Buscar

9 DIREITO CONSTITUCIONAL I - CASO CONCRETO - SEMANA 9 - 2º SEM 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL I – CASO CONCRETO – SEMANA 9 – 2º SEM 15
Título
Descrição
Caso – Mulher grávida, que trabalha sob a regime de contratação temporária, lhe consulta como advogado trabalhista para saber se tem direito à licença maternidade.
Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudência.
Resposta: Conforme entendimento do STF, a empregada sob regime de contratação temporária tem direito à licença-maternidade, em conformidade com os artigos 7º, inciso XVIII da CF e 10, inciso II, letra b, do ADCT. Segundo o órgão, a temporariedade do vínculo empregatício não lhe retira tal direito, pois do contrário seria um ato discriminatório. 
Para conhecimento e fixação, segue ementa do julgamento do RE 287.9095 da 2ª.Turma do TST, realizado em 30/06/2006 , sendo relator a Ministra Ellen Gracie: 
“EMENTA: CONSTITUCIONAL. LICENÇA-MATERNIDADE. CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO. SUCESSIVAS CONTRATAÇÕES. ESTABILIDADE PROVISÓRIA. ART. 7º, XVIII DA CONSTITUIÇÃO. ART. 10, II, b do ADCT. RECURSO DESPROVIDO. A empregada sob regime de contratação temporária tem direito à licença-maternidade, nos termos do art. 7º, XVIII da Constituição e do art. 10, II, b do ADCT, especialmente quando celebra sucessivos contratos temporários com o mesmo empregador. Recurso a que se nega provimento”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes