Buscar

SIP - PROTOCOLO DE INICIAÇÃO DE SESSÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ANHANGUERA - FACNET
CURSO DE ENGENHARIA ELETRICA
9º PERÍODO A- NOTURNO
DISCIPLINA: REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL
PROFESSOR: RODRIGO LAGSTRON
SIP – PROTOCOLO DE INICIAÇÃO DE SESSÃO
	Cirisley F. de Moraes
	RA 6.653.344.302
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
TAGUATINGA – DF
2015
	Cirisley F. de Moraes
	RA 6.653.344.302
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
SIP – PROTOCOLO DE INICIAÇÃO DE SESSÃO
Este trabalho de pesquisa bibliográfica, proposto pela disciplina de REDES DE COMUNICAÇÃO INDUSTRIAL como objetivo informar aos acadêmicos a evolução do sistemas de protocolos. Sendo apresentado para Faculdade Anhanguera de Taguatinga, Brasília – DF, FACNET, pelo curso de Engenharia Elétrica 9A do período noturno.
Professor – Rodrigo Langstron
TAGUATINGA – DF
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO						PÁGINA - 4
SIP		 						PÁGINA – 6
2.1 PROTOCOLO						PÁGINA – 6
2.2 CARACTERÍSTICAS					PÁGINA – 7
2.2.1 Arquitetura						PÁGINA – 7
2.2.2 Estrutura de Mensagem		 		PÁGINA – 8
2.2.3 Comunicação						PAGINA – 9
2.2.4 Autentificação				 		PAGINA – 11
2.2.5 Endereço de SIP						PAGINA – 13
2.3 SEGURANÇA NO SIP					PAGINA – 14
2.4 SEGURANÇA NO SIP					PAGINA – 14
H.323								PAGINA – 15 
3.1 PROTOCOLO						PÁGINA – 15
3.2 COMPARAÇÃO						PÁGINA – 16
4. APLICAÇÕES PRÁTICAS					PÁGINA – 17
4.1 MENSAGENS INSTANTANEAS E PRESENÇA	PÁGINA – 17
4.2 CONFERÊNCIAS AD. HOG 				PÁGINA -17
5. CONCLUSÃO							PÁGINA – 19
6. BIBLIOGRAFIA							PÁGINA – 20 
7. LISTA DE ABREVIAÇÕES					PAGINA – 21
INTRODUÇÃO
Através da tecnologia VoIP que nos concede a transmissão de voz por redes TCP/IP (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo de Internet), após encapsular trechos de voz em pacotes. Para a transmissão de serviços multimídia, como o VoIP, torna-se necessário estabelecer uma conexão entre o emissor e o receptor. Essa conexão é chamada sessão e os dois principais protocolos que a estabelecem são o H.323 e o SIP. O SIP é o assunto será o tema que destacaremos neste trabalho, que apresentara aspectos históricos e mercadológicos do SIP, bem como sua estrutura técnica. Esta pesquisa contemplará uma comparação entre os dois protocolos mais utilizados para estabelecer uma sessão e uma apresentação das aplicações vitoriosas que utilizam o protocolo de iniciação de sessão (SIP).
Esta pesquisa bibliográfica utilizara a nomenclatura de emissor para se referir ao usuário que inicia a sessão e receptor para o usuário que é chamado à sessão.
A primeira versão do SIP foi padronizada em 1999 sob a RFC 2543. O protocolo SIP utiliza o modelo “requisição-resposta”, como no HTTP (Protocolo de Transferência de Hipertexto), utilizando o modelo cliente-servidor.
O SIP obteve seu desenvolvimento em meados da década de 1990, quando o H.323 terminava de ser definido como um padrão. Tendo como objetivo inicial a inclusão e remoção de usuários dinamicamente em uma sessão multicast. O protocolo SIP foi moldado em outros protocolos baseados em texto da Internet, como o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP), para e-mail, e o HTTP, para páginas da web, e segue o modelo adotado no HTTP, no qual o objetivo é uma sessão que possa referenciar texto, voz, áudio, vídeo e arquivos; como é feito com as páginas web do HTTP.
O progresso de suas aplicações comerciais em SIP tem se concentrado nos Agentes Utilizadores, como telefones SIP, principalmente celulares, e aplicativos. Um caso de sucesso de Agente Utilizador SIP é a o Messenger da Microsoft, que hoje é conhecido como Windows Live Messenger. Empresas tais como Cisco e 3COM estão evoluindo tecnologicamente aplicações utilizando a arquitetura SIP.
A Microsoft divulgou a paralisação do desenvolvimento das aplicações que utilizam H.323, como o NetMeeting e o Exchange Conferencing Server, e manterá atenção em todas as suas aplicações no SIP. Com o Windows Live Messenger, pode-se utilizar serviços de bate- papo por texto, voz e vídeo, além de transferir arquivos, executar pequenas aplicações e jogos baseando-se somente na arquitetura SIP que independe do tipo do dado trafegado pela sessão iniciada.
SIP
“Uma diferença importante entre SIP, e digamos o HTTP, é que o SIP é usado principalmente para comunicação entre humanos. Assim, é importante poder localizar usuários individuais, e não apenas maquinas”. (Davie & Peterson,2013, pag.201)
2.1 O PROTOCOLO
O protocolo SIP (Session Initiation Protocol) foi projetado para trabalhar sobre a camada de aplicação do modelo OSI. Sua principal função é estabelecer chamadas e conferência através de redes IP, sem considerar o tipo de mídia a ser transferida. Esse protocolo é um padrão do IETF (Internet Engineering Task Force) e sua última versão, a SIPv2.
Segundo Kurose (2006) o protocolo SIP pertence ao grupo dos protocolos de sinalização fim-a-fim baseado em texto, o qual sinaliza o início, a modificação e o encerramento das sessões. As sessões se baseiam no modelo cliente-servidor e independem do tipo de dado trafegado dentro do canal estabelecido. Os protocolos de sinalização para VoIP, como o SIP, devem contemplar a codificação de voz, a configuração das chamadas, o transporte de dados, o modo de autenticação, os requisitos e as tecnologias de segurança, as primitivas de comunicação, o formato do cabeçalho e do endereçamento e a sintaxe das mensagens.
As funções do SIP:
Este protocolo possui um mecanismos para permitir que dois interlocutores estabeleçam chamadas através de uma rede IP. Através do SIP, o emissor avisa ao receptor que deseja iniciar a sessão, ambos acordam a codificação de mídia e podem encerrar a sessão;
Permite que o emissor determine o IP corrente do receptor, pois este pode estar em uma rede com DHCP ou mesmo utilizar vários dispositivos SIP ao mesmo tempo;
Comporta um mecanismo que gerenciam as chamadas sem que seja necessário reiniciá-la, como adição de novas mídias, mudanças de codificação, adição de outros participantes, transferência de chamadas e chamadas em espera.
2.2 CARACTERÍSTICAS 
O protocolo SIP baseia-se na simplicidade e, uma vez que é apenas um mecanismo de controle da sessão, apenas inicia, modifica e termina uma sessão de comunicação, não intervindo nos dados trafegados, o que torna o protocolo facilmente adaptável às mais diversas arquiteturas.
Arquitetura 
A arquitetura do SIP é constituída de quatro elementos básicos, que juntos, formam uma rede SIP: 
Agente do Usuário:
Função: Interagir com o usuário do sistema SIP.
Características: Envia e recebe requisições SIP.
Papel: Pode atuar como cliente (UAC – Agente Utilizador Cliente) ou servidor (UAS – Agente Utilizador Servidor)
Proxy SIP:
Função: Recebe as requisições e as encaminha para servidores mais próximos do destino.
Papel: Servidor intermediário. Atua como cliente e servidor.
Tipo: Stateful Proxy Server e Stateless Proxy Server.
O Stateful Proxy Server mantém o estado da chamada e permite dividir a chamada, criando uma árvore de busca pelo usuário nos múltiplos servidores. Vantagens: maior confiabilidade, capacidade de mensurar o gasto do cliente, utiliza o protocolo TCP.
O Stateless Proxy Server encaminha para os próximos saltos tanto as requisições com as respostas e não mantêm o estado das conexões. Vantagem: maior velocidade.
Servidor de Redirecionamento:
Função: Responde uma requisição do Agente do Usuário com o nome e a localização do usuário.
Características: Não reencaminha pedidos.
Servidor de Registro.
Função: Serviço de localização.
Características: Armazena registro sobre usuários.
Estrutura de Mensagem
As mensagens do protocolo SIP se equiparam com as mensagens do protocolo HTTP. Possuem o formato header:field, onde header representa o campo do cabeçalho da mensagem e field representa a informação contida neste campo do cabeçalho. O SIP utiliza a regra de ignorar os campos de cabeçalhos que não puderam ser entendidos pelo servidor. Abaixo podemos ver uma estrutura
básica do cabeçalho SIP.
Comunicação 
O protocolo SIP utiliza o modelo cliente-servidor para comunicação entre as entidades envolvidas no protocolo. Na sua versão 2 (RFC 3261), possui seis primitivas de comunicação:
Primitivas:
Invite - Esta primitiva solicita o início de uma sessão. Nessa mensagem, podem-se determinar, através do protocolo de descrição da sessão (SDP, do inglês), os parâmetros da sessão. Caso esta primitiva seja enviada depois da sessão iniciada, ela é utilizada para alterar os parâmetros da sessão e é conhecida como Re-Invite.
Ack- A primitiva Ack é a confirmação de uma mensagem de Invite. O Ack deve conter a configuração dos parâmetros da sessão, caso o Invite correspondente não possua.
Cancel - É usada para cancelar todas as primitivas já enviadas que carecem de resposta.
Options - A primitiva Options requisita ao receptor uma listagem com as suas capacidades, tais como primitivas, codecs e extensões suportadas, e a sua disponibilidade.
Register - Essa primitiva é utilizada por um cliente que deseja registrar um apelido (alaias) de seu endereço em um servidor SIP.
Bye - Primitiva utilizada para terminar a sessão.
Existem ainda algumas primitivas descritas nas RFCs 2976, 3428, 3265, 3262, 3903, 3515
Classes de Respostas:
O protocolo SIP possui seis classes de respostas às requisições de um Agente de Usuário Cliente. Essas respostas são dadas pelos Agentes de Usuário Servidores ou por Servidores SIP. As classes de respostas seguem o padrão do HTTP para cinco classes e foi criada uma classe adicional de resposta para requisições específicas do SIP:
1 - Classe Informacional - As mensagens recebidas que pertencem a esta classe indicam o progresso das chamadas SIP.  A primeira mensagem recebida pelo agente de usuário cliente (UAC) confirma o recebimento do Invite e indica que o UAC deve parar de mandar Invites.
2 - Classe Sucesso - As mensagens de resposta enviadas com estes códigos indicam aceitação a uma requisição. No caso da primitiva Invite, deve ser enviada uma mensagem Ack.
3 - Classe Redirecionamento - Esta mensagem é enviada por um servidor de redirecionamento, quando o usuário não se encontra na localização procurada e necessita a indicação da nova localização. Nesse caso, dependendo da arquitetura utilizada na rede SIP, podem ocorrer dois processos que tornam a comunicação transparente para o usuário: O UAC envia uma mensagem de Invite automaticamente para a nova localidade ou o servidor de redirecionamento envia um Ack para o UAC e redireciona a sessão para a nova localidade do receptor.
4 - Classe Erro do Cliente - As mensagens pertencentes a esta classe indicam algum erro na solicitação do cliente, que deve refazê-la, seguindo as informações obtidas do erro ocorrido.
5 - Classe Erro do Servidor - Estas respostas avisam o cliente que a solicitação enviada não pôde ser processada naquele servidor, mas o cliente pode enviá-la para outros servidores da rede SIP.
6 - Classe Erro Global - As mensagens de erro global indicam que a requisição enviada irá falhar em qualquer servidor SIP que for enviada, não devendo o cliente reenviá-la. Para enviar este tipo de resposta, o servidor deve ter total conhecimento do destinatário da mensagem.
As mensagens de respostas são enviadas com um código de três dígitos, no qual o primeiro é o código da classe de resposta e os dois últimos são os números de ordem das respostas. Porém, se um Agente de Usuário Cliente não conhecer a mensagem pelo seu código de cliente, ele deve ser capaz de entender a resposta pela classe.
	2.2.4 Autenticação 
Podemos dividir a autenticação no SIP em dois grupos: Entre dois UA ou entre um UA e um servidor. Os agentes de usuários devem se autenticar no início da sessão a fim de garantir que o interlocutor é realmente quem diz ser. Os servidores podem exigir uma autenticação do emissor antes de redirecionar uma chamada para o agente de usuário receptor.
A autenticação pode ser feita baseando-se no HTTP Digest ou utilizando criptografia e troca de certificados.
Através da Figura 1, podemos observar o processo de autenticação utilizando HTTP Digest em um servidor proxy (a) e um servidor de registro (b). Na autenticação do usuário no servidor de proxy, o agente de usuário envia a requisição de começo de sessão. O servidor proxy recusa o pedido, com uma resposta de erro 407, avisando que requer autenticação e faz um desafio para o usuário. Este apresenta as suas credenciais de acesso no campoAuthorization do cabeçalho da mensagem SIP, a qual possui mesmo Call-Id da mensagem recusada e CSeq incrementado de uma unidade. Se o usuário enviar as credenciais corretamente, o servidor proxy aceita a requisição e continua com os procedimentos de início da sessão.
E na Figura 1b, observa-se a transação de autenticação de um usuário que deseja acessar um servidor de registro. Inicialmente, o agente de usuário envia uma mensagem com a primitiva Register, sem informações do usuário. Como o servidor de registro exige que o usuário seja registrado, este retorna uma mensagem 401 (UNAUTHORIZED), afirmando que exige registro. O usuário envia então uma mensagem de registro com as informações do usuário habilitado a usar o servidor. A conexão é então estabelecida e o usuário pode registrar um novo apelido no servidor.
Figura 1: Processo de Autorização. 
Observação:
Na figura a, podemos observar a autenticação em um servidor proxy;
E na figura b, a autenticação em um servidor de registro.
No HTTP Digest, utiliza-se nome de usuário e senha para credenciar o usuário ao serviço, contudo este método não garante a segurança, pois as credencias são transmitidas em claro. O HTTP Digest deve ser utilizado com TLS (Transport Layer Security) ou com S/MIME (Secure / Multipurpose Internet Mail Extensions) para prover segurança na autenticação SIP. Para autenticar duas entidades SIP, o TLS é eficiente, mas para a autenticação de mais de duas entidades, o S/MIME se torna mais indicado.
2.2.5 Endereços SIP 
Este é um endereço SIP tradicional é da forma sip:usuario@IP_servidor, como no exemplo sip:pisa@146.164.69.183.  Contudo, esta estrutura de endereçamento é de difícil memorização. Sendo assim, foi criado um mecanismo de endereçamento que se assemelha aos endereços de e-mail, como em sip:pisa@sip.gta.ufrj.br, ou que seja simplesmente o nome próprio do usuário, desde que único.
Através da Utilização do mecanismo de endereçamento, o servidor SIP pode encaminhar a chamada para o dispositivo que o usuário esteja usando no momento, desde um computador a um aparelho celular.
De acordo com Kurose (2006), o usuário possuir uma página pessoal e deseje divulgar seu endereço SIP para seus visitantes, basta que ele coloque o endereço na página, da mesma forma que é feito para e- mail (método não aconselhável, pois pode causar o recebimento de SPAMs). O usuário só precisa adicionar a URL 'sip:usuario@dominio.com' e quando o visitante acessar a página e clicar nesta URL, o aplicativo SIP instalado na máquina é ativado e faz a chamada para o usuário que publicou seu endereço.
2.3 SEGURANÇA NO SIP 
A segurança em redes SIP tem por objetivo evitar, basicamente, fraudes do serviço ou tentativas de sobrecarregar a rede ou algum serviço da mesma. Os principais aspectos que devem ser observados em redes SIP são: controle das chamadas e do trafego dos dados, privacidade dos usuários, integridade dos dados trafegados entre as entidades do protocolo SIP.
O protocolo SIP deve garantir os seis princípios básicos de segurança em redes, a saber: autenticação, confidencialidade, controle de acesso, disponibilidade, integridade e não repúdio. Autenticação significa certificar que quem envia a mensagem é quem realmente diz ser. Confidencialidade, também conhecido como privacidade, significa garantir que só quem tem autorização para acessar ou visualizar o conteúdo o fará. Controle de Acesso permite restringir o nível de acesso aos diversos usuários autenticados. Disponibilidade significa que os recursos e serviços
da rede estarão funcionando quando o usuário precisar deles. Integridade significa que os dados não serão apagados ou alterados durante a transmissão ou armazenados. Não repúdio representa que o usuário não poderá negar a autoria de determinada transação.
O SIP utiliza mecanismos de autenticação do receptor e do emissor, como visto na sessão ‎2.2.4, e de criptografia para proteger o conteúdo da mensagem. Os mecanismos utilizados para segurança em SIP são IPSec (IPSecurity), S/MIME e TLS. O IPSec possui dois mecanismos: Transport - proteção nas camadas superiores ao IP - ou TunnelMode - proteção completa. O S/MIME é utilizado na encriptação do conteúdo das mensagens e o TLS provê segurança no nível da camada de transporte utilizando o TCP (Transmission Control Protocol).
3. H.323 
Na telefonia IP, dois protocolos rivalizam pelas aplicações utilizadas: o SIP e o H.323. O SIP, mais novo e mais moderno, vem ocupando o terreno que antes era do H.323. Iremos abordar nesta sessão os princípios básicos do H.323 e apresentaremos um breve comparativo com entre esses dois protocolos.
3.1 O Protocolo 
O H.323 tem por objetivo o estabelecimento de sessões áudio visual em redes de pacotes. É constituído por uma miríade de protocolos que permitem a sinalização de chamadas, gerência dos equipamentos da rede, criptografia e transferência de voz e vídeo, bem como serviços de transferência e identificação de chamadas.
A especificação do protocolo H.323 inclui uma série de especificações:
O modo como os terminais escolhem o codificador comum a ser usado na comunicação de áudio ou vídeo. O protocolo H.323 aceita diversos codificadores de áudio ou vídeo e os usuários precisam utilizar o mesmo codificador comum.
O modo como os pacotes de áudio e vídeo serão encapsulados e passados pela rede. O H.323 impõe o uso do protocolo RTP.
O modo como os terminais interagem com os gatekeepers. Gatekeepers são entidades semelhantes aos servidores de registro do SIP.
O modo como os telefones IP interagem com os telefones comuns, conectados através da rede telefônica de comutação de circuitos, através de gateways. Gateways são entidades que convertem os sinais entre diferentes meios.
Os terminais H.323 devem ser capazes de suportar, no mínimo, chamadas de voz utilizando o protocolo G.711, que utiliza codificação PCM. A compatibilidade com vídeo é opcional e, por isso, os fabricantes podem oferecer dispositivos apenas com voz e com áudio e vídeo. Apesar de ser opcional, se um terminal suportar vídeo, ele deve ser, no mínimo, suportar o padrão QCIF H.261 (176 x 144 pixels).
O H.323 ainda determina um protocolo de controle, o H.245, um protocolo de sinalização, o Q.931, e um protocolo RAS (Registration, Admission and Status) para registro no gatekeeper.
3.2 COMPARAÇÃO 
O H.323 é um padrão da ITU-T, união responsável por padrões de telefonia, enquanto o SIP é um padrão da IETF, grupo ligado aos padrões da Internet. Assim, o protocolo SIP se apropria de muitos conceitos da Web, do DNS, do e-mail e da Internet como um todo.
O H.323 é um protocolo completo, integrado verticalmente, indicado para conferência multimídia. O protocolo especifica a sinalização, o registro, o controle de admissão, o transporte e os codificadores utilizados. O SIP apenas especifica a inicialização e o gerenciamento da sessão. O SIP funciona com RTP, G.711 e QCIF H.261, mas não os impõe, ele pode trabalhar com outros protocolos e serviços.
4. APLICAÇÕES PRÁTICAS 
Conforme Mosharraf, Firouz, Behrouz A. Forouzan (2013), existem diversas aplicações utilizando este protocolo. Muitas envolvem transferência de voz ou vídeo, utilizando sistemas de VoIP ou videoconferência. Atualmente, milhares de serviços de telefonia via IP são oferecidos para empresas e usuários domésticos. Porém, o protocolo SIP pode ser usado para outros propósitos, como mensagens instantâneas, presença e conferências ad hoc.
4.1 MENSAGENS INSTANTÂNEAS E PRESENÇA 
O aplicativo Windows Live Messenger, da Microsoft, utiliza uma variação do protocolo SIP, denomidado SIMPLE (SIP for Instant messaging and Presence Leveraging Extension). Para Mosharraf, Firouz, Behrouz A. Forouzan (2013) este aplicativo consiste em uma lista de usuários e ações relativas aos usuários desta lista, tais como enviar uma mensagem de texto, conversar por áudio ou por vídeo, além de transferência de arquivos e jogos. Exceto para opções de vídeo, é possível se comunicar com diversas pessoas na mesma tela de conversa, gerando assim uma conferência, por texto ou por voz.
Por presença, entendem-se as informações exibidas sobre a pessoa, tais como seu status, sua localização ou mesmo suas capacidades de comunicação. Por status, temos disponível, ocupado, ausente e outros. Por localização, pode-se considerar o local do usuário, mais usado em aplicações móveis com GPS ou expressões como casa ou escritório. Por capacidades de comunicação, entende-se a existência de periféricos como microfones e câmeras.
4.2 CONFERÊNCIAS AD HOC 
Conferências Ad Hoc são conferências nas quais as mídias e os participantes podem ser adicionados e removidos a qualquer momento. O protocolo SIP permite esse tipo de conferência, utilizando voz, vídeo e texto, porém não garante a entrega das notificações de entrada e saída de participantes no grupo, assim como não permite a identificação de todos os usuários da conferência. Pra contornar estas limitações, o protocolo SIP utiliza os protocolos RTP (Real-time Transport Protocol) e o RTCP (RTP Control Protocol).
5. Conclusão 
Atualmente todas as pessoas de todos os lugares do mundo têm trocado seus aparelhos de telefone comum pela telefonia IP. Cada vez mais presente em nosso dia-a-dia, e realmente a Internet possibilita que os usuários tenham o seu número fixo em qualquer lugar, com um serviço de qualidade às vezes superior ao do telefone convencional e a um custo cada vez menor. Pessoas desejam utilizar seu aparelho celular, seu computador pessoal e sua máquina de trabalho com o mesmo endereço de contato, muitas vezes ao mesmo tempo. É nesse ambiente que se insere o protocolo SIP, permitindo a comunicação por voz ou vídeo em dispositivos conectados a Internet ou mesmo em uma rede TCP/IP interna de uma empresa ou residência.
O SIP é um protocolo de inicialização e gerenciamento de sessão para propósito geral. Com o SIP, pode-se trafegar qualquer tipo de dado no interior da sessão. Pode ainda utilizar qualquer tipo de codificação, desde que os agentes de usuário sejam capazes de decodificar os dados recebidos. Devido a sua semelhança com o protocolo HTTP, o SIP apresenta simplicidade, sendo facilmente utilizado por aplicações multimídia.
Diversas aplicações utilizam o protocolo SIP, atualmente, o que reflete um padrão adotado pelo mercado. A Microsoft, ao afirmar que descontinuaria os seus aplicativos baseados em H.323 e que só iria utilizar o SIP no aplicativo de mensagens instantâneas Live Messenger, forneceu enorme subsídio para o triunfo do protocolo SIP.
Esta pesquisa bibliográfica apresentou os principais pontos de destaque do protocolo SIP, como sua arquitetura, seu formato de mensagem, seu processo de endereçamento e seus códigos de mensagens e respostas. 
6. BIBLIOGRAFIA 
Kurose, James F. e Ross, Keith W. Redes de Computadores e a Internet.  Tradução- Arlete Simille Marques. 3ª Edição. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2006. 
Mosharraf, Firouz, Behrouz A. Forouzan. Redes de computadores: Uma abordagem Top – Down. 1º Ed. São Paulo: Amgh Editora, 2013
Bruce S. Davier, Larry Peterson. Redes de computadores: Uma abordagem de sistemas. 5º Ed. São Paulo: Campus, 2013
http://www.3cx.com.br/voip-sip/sip-faq - Acessado 30/10/2015 13h36min
https://pt.wikipedia.org/wiki - Acessado 30/10/2015 15h41min
http://www.f5networks.com.br/pdf/white-papers/session-initiation-protocol-sip-um-protocolo-de-cinco-funcoes-wp.pdf - Acessado 30/10/2015 16h55min
https://ensinar.wordpress.com/2008/12/05/sip-o-que-e-isso-
Acessado 30/10/2015 18h05min
7. LISTA DE ABREVIAÇÕES
ASCII → American Standard Code for Information Interchange
CIF → Common Intermediate Format
HTTP → HyperText Transfer Protocol
IETF → Internet Engineering Task Force
IP → Internet Protocol
IPSec → Internet Protocol Security
ITU → International Telecommunication Union
ITU-T → ITU Telecommunication Standardization Sector
OSI → Open Systems Interconnection
PCM → Pulse Code Modulation
QCIF → Quarter CIF
RAS → Registration, Admission and Status
RFC → Request For Comments
RTCP → RTP Control Protocol
RTP → Real-time Transport Protocol
SIMPLE → SIP for Instant messaging and Presence Leveraging Extension
SIP → Session Initiation Protocol
SMTP → Simple Mail Transfer Protocol
SPAM → Mensagens Indesejadas
S/MIME → Secure / Multipurpose Internet Mail Extensions
TCP → Transmission Control Protocol
TLS → Transport Layer Security
UAC → User Agent Client
UAS → User Agent Server
VoIP → Voz over IP

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais