Buscar

Teoria do Conhecimento: Conceitos e Contextos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	 
	
 Avaliação a Distância
 
Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento 
Curso: Ciências Contábeis
Professor: 
Nome do aluno: 
Data: 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:
a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?
R: Conhecimento é, essencialmente, possuir informações e saber acessá-las de maneira que sejam úteis em diferentes situações do cotidiano e da vida como um todo. É uma técnica de verificação de um objeto qualquer, ou qualquer procedimento que torne possível a descrição, o cálculo ou a precisão controlável de um objeto, e objeto sendo qualquer entidade, fato, coisa, realidade ou propriedade que possa ser submetido a tal procedimento.
b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.
R: O ser humano, ao contrário dos animais, se comporta de duas formas. Enquanto os outros seres vivos agem apenas pelo instinto, nós temos a capacidade de reflexão. A cada estímulo recebido, pensamos a respeito, conceituamos e “arquivamos” em nossa memória.
c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.
R: Antes de qualquer coisa, não há sentido estudar em uma universidade e não entender os princípios básicos do conhecimento, tendo em vista que o ambiente universitário existe, especificamente, para difundir conhecimento. Além disso, conhecer mais intimamente os caminhos que levam ao conhecimento possibilita ao universitário administrar melhor toda a carga de informações adquiridas, que serão importantes na vida profissional.
Questão 2 (3,5 pontos)
O conhecimento filosófico e científico são geradores dos mais importantes de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?
R: O conhecimento filosófico vem da passagem da consciência mítica para consciência racional, e utiliza-se do poder da razão para pensar e falar ordenadamente sobre as coisas. Já o conhecimento científico se difere pela necessidade de encontrar soluções para os problemas de ordem pratica da vida diária, ele é alcançado através da ciência que esta buscando constantemente explicações e soluções. Por isso o mundo moderno não seria possível somente pela filosofia, pois além de apenas nos utilizarmos da razão para compreender as coisas precisamos da experiência e verificação destas e se alcançando através da ciência.
Questão 3 (3,5 pontos)
 A idade média é conhecida como a “idade das trevas” quando são considerados os fatos ocorridos neste período que perturbaram o avanço e a geração de conhecimento. Explique pelos menos dois eventos medievais que atrasaram o desenvolvimento do conhecimento humano.
R: A Idade Média (ou idade das trevas) ficou marcada pelo pouco desenvolvimento. Com as invasões bárbaras após o declínio do Império Romano, instalou-se no continente uma disputa intensa por território. As pessoas sem terem no que acreditar ou depositar suas esperanças, passaram a procurar Deus como solução. Com isso, a igreja católica passou a controlar tudo: cultura, economia, sociedade, entre outros. Segundo o clero (representante da igreja), não havia necessidade de desenvolvimento científico ou técnico, pois, a fé deveria ser o único caminho a ser seguido. Neste período o conhecimento, a racionalidade e a razão eram vistas contrárias à religião. 
Outro ponto era que nesta época o Romantismo estava muito presente na Europa. Este movimento literário buscava uma maior aproximação com o passado com intuito de melhor entender seu presente, ou seja, o olhar para o futuro era deixado para segundo plano e consequentemente os avanços tecnológicos, sociais, científicos ou culturais não eram vistos como prioridades. 
Outros fatores como a peste negra, pensamentos renascentistas, crise econômica, escassez de alimentos, polarização mitológica entre céu e inferno, agricultura de subsistência também motivaram o termo “Idade das Trevas” para a Idade Média.

Outros materiais