Buscar

12 DIREITO CONSTITUCIONAL I – CASO CONCRETO - SEMANA 12 – 2º SEM 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO CONSTITUCIONAL I – CASO CONCRETO - SEMANA 12 – 2º SEM 15
Descrição
Caso concreto - O Vice-Governador do Estado do Pará, eleito duas vezes para o cargo de Vice-Governador, sendo que no segundo mandato sucedeu o titular, consulta-lhe para saber se há possibilidade constitucional de se reeleger Governador. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudência.
Resposta: Conforme entendimento jurisprudencial, o Vice-Governador poderá se reeleger Governador. Segundo esse entendimento, o exercício da titularidade do cargo se dá mediante eleição ou por sucessão, equivalendo dizer que somente quando o Vice-Governador sucedeu o titular é que efetivamente passou a exercer seu primeiro mandato como governador. A fundamentação jurídica se apoia no artigo 14, § 5º, da CF.
Segue abaixo ementa do julgamento do Recurso Especial 366488 SP, realizado em 04/10/2005, da 2ª. Turma do STF, sendo relator o Ministro Carlos Velloso.
Ementa
CONSTITUCIONAL. ELEITORAL. VICE-GOVERNADOR ELEITO DUAS VEZES CONSECUTIVAS: EXERCÍCIO DO CARGO DE GOVERNADOR POR SUCESSÃO DO TITULAR: REELEIÇÃO: POSSIBILIDADE. CF, art. 14, § 5º.
I. - Vice-governador eleito duas vezes para o cargo de vice-governador. No segundo mandato de vice, sucedeu o titular. Certo que, no seu primeiro mandato de vice, teria substituído o governador. Possibilidade de reeleger-se ao cargo de governador, porque o exercício da titularidade do cargo dá-se mediante eleição ou por sucessão. Somente quando sucedeu o titular é que passou a exercer o seu primeiro mandato como titular do cargo.
II. - Inteligência do disposto no § 5º do art. 14 da Constituição Federal.
III. - RE conhecidos e improvidos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais