fim, vale ressaltar que, em face desse julgamento, o STF em 16/05/2008 editou a súmula vinculante nº 6,de seguinte teor: “Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes