Buscar

Prova paga sistema de informação gerencial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1073124 
Nota: 80
PROTOCOLO: 201510291073124553148
Disciplina(s):
Sistemas de Informação Gerencial
	Data de início:
	29/10/2015 19:34
	Prazo máximo entrega:
	29/10/2015 20:34
	Data de entrega:
	29/10/2015 20:13
Questão 1/10
“Sistemas que agregam ao tomador de decisões inteligência nas resoluções e que apresentam as informações integradas”.  Com relação a esse conceito assinale a alternativa que apresenta o item correto.
	
	A
	CRM.
	
	B
	BI.
O conceito de BI refere-se aos sistemas de inteligência nos negócios que facilitam o processo de tomada de decisões, apresentando informações integradas (indicadores) (veja cap. 10 p. 175).
	
	C
	ERP.
	
	D
	SCM.
Questão 2/10
Quando se tem sistemas compostos por banco de dados que não possuem integração entre si, diversos problemas empresarias podem surgir. Dessa forma, identifique o conceito equivalente e assinale a alternativa correta para a seguinte afirmação: “Consiste em lançar ou atualizar um mesmo dado em mais de um sistema. Tem como uma de suas consequências mais graves a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois estes, ao invés de centralizarem seus esforços em atividades que agregam valor, ocupam-se em digitar dados repetidos, por exemplo.”
	
	A
	Redundância de dados
	
	B
	Retrabalho
Você acertou!
Retrabalho – Consiste em lançar ou atualizar um mesmo dado em mais de um sistema. Tem como uma de suas consequências mais graves a perda de produtividade por parte dos usuários dos sistemas, pois esses, ao invés de centralizarem seus esforços em atividades que agregam valor, ocupam-se em digitar dados repetidos, por exemplo (veja item 5.1 p.85-86).
	
	C
	Falta de integridade de informações
	
	D
	Falta de recursos financeiros
Questão 3/10
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas sobre a utilização dos sistemas: A função principal de um _____________consiste em fornecer subsídios ao gestor da organização por meio de atividades de planejamento e previsão das necessidades de produção, monitoramento e acompanhamento do estoque e, ainda, controle e acompanhamento de processos.
	
	A
	Sistema gerencial industrial
Você acertou!
A função principal de um sistema gerencial industrial consiste em fornecer subsídios ao gestor da organização por meio de atividades de planejamento e previsão das necessidades de produção, monitoramento e acompanhamento do estoque e, ainda, controle e acompanhamento de processos (veja item 3.7 p. 67-68).
	
	B
	Sistema gerencial financeiro
	
	C
	Sistema gerencial de Recursos Humanos
	
	D
	Sistema gerencial de marketing
Questão 4/10
Existem diversos tipos de sistemas de informações indicados para diferentes categorias de problemas e níveis organizacionais.  No que se refere à utilização de sistema de informação na indústria, marque a opção que apresenta sua principal função.
	
	A
	A função principal de um sistema gerencial industrial é fornecer subsídios ao gestor de uma organização por meio de análises históricas e atuais das atividades financeiras, projeção de necessidades futuras e monitoramento e controle dos recursos da empresa.
	
	B
	A função principal de um sistema gerencial industrial consiste em fornecer subsídios ao gestor da organização por meio de atividades de planejamento e previsão das necessidades de produção, monitoramento e acompanhamento de estoques.
Você acertou!
A função principal de um sistema gerencial industrial consiste em fornecer subsídios ao gestor da organização por meio de atividades de planejamento e previsão das necessidades de produção, monitoramento e acompanhamento de estoques (veja item 3.7 p. 67).
	
	C
	A função principal de um sistema gerencial industrial consiste em fornecer subsídios ao gestor de uma organização por meio de atividades de planejamento e previsão de necessidades de contratação, treinamento e desenvolvimento de pessoas.
	
	D
	A função principal de um sistema gerencial industrial consiste em fornecer subsídios ao gestor de uma organização por meio de atividades de planejamento e previsão das necessidades dos clientes, monitoramento e acompanhamento do ambiente externo e, ainda, planejamento e acompanhamento de força de vendas.
Questão 5/10
É definido como “a gestão total das funções presentes em um processo logístico, ou seja, parte do planejamento envolve a aquisição das matérias-primas dos fornecedores, as transformações desses materiais em produtos semiprontos ou produtos prontos e se encerra com a distribuição desses produtos para o cliente final”.  A definição acima se refere ao conceito de:
	
	A
	Business Intelligence.
	
	B
	Supply Chain Management.
Você acertou!
O conceito se refere ao supply chain management (veja item 10.3 p. 173-174).
	
	C
	Datawarehouse.
	
	D
	On line Analytical Processing.
Questão 6/10
Sobre o conceito de sistema de informação, analise as afirmativas a seguir e em seguida assinale a alternativa correta que apresentam conceitos corretos sobre sistema de informação.                      I.        Conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar e armazenar a informação.                     II.        É um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação.                    III.        É um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.                   IV.        Podem ser compostos por diversas partes, tais como hardware, software, dados e pessoas, constituindo-se de uma parte técnica e outra social. Por isso, os sistemas requerem investimentos substanciais de ordem social, organizacional e intelectual para funcionarem apropriadamente.                    V.        Pode compor-se, sucessivamente de subsistemas (também conjuntos de partes interdependentes) que se relacionam entre si, compondo um sistema maior.
	
	A
	Somente as afirmativas I e IV.
Você acertou!
De acordo com o capítulo 3 do livro didático, fazem parte dos conceitos de SI à alternativa que se refere a “um conjunto de componentes inter-relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação e a alternativa que diz que “podem ser compostos por diversas partes, tais como hardware, software, dados e pessoas, constituindo-se de uma parte técnica e outra social”. Por isso, os sistemas requerem investimentos substanciais de ordem social, organizacional e intelectual para funcionarem apropriadamente.
	
	B
	Somente as afirmativas II, IV e V.
	
	C
	Somente as afirmativas I, II, III e IV.
	
	D
	Somente as afirmativas I, IV e V.
Questão 7/10
A integração de sistemas de informações proporciona inúmeros benefícios tangíveis. No que se refere a esse assunto, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta que apresenta benefícios tangíveis.
	
	A
	Aprimoramento de processos.
	
	B
	Padronização de processos.
	
	C
	Flexibilidade.
	
	D
	Redução de pessoal
: De acordo com o capítulo 5 do livro Sistemas integrados de gestão – ERP uma abordagem gerencial, a alternativa correta e a que traz redução de pessoal (veja item 5.2 p. 86-88).
Questão 8/10
Podemos compreender melhor um sistema se estudarmos seus componentes de forma detalhada. Basicamente um sistema apresenta seis componentes, dessa forma, relacione a coluna 1 com a de seus respectivos conceitos  da Coluna 2 e a seguir, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. COLUNA 1 1.    Objetivo 2.    Entradas 3.    Processamento 4.    Saídas 5.    Controles e avaliações 6.    Retroalimentação COLUNA 2 (  ) É a própria razão de ser do sistema, ou seja, é a finalidade para a qual foi criado. (  ) Constituem toda matéria-prima que inicia o processo de transformação, ou seja, o material, a energia ou os dados que
dão início ao processo. (  ) É a função que possibilita a transformação de insumos (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). (  ) Correspondem aos resultados do componente processamento. Podem ser um produto ou serviço e devem ser coerentes com o objetivo do sistema. (  ) São os mecanismos existentes para que seja identificado se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos. (  ) Também chamada de feedback do sistema, pode ser considerada uma nova entrada no sistema.
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4 – 5 – 6
Você acertou!
Objetivo – é a própria razão de ser do sistema, ou seja, é a finalidade para a qual foi criado. Entradas: constituem toda matéria-prima que inicia o processo de transformação, ou seja, o material, a energia ou os dados que dão início ao processo. Processament – é a função que possibilita a transformação de insumos (entrada) em um produto, serviço ou resultado (saída). Saídas – correspondem aos resultados do componente processamento. Podem ser um produto ou serviço e devem ser coerentes com o objetivo do sistema. Controles e avaliações – São os mecanismos existentes para que seja identificado se as saídas estão coerentes com os objetivos estabelecidos. Retroalimentação: também chamada de feedback do sistema, pode ser considerada uma nova entrada no sistema (veja item 3.3 p. 64).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4 – 5 – 6
	
	C
	4 – 5 – 6 – 3 – 2 – 1
	
	D
	6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1
Questão 9/10
O processo de avaliação e seleção de um produto ERP deve ser tratado com uma atenção muito especial e devem envolver, além da área de TI, todos os responsáveis pelas áreas de negócios que serão afetadas. Em relação aos fatores críticos de sucesso (FCS pessoas), analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
	
	A
	Custos elevados.
	
	B
	Cultura organizacional.
	
	C
	Envolvimento e motivação.
Você acertou!
Custos elevados; cultura organizacional; sistemas legados referem-se a obstáculos para a implantação (veja item 6.5 p. 106).
	
	D
	Sistemas legados.
Questão 10/10
"Consiste em transformar grandes quantidades de dados, independentemente de sua origem, em informações de qualidade em tempo hábil para suportar as decisões estratégicas." No que refere-se a esta afirmação, analise as alternativas a seguir e marque a opção correta.
	
	A
	CRM.
	
	B
	BI.
Você acertou!
De acordo com o capítulo 10 do livro Sistemas integrados de gestão – ERP é uma abordagem gerencial, a alternativa correta é a que traz: BI, pois, conceito de BI – Business Intelligence, refere-se aos sistemas de inteligência nos negócios que facilitam o processo de tomada de decisões, apresentando informações integradas (indicadores). Os sistemas SCM são sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos. CRM – Customer Relationship Management é o sistema que busca personalizar o atendimento aos clientes. ERP é sistema integrado de gestão. E SIG, sistemas de informações gerenciais.
	
	C
	ERP.
	
	D
	SCM.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando